Fabiana Amaral (Fabi Bronze), empresária |
Existem momentos na vida em que os problemas parecem não ter solução. Você se sente perdido, desanimado e com aquela sensação de que o sol não irá voltar a brilhar. Mas a verdade é que sempre há uma luz no fim de túnel e, por mais que pareça que não, terá força para superar todos os desafios, aprender muito com cada um deles e voltar a ser feliz. Acredite, cedo ou tarde tudo isso irá passar e logo encontrará novos motivos para sorrir.
Acalme-se Para Enxergar a Luz no Fim do Túnel
Em uma situação de estresse e dor, é natural que a sua percepção se torne um pouco prejudicada, afinal, toda a sua energia estará concentrada naquilo que está vivendo. Entretanto, basta se acalmar um pouco para enxergar uma luz no final do túnel e perceber que nem tudo está perdido. Na realidade, por mais que se trate de uma experiência de perda, sempre há algo a se ganhar, pois tudo na vida tem o seu propósito e algo a nos ensinar.
A melhor forma de se manter resiliente em momentos delicados é buscando o autoconhecimento. Quando conhecemos algo profundamente sabemos como lidar com aquilo de forma positiva e com os seus sentimentos e emoções acontece da mesma maneira. Olhar mais para si, se observar e refletir a respeito da forma como se sente e se comporta é a chave para manter a tranquilidade mesmo em tempos turbulentos.
Existe uma frase bastante conhecida que diz que – a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional, e é exatamente essa a grande verdade da vida. Todos nós estamos sujeitos a passar por momentos de dor, entretanto, é a forma como lidamos com estas dificuldades que é decisiva. Cada um pode escolher se quer utilizar suas energias para alimentar o sofrimento ou para enxergar a luz no final do túnel. Qual é a sua escolha?
7 Dicas Poderosas Para Enxergar a Luz no Final de Túnel
Espero que a sua decisão seja a de enxergar a luz no final de túnel, para que aprenda com cada experiência vivida e possa voltar a sorrir e ser feliz. Para te ajudar nessa fase de transformação, preparei sete dicas poderosas que te levarão a obter uma visão mais construtiva em relação a tudo o que está vivendo.
1 – Mantenha o Pensamento Positivo
Pense comigo, a situação que está vivendo já é desafiadora por si só. Nesse sentido alimentar pensamentos negativos apenas fará com que se sinta mais sobrecarregado emocionalmente. Ao invés disso, experimente ressignificar essa experiência, olhando para ela como uma grande oportunidade de aprender, se desenvolver e descobrir toda a força interior que possui.
A sua autoconfiança é decisiva em relação à maneira com a qual irá lidar com os seus problemas. Portanto, se você acreditar que é capaz de superá-los, com certeza, encontrará formas de transformar isso em realidade.
2 – Encontre Motivos Para Sorrir
Muitas pessoas acham que sorrir não combina com momentos de dor, mas a verdade é que, como diz o ditado, rir é o melhor remédio. Manter o bom humor, além de te proporcionar uma visão mais leve em relação às coisas, leva ao riso, uma ação responsável pela liberação de hormônios relacionados à sensação de bem-estar e ao relaxamento. Portanto, permita-se aliviar o peso do fardo que está carregando através de um sorriso leve e sincero.
3 – Identifique o Agente Estressor
Em alguns casos, é possível identificar facilmente qual é o agente estressor que está te impedindo de enxergar a luz no fim do túnel. Entretanto, em outros, os problemas se acumulam e a pessoa acaba não sabendo diferenciar as reais adversidades de coisas pequenas, que em outro momento passariam despercebidas. Então, é necessário pensar com calma para identificar o que realmente está comprometendo o seu bem-estar para que possa enxergar a situação de uma forma mais clara e racional e, assim, encontrar a solução necessária.
4 – Tire um Tempo Para Você
Passar um longo período focado apenas no que te causa estresse é extremamente desgastante e capaz de minar toda a sua energia. Portanto, independente do que esteja vivendo, tire um tempo para cuidar de si, dormir um pouco, dar uma volta, enfim, relaxar. Afastar-se por algum tempo do seu agente estressor irá permitir que renove suas forças, volte a pensar com clareza em tudo o que está vivendo e, assim, consiga encontrar soluções eficazes para seus problemas.
5 – Peça Ajuda
Não tenha medo de pedir ajuda e compartilhar o fardo que está carregando com outra pessoa. Escolha alguém da sua confiança, com quem sabe que pode contar e se abra. Desabafar é uma forma de se sentir mais leve e, também, de conseguir enxergar a situação de uma outra maneira. Não hesite em aceitar ajuda quando sentir que precisa e não se envergonhe, todos precisam de apoio em certos momentos e isso não é sinal de fraqueza, mas sim uma prova da sua humanidade.
6 – Tenha um Plano
Depois de relaxar, desabafar e refletir, certamente estará enxergando esse momento com maior clareza, o que irá permitir que defina quais serão as suas ações daqui para frente. Então, chega a hora de se planejar para que possa atingir os objetivos que deseja. Faça isso para tudo, seja para se reerguer após uma separação, uma demissão ou a perda de um ente querido. Ter um plano é importante porque permite que sinta maior segurança em relação ao que está vivendo e aumente as chances de chegar ao resultado esperado.
7 – Desenvolva Sua Inteligência Emocional
A última das sete dicas é a de que não espere algo ruim acontecer para reagir, mas sim que se prepare constantemente através do desenvolvimento da sua inteligência emocional. Quanto mais se conhecer e se questionar a respeito da forma como se sente, mais irá aprender a lidar com suas emoções, sejam elas boas ou ruins. Assim, conseguirá manter a serenidade mesmo em fases turbulentas e saberá identificar todas as oportunidades que elas oferecerem de desenvolvimento e evolução.
Independente do que esteja passando, acredite, sempre há uma luz no fim do túnel que te mostrará que a vida continua e pode ser maravilhosa apesar dos pesares e contratempos. Portanto, acalme-se, respire, espere o tempo das coisas e o seu próprio tempo, pois para tudo há uma solução. Mantenha o foco no positivo e através da sua força interior encontre seus caminhos. Desejo a você paz e muita luz!
Produção e editoração: Pery Salgado baseado em texto de José Roberto Marques