ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

PRIMEIRO JOGO DE FUTEBOL NO RIO DE JANEIRO ETERNIZADO

RIO CRICKET INAUGURA PLACAS PARA ETERNIZAR SEU FEITO HISTÓRICO



O tradicional clube RIO CRICKET, em Icaraí, foi palco da primeira partida oficial de futebol no Estado do Rio de Janeiro. O feito, organizado em 1901 por Oscar Cox – filho de um dos fundadores do clube – será eternizado em duas placas, que foi inaugurada na quinta feira 12 de junho momentos antes da abertura da Copa do Mundo 2014.
O duelo histórico, ocorrido há 113 anos em Niterói, foi entre o Rio Cricket e o Paissandu e a partida terminou empatada em 1 x 1.
As placas comemorativas forjadas em aço, reproduzem justamente os recordes do jornal “Correio da Manhã” dos dias 22 e 25 de setembro de 1901, que anunciara a partida e o seu resultado.
- Eu já sabia que o primeiro jogo havia sido realizado aqui no clube. Fui então à Biblioteca Nacional procurar algum jornal que tivesse registrado a partida e tive a ideia de fazer as placas – conta Marcelo Portugal Fellows, sócio e ex-diretor do Rio Cricket..
Vale lembrar, para quem está fazendo contas, que Botafogo, Flamengo e Vasco já existiam, mas se dedicavam exclusivamente ao remo. E o Fluminense, primeiro clube carioca criado para a prática do futebol, só nasceria um ano depois, em 1902.
A foto que ilustra a reportagem fez parte da exposição “Niterói em dois tempos”, realizada ano passado no Solar do Jambeiro, na Boa Viagem, e mostra o campo do clube oito anos após a partida.

- Nosso clube faz parte da história do futebol brasileiro. E até hoje existe o campo onde aconteceu aquele jogo – diz Fellows orgulhoso.