ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Pode acreditar: comida caseira feita no fogão a lenha é mais gostosa

Além do custo-benefício, muito melhor que o do gás! Pelo lado ecológico, ao cozinhar no fogão a lenha você ajuda o meio ambiente, uma vez que o gás é uma energia cara e não renovável, enquanto a lenha produz menos poluentes e é renovável, até mesmo suas cinzas podem ser usadas como adubo!

Cheirinho de comida no ar! Nossa memória afetiva muitas vezes usa o olfato para recordar momentos especiais.
Com a correria do dia a dia, eventos que remetem mais à tradição familiar, a reunião em volta da mesa do almoço ou jantar, ocorrem cada vez menos. 
Essa rotina acaba se perdendo e a refeição deixa de ser um momento especial. Porém, acreditamos que é possível reverter essa situação com comida caseira feita no fogão a lenha
Quem comeu sabe: a comida fica muito mais saborosa e traz para a mesa a essência da vida tranquila do interior. 
Com designs cada vez mais modernos, essa peça multifuncional serve também como um charmoso item de decoração. 
No artigo a seguir, separamos as vantagens de optar pelo fogão a lenha, dicas de como usá-lo e como escolher o modelo ideal. Confira: 

Como usar o fogão a lenha?

comida caseira feita no fogão a lenha já é especial por si só. 
A começar pelo modo de acender o fogo: cada um escolhe o método que se sente mais confortável.
Mas o mais comum é distribuindo lenha grossa no fundo do fogão e pequenos gravetos mais no topo da pilha. Tudo deve estar bem seco para que o fogo pegue bem. 
Depois, o ideal é utilizar um pedaço longo de papel enrolado para acender. Quando a chama chegar nas lenhas grandes significa que é hora de cozinhar! 
Para manter o fogo para cozinhar o alimento, recomenda-se lenhas medianas. Esta questão é muito importante na hora de utilizar o forno, visto que assados geralmente têm um cozimento mais sensível.
Manter a constância da temperatura faz toda a diferença no preparo da comida.
Outro fator que influencia é a quantidade de lenhas usadas: nem muitas, nem poucas. Procure sempre manter a mesma quantidade para facilitar o processo de cozimento.
Um cuidado que as pessoas devem tomar é em relação às panelas.
É recomendado evitar as mais finas, que podem danificar com o calor do fogão. 
Os cabos devem ser de metal ou madeira. Além disso, as panelas de barro são as mais indicadas por serem mais espessas. Quando o fogo for baixo, pode-se usar as panelas de aço. 

Comida caseira feita no fogão a lenha: conheça as vantagens 

Sem dúvidas, o grande diferencial do fogão a lenha é o sabor especial que ele deixa na comida.
Dependendo da intensidade do fogo e da chapa utilizada, o tempo de cozimento pode ser até mais rápido que no gás.
O resultado é conhecido: aquela refeição com gosto caseiro, com seus sabores acentuados e que lembra almoços de domingo. 
Mas o fogão a lenha vai além de trazer essa memória afetiva e muitas vezes faz com que a família fique unida por mais tempo. 
Em épocas mais frias, o calor do equipamento faz com que as pessoas se reúnam na cozinha, conversando e aproveitando o aquecimento produzido pelo fogão.
Outra vantagem está no custo-benefício desses modelos. A lenha costuma ser mais barata e como o fogão se mantém quente por mais tempo, a matéria-prima dura mais do que o gás. 
Do ponto de vista ecológico, a madeira é renovável, sua queima produz menos poluentes e as cinzas podem ser utilizadas como adubo.
Quando a lenha vem de reflorestamento ou provém de técnicas de manejo sustentáveis, melhor ainda!
A beleza dos fogões a lenha são um caso à parte. Com a volta do estilo rústico, esses modelos ganharam ainda mais popularidade por trazer ares da fazenda para a cozinha. 
Quem prefere algo mais moderno também é contemplado com modelos que também servem como parte da decoração e que se harmonizam com qualquer tipo de ambiente.


Como usar o forno do fogão

Algumas pessoas têm dificuldade em se habituar aos fornos de fogões a lenha, em especial porque cada fabricante estabelece o seu próprio funcionamento. 
Independente da marca, sempre pré-aqueça o forno antes de colocar o alimento. Assim, o cozimento será feito corretamente. 
O mesmo acontece com a chapa: manter o registro aberto faz com que mais calor circule. Se quiser diminuir, é só deixar o registro fechado. No caso dos campeiros, a ideia é a mesma. 
Para modelos com forno abaixo da chapa, é preciso deixar o registro sempre aberto.
Como o forno está no mesmo nível que a fornalha, isso faz com que mais calor circule, mantendo a temperatura estável. 
Dependendo do prato, pode ser necessário assar com temperaturas maiores.
Por exemplo: se costuma assar uma carne a 200°C em forno elétrico, no forno a lenha pode ser utilizado temperaturas em torno de 220 a 230°C.
O calor circula de modo diferente em modelos com forno acima da chapa, sendo muito fácil ultrapassar as temperaturas máximas do termômetro.
Nesse modelo deve-se usar o registro para diminuir a caloria e não queimar os assados.


Diferentes necessidades, diferentes modelos

Apesar de associarmos o preparo de comidas assadas à fornos a lenha ou elétricos, qualquer alimento pode ser cozido também em fogões campeiros.
São bolos, carnes, batatas e outras opções que ficam com um sabor especial quando preparadas nesse tipo de fogão. 
E pode ficar tranquilo que todos os modelos da HMD têm uma boa área de chapa. Mesmo nos menores podem caber no mínimo quatro panelas pequenas. 

Tipos de chapa

Uma dúvida bem comum é em relação ao tipo de chapa. São duas possibilidades: 
  • fogão com chapa em ferro fundido
  • fogão com chapa vitrocerâmica
O fogão com chapa em ferro fundido é feito de um material mais grosso. Por isso, precisa aquecer antes de propagar calor para o exterior. 
E mesmo quando quente, passa bem menos calor do que a chapa de vidro, por exemplo, facilitando o processo de cozimento para evitar a queima do alimento. 
Já a chapa vitrocerâmica tem aquecimento instantâneo: assim que o fogo é aceso, ele já passa calor para o ambiente. 
Por isso é preciso ter mais atenção na hora de cozinhar para evitar queimar os alimentos. Recomenda-se fazer um fogo mais brando e mantê-lo com uma quantidade menor de lenha. 
Independente do modelo escolhido, o calor sempre será maior diretamente sobre a fornalha e menor na extremidade contrária. 
Então se a panela estiver muito quente, basta afastá-la da fornalha para diminuir a temperatura e vice-versa. 
Aproveite essas dicas sobre comida caseira feita no fogão a lenha e faça os melhores pratos, mais saborosos e saudáveis.