ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

ISABELLA OLIVER - A IMPORTÂNCIA DO VOTO DO JOVEM


Os setores que têm alguma responsabilidade na condução do País precisam concentrar suas atenções em programas que reforcem nos jovens os sentimentos de civismo. Esse tipo de trabalho, desenvolvido principalmente nas escolas, poderá contribuir para que no futuro seja possível às gerações que se sucedem separar o joio do trigo, votar com conhecimento e convicção, escolhendo para os cargos no Executivo e nas casas de representação popular pessoas responsáveis, preparadas e vocacionadas para servir a coletividade.
Embaidos por propaganda enganosa, milhões de brasileiros têm votado em candidatos que não correspondem a sua confiança.
Recentes estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, TSE, comprovam a importância do voto dos jovens. Todo brasileiro com mais de 16 anos de idade tem direito a voto e os maiores de 18 são obrigados a votar. No próximo referendo de 07 de outubro mais de 40 milhões de eleitores entre 16 e 24 anos participarão. São 27% do eleitorado.
Juntos, os eleitores de 16 a 34 anos representam quase metade dos que existem no País, ou 46%.
O artigo 14 da Constituição, que faz o voto obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os menores de 18 e maiores de 70 anos é objeto de discussões entre os estudiosos da vida brasileira. Mas até agora prevalece a tese de que se o voto for tornado facultativo para todos, existe o risco de uma enorme abstenção reduzir drasticamente a legitimidade do processo político.
Em vários locais existem programas do tipo Eleitor do Futuro e Eleitor Jovem, de 16 a 18 anos, que buscam conscientizar a juventude da importância de seu comprometimento no aperfeiçoamento da Democracia através do livre exercício do voto, instrumento fundamental da cidadania.
A consulta popular de 07 de outubro próximo é, provavelmente, a maior já realizada em qualquer parte do mundo. Que a população vote com consciência e conhecimento de causa, é o que se deve desejar.
A participação popular no processo democrático é fundamental. Quanto maior, melhor.
Quando o povo se afasta das decisões políticas, é um mau sinal. Sem voto não há Estado de Direito.
E fizemos uma pesquisa com alguns jovens, fazendo a seguinte pergunta: Qual é a importância de votar?
E os resultado foram bastante interessantes. Confira abaixo:
Mudar a realidade do nosso município - 52.15%
Escolher melhor nossos representantes - 27.31%
Participar da cena política - 8.46%
Uma obrigação a mais - 7.5%
Nenhuma, não vai fazer diferença - 4.58%
Nossa linda campeã do MISS MARICÁ PLUS SIZE ISABELLA OLIVER que no mês de maio participou da coroação pela primeira vez na história de Maricá de uma Miss Plus Size, estará votando pela segunda vez (a primeira para prefeito e vereador), já que em 2010, ela votou pela primeira vez na vida, nas eleições presidenciais (e não quis revelar o seu voto, assim como não revelou em quem vai votar agora) “É segredo!”, disse da importância de todos votarem com consciência e da importância e da responsabilidade que o jovem deve sentir de votar e poder ajudar a mudar o destino de sua cidade, do seu estado e do seu país.
“É com certeza, o maior exercício de cidadania que deve ser praticado com consciência e honestidade, evitando trabalhos oferecidos em troca de votos e algumas vantagens tão comuns nesta época” afirmou Isabella.
Portanto jovem, não esqueça:
Seu voto decidirá os novos rumos do nosso município!