ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sábado, 22 de outubro de 2011

Provas do Enem 2011 acontecem neste final de semana

Cinco milhões e trezentos mil candidatos estão inscritos para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 neste final de semana. Aproximadamente 430 mil aplicadores e coordenadores de provas estarão distribuídos nas 150 mil salas reservadas em 14 mil locais de prova em todos os estados do país.

A aplicação do exame será realizada pelo consórcio formado pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) e Fundação Cesgranrio, e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação.

Com 15% a mais de inscritos em relação ao exame do ano passado, a estrutura necessária também é maior. Desde setembro, os profissionais que trabalharão nas provas recebem treinamento. São aplicadores em salas de aula, coordenadores, assistentes, fiscais, ledores, intérpretes de libras.

O Cespe é responsável também pela correção das redações de todo país e aplicação das provas objetivas no Distrito Federal e em 13 estados: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Tocantins. A área abrange 6,2 mil locais de provas distribuídos em 843 municípios.

O Enem foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes no fim da escolaridade básica. Participam alunos que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Atualmente, o exame é usado também como critério de seleção de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de entrada em cerca de 500 universidades, como complemento ou em substituição ao vestibular. Na UnB, o resultado do Enem é usado para preencher vagas que sobram do vestibular e do PAS, as chamadas vagas remanescentes, uma média de até 3%.

EXPERIÊNCIA – É a terceira vez que o exame é realizado pelo consórcio Cespe e Cesgranrio. Fundado em 1993, o Cespe é conhecido pela expertise na realização de seleções públicas no país. Os concursos e vestibulares organizados pela instituição no ano passado reuniram mais de 5,4 milhões de candidatos. Os recursos obtidos em seleções chegam a render R$ 35 milhões anuais à UnB. Apesar do volume de trabalho, apenas 78 funcionários da Fundação Universidade de Brasília mantêm vínculos formais com o centro, que conta com o auxílio de 410 prestadores de serviço para o funcionamento diário.

Em junho, o Conselho Universitário da UnB aprovou relatório favorável à transformação do Cespe em empresa pública. A proposta foi feita pelo Ministério da Educação. O documento aprovado pelos conselheiros estabelece que a universidade fique com 10% do faturamento bruto do Cespe e tenha direito à metade das vagas em seu conselho de administração.

PROVAS – A maior parte dos inscritos para esta edição do Enem é da região Sudeste. São 1.971.958 inscrições. O Nordeste aparece em seguida, com 1.692.830 inscritos, seguido pelo Sul, com 667.581, o Norte, com 552.511, e Centro-Oeste, com 481.900. Dentre o total de inscritos, 31,7% tem entre 21 e 30 anos.

Os locais de aplicação do Enem já estão disponíveis na internet na página especial do exame. Confira aqui. O sábado, primeiro dia de provas, será dedicado às ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, serão aplicadas questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação.

Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. O tempo limite para resolução de todas as questões dos dois dias é de 4h30 e 5h30, respectivamente. Alunos que moram em estados com fuso horários em relação do Distrito Federal, devem estar atentos aos horários locais.

Os candidatos devem ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Outros objetos devem ser guardados em embalagens plásticas distribuídas no local de provas. Dicas aos estudantes, alertas sobre cuidados que devem tomar, documentos necessários nos dias das provas podem ser conferidos aqui. Os gabaritos serão divulgados pelo Inep até 26 de outubro.

Os resultados serão publicados em janeiro de 2012.

UnB Agência