ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

domingo, 9 de outubro de 2011

DELINQUÊNCIA JUVENIL - PREVENÇÃO

Projeto de Prevenção à Delinquência Juvenil é ampliado

O Programa Municipal de Prevenção à Delinquência Juvenil, implantado em parceria com a Associação de Moradores de Inoã, há cerca de um mês, está sendo expandido para outras comunidades do município.

A realização é da Prefeitura de Maricá, através das secretarias municipais de Esportes, Segurança Pública com Cidadania e Reestruturação da Máquina Administrativa. A proposta é oferecer atividades em quadras poliesportivas e espaços culturais, para crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, no contraturno escolar, retirando-os da ociosidade e ameaça das drogas. Para se inscrever, é necessário a freqüência escolar, carteira de saúde e autorização dos pais ou responsáveis.

Expansão

São 13 quadras poliesportivas geridas pela municipalidade, nos bairros de Bananal (ao lado da E.M. Amanda Pena, Ponta Negra (canal), Guaratiba, Barra, Zacarias, Itapeba, Jardim Nova Metrópole, Boqueirão, SPAR, Inoã (entrada de Itaipuaçu), Recanto, Rua 34, Ubatiba, e Inoã (Liz Maria), a primeira localidade onde o projeto foi implantado. A idéia é formar parcerias com associações de moradores, escolas, igrejas e clubes, para ampliação do programa.

Para a presidente da Associação de Moradores de Inoã, Celencina Opilar, o projeto é mais do que oportuno. “Temos um projeto cultural com as crianças da comunidade, que é o de Iniciação Musical, para flauta doce e canto. Queríamos a parte esportiva, e o projeto de prevenção à delinqüência chegou em boa hora”, declarou.

Segundo o secretário municipal de Reestruturação da Máquina Administrativa e coordenador do projeto, coronel Jorge Braga, “Inoã foi tido como um dos bairros de maior índice de violência nos relatórios policiais dos últimos meses, com ocorrências de embriaguez, drogas, estupro e abuso sexual envolvendo menores. O projeto reintegra de forma dinâmica e interativa, através do esporte e da convivência, valores sociais, culturais e morais importantes para o pleno exercício da cidadania”, afirmou.

Texto: Fernando Uchôa