ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

CÁLCULOS RENAIS, CONSULTE UM NEFROLOGISTA por Bruna Pinheiro


Os cálculos renais podem permanecer sem sintomas por um bom tempo, porém a dor causada pela presença de cálculo é típica, normalmente ocorre quando há o desprendimento dos cálices da pelve renal. 


Esse desprendimento ocasiona dor intensa, capaz de acordar o paciente mesmo dormindo. 

As principais causas da litíase são: 
- Diminuição da ingestão hídrica (volume insuficiente de urina). A diminuição de urina irá ocasionar uma maior permanência de partículas sólidas (partículas de cristais) no sistema urinário e não se dissolvendo de forma adequada os componentes da urina, podem vir a apresentar hipersaturação e cristalização. 
- Excesso de solutos, grandes quantidades de cálcio, oxalato, fosfatos, cistina, ou falta de citrato (pela alimentação ou suplementação). 
- Distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireoide. Obstrução das vias urinárias. 


Principais fatores de risco: Sedentarismo, obesidade, alimentação desequilibrada, ausência de atividade física regular, má absorção intestinal, uso de alguns medicamentos diuréticos, laxantes e alguns suplementos de vitamina. 


O tratamento deve ser feito com um profissional nefrologista à fim de determinar a melhor medida de tratamento, uso de analgésicos e cirurgia se necessário e acompanhamento nutricional especializado à fim de tratar as possíveis causas e evitar formação de novos cálculos.