ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

domingo, 9 de outubro de 2011

GRÊMIOS ESCOLARES SERÃO CRIADOS EM MARICÁ

Aula de democracia nas escolas de Maricá

Secretaria de Educação incentiva organização de quatro grêmios estudantis em outubro. Primeiro foi o da E.M. João Monteiro, em Itaipuaçu

Quem estuda na rede municipal de ensino de Maricá não tem apenas aulas de disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa e outras já conhecidas, mas aprende também a como participar de uma verdadeira democracia. O primeiro passo neste sentido é a organização dos grêmios estudantis, que está sendo incentivada pela Secretaria de Educação. Na sexta-feira (30/9), a E.M. João Monteiro, em Itaipuaçu, foi a primeira a ter seu processo eleitoral iniciado.

Durante a assembléia realizada na biblioteca da escola, seis alunos foram escolhidos para compor a comissão que vai preparar o pleito, marcado para o dia 27 de outubro. O evento foi acompanhado pela direção da unidade juntamente com as equipes de orientação educacional e pedagógica. Em nome da Secretaria de Educação, estiveram presentes também representantes do projeto Cidade Educadora.

Para os alunos que agora integram a comissão, a importância do processo reside na busca pela melhoria das instalações e de novas atividades para eles e seus colegas. “Podemos agora reivindicar coisas melhores para todos nós”, ressaltou Igor da Costa Duarte, de 15 anos, que estuda no 9º ano. Seu colega de turma, Pedro Affonso Valério, já aponta uma possível pauta a ser indicada.

“Acho que podíamos ter mais incentivo a atividades físicas e artísticas, para ocupar o tempo do pessoal mesmo e evitar que fiquem pelas ruas à toa. Para isso, creio que uma quadra nova seria importante para nós”, detalhou ele, também de 15 anos.

O coordenador pedagógico da unidade, Joaquim José Aymoré, afirmou que o grupo escolhido tem plenas condições de garantir o sucesso do processo que está sendo implantado. “Temos alguns que são líderes natos neste grupo, e que também sabem buscar seus direitos. Creio que será bastante produtivo”, disse ele.

De acordo com a diretora Maria Vanda Timóteo, é o momento exato para politizar os jovens que estão tendo o primeiro contato com um ambiente político.

“É também uma divisão de responsabilidades com os alunos, o que é saudável porque a direção de uma escola não deve mais ser centralizadora, mas sim agregar valor e trabalhar em equipe”, avaliou.

As próximas escolas municipais e realizar assembléias preparatórias em outubro são a Lúcio Thomé Feteira (em Cordeirinho, no dia 5), Darcy Ribeiro (em Inoã, dia 18) e Osdevaldo Marins da Mata (em Santa Paula, dia 20).

Sérgio Renato