ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

LAR FELIZIDADE, UM NOVO CONCEITO DE CUIDAR E ZELAR PELOS IDOSOS



Um lar de verdade se constrói.
Com essa frase começamos a matéria sobre um lar super especial que existe aqui em Maricá: o LAR FELIZ IDADE.
Localizado na rua das Acácias lote 11 quadra C no bairro das Pedreiras (segunda rua a direita após o Colégio IBEC), a instituição que cuida de idosos de modo diferenciado surgiu do sonho de uma mulher lutadora, que passou alguns anos cuidando de idosos e depois de crianças na Casa da 1ª e 3ª idade (na verdade uma ideia dela) e que se tornou referência no estado do Rio de Janeiro, pela integração criança/idoso, onde nos horários que os idosos não produziam ou participavam de atividades, as crianças e jovens ocupavam o tempo e o espaço da casa com suas atividades.
Mas a história de DENIZE FORTES (53) vem de longe.


Desde os seus 20 anos, começou a fazer trabalhos sociais para diversas instituições, com idosos, moradores de rua, numa casa no bairro do Abolição no Rio de Janeiro e em outros bairros da capital. Iniciou este trabalho logo após a morte do seu pai.
Chegando em Maricá há 18 anos, Denize continuou participando de trabalhos sociais em novos locais e com o passar dos anos fez o natal das crianças, no bairro de Ubatiba, sendo um grande sucesso.


O LAR FELIZIDADE é um local aprazível onde os idosos vivem, se divertem, o que torna suas vidas mais prazerosas


Em 2009 foi convidada a trabalhar com os idosos de Maricá. Denize estudou e se aprofundou nas necessidades dos idosos do nosso município, procurando ver quais eram suas carências.
Visitou Cabo Frio, Araruama e outros municípios vizinhos para saber como faziam e trabalhavam com os idosos. Estudou a necessidade dos idosos de cada distrito de Maricá e foi chamada para cuidar dos idosos de nossa cidade, numa sub-secretaria específica e ligada a secretaria de Assistência Social.
Denize era a superintendente e teve total autonomia para colocar seu projeto em andamento.
Procurou igrejas, associações de moradores e fez uma série de parcerias. Conseguiu vários professores voluntários e começou a ministrar cursos de artesanato, alongamento, yoga, natação e outros esportes.


Criou o projeto COSTURANDO COM GENEROSIDADE onde fez roupas, casacos e colchas que eram doadas para diversas instituições. No final de 2009 já tinha cerca de 700 idosos no grupo e já atuava em vários locais de Maricá.
Em 2010, ganhou o status de sub-secretaria e ganhou uma nova casa para abrigar seus projetos e os idosos e logo depois somaram-se os jovens, sendo criada então a Casa da 1ª e 3ª idade. Denize tinha uma atividade intensa na casa, com bailes (onde os ingressos eram trocados por mantimentos ou objetos para serem doados a instituições diversas) e caminhadas ecológicas da paz em Jaconé.


Seus “alunos” participavam também de ginástica (na praça Conselheiro Macedo Soares), de curso de dança de salão, faziam pintura em tecido ensinando técnicas específicas e com o resultado faziam exposições e venda. Foram eles que deram vida ao “vagão” ao lado da Secretaria de Turismo, até então sub-utilizado.
Criou também o projeto “No caminho da sustentabilidade “, fizeram bordados e pintura em tecidos, ajudando os idosos a terem uma renda extra para poderem ajudar suas famílias.
Em 2010, fez uma visita ao Sambódromo com os idosos indo assistir uma dos ensaios para o carnaval. Foi pura alegria.

Em outubro de 2012 cerca de 1000 jovens e 4800 idosos participavam do projeto.
Mas Denize resolveu tomar a decisão mais difícil de sua vida e solicitou sua exoneração do atual governo em 27 de maio de 2013, fato que a deixou muito triste ao sair do projeto que criou com tanto carinho. Pensou em criar uma creche para crianças, mas um casal e amigos (Marcelino e Irene) deram luz aos seus novos caminhos: “Você tem o dom de cuidar da gente. A gente precisa de você”.
E ai surgiu a ideia de uma lar para idosos. Estudou as leis e exigências da ANVISA e adaptou sua casa para que pudesse atender a galerinha da terceira idade.


Mas como surgiu o nome?
Pensou Denize: “Casa é parede e telhado. Queremos um lar, um lar feliz, onde cuidaremos de pessoas felizes, na melhor idade”. Surgia então o LAR FELIZIDADE.no dia 26 de dezembro de 2013.
Na categoria de ILPI (Instituto de Longa Permanência), o LAR FELIZIDADE não é um asilo como alguns podem imaginar.
É um hotel e uma creche para idosos, onde podem ficar hospedados de forma permanente ou temporários, ou passarem apenas um dia ou dois, dependendo da necessidade da família.
Foi criado o CENTRO DIA, onde o idoso fica apenas durante o dia fazendo uma série de atividades (como se estivesse num clube de convívio social) e a noite, a família leva par sua residência.
Isso é extremamente interessante para a maioria das famílias que precisam de ausentar durante o dia pelos afazeres profissionais e não tem com quem deixar seus pais, mães, avós e avôs durante o dia.
Hoje, a LAR FELIZIDADE tem cerca de 20 idosos na creche e 6 residentes.
Uma mão na roda para as famílias maricaenses, pois nada parecido existia em nosso município e as famílias tinham que procurar serviços similares em outros municípios.


Em sua instituição, Denize tem a ajuda  de sua filha Mariana  que é a coordenadora do Lar FelizIdade. Mariana é enfermeira formada e está fazendo pós graduação.
Denize tem também uma equipe altamente dedicada e profissional, seguindo uma supervisão rigorosa dela própria, onde não abre mão e não delega esta missão a ninguém por mais capacitada que seja.
Além de sua equipe fixa, o Lar FelizIdade conta com uma nutricionista que vai a instituição três vezes por semana fazer o cardápio, programar dietas e fazer o acompanhamento dos idosos.
Uma psicóloga também faz parte da equipe, indo duas vezes por semana, fazendo o acompanhamento do idoso, da família, fazendo a oficina da memória e a cada final de mês, os familiares recebem da instituição um relatório dos acontecimentos daquele período para saberem dos problemas e principalmente dos progressos que os idosos obtem com as atividades geradas no Lar FelizIdade.
Além disso, a instituição tem uma parceria com a Cruz Vermelha de Maricá onde estagiárias trabalham na parte da manhã aprendendo a cuidar dos idosos.
O Lar FelizIdade atende todos os dias e tem plantões também nos finais de semana.
No dia em que fizemos esta matéria, pudemos ver e participar desta alegria e ver o carinho com que tudo acontece neste lar iluminado. Foi na quinta feira dia 22 de maio, onde participamos da festa do dia das mães, do mês de Maria, do mês das noivas. Muita música, poesias, brincadeiras e várias guloseimas onde todas elas brincaram e saborearam todos os quitutes, e maneira regrada e supervisionada. Um casa que exala carinho, atenção e amor.
Foi uma tarde inesquecível.
Venham conhecer o LAR FELIZIDADE! Eles estão de porta abertas para vocês!