ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

STEPHANIE PESSOA, A GATA MAIS SEXY DE MARICÁ 2011

 Em setembro ela conquistou seu primeiro título de beleza: A GATA MAIS SEXY DE MARICÁ 2011.
Agora, estará concorrendo ao concurso GAROTA MARICÁ 2011 e está prestes a ganhar a capa da edição especial do CULTURARTEEN sobre o Festival Nacional de Voz e Violão e com isso, será também a capa do CD oficial do Festival.
Essa é Stephanie Pessoa. Vamos conferir algumas fotos novas da nossa gata mais sexy, acessando http://asgatasdoculturarte.blogspot.com/2011/10/stephanie-pessoa-gata-mais-sexy-de.html

DINA GRISOLI, estonteante

 Trinta e três anos de pura beleza, simpatia e saúde. Confira mais um ensaio de Dina Grisoli, gerente da Gigio Fitness no centro de Maricá, acessando http://asgatasdoculturarte.blogspot.com/2011/10/dina-grisoli-estonteante.html

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

INVOLUÇÃO

POLÍTICAS PÚBLICAS E A JUVENTUDE

A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE MARICAENSE
Por Renan Mendonça
Revisão de Conteúdo: Professor Adilson Pereira

Na última década, as juventudes reconquistaram uma espetacular posição na agenda social e política do Brasil. Entidades juvenis locais e nacionais, organizações não governamentais, governos municipais, estaduais, federal, parlamentares, Igrejas, voltaram a pautar atenção e iniciativas destinadas às juventudes. Toda essa reconquista da Juventude Brasileira é devido às organizações juvenis, tanto no movimento social quanto no movimento político partidário.
As políticas públicas são práticas coletivas, representam ações ou mediações político-institucionais, definidas principalmente pela existência de recursos públicos e pelos mecanismos de intervenção do Estado na sociedade. Os anseios da Juventude de Maricá não vêm sendo uma prioridade diante desses conjuntos de ações governamentais! Em Maricá e na maioria dos Municípios Brasileiros, existe uma ausência de políticas públicas que promovam sua inclusão social a partir de ações integradas e de sua participação cidadã, que assegurem a melhoria de sua escolaridade, o acesso à profissionalização de qualidade, a garantia de uma renda familiar e oportunidade para o primeiro emprego. As políticas públicas de educação, trabalho, ensino profissional, cultura, esporte, saúde, segurança e assistência social, estão totalmente interligadas a juventude.
A Juventude de Maricá vem sofrendo muito com a falta de oportunidade, principalmente com a qualificação profissional. O Município conta hoje com setores institucionais que deveriam implementar ações estratégicas para a juventude, como por exemplo, a Subsecretaria Municipal de Infância e Juventude, vinculada a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que através da sua estrutura política e institucional, poderia planejar e executar ações que melhorassem a qualidade de vida do jovem, a realização de uma Conferência Municipal de Juventude, para a criação de um plano estratégico, visando implementar as PPJS, mais pelo visto, não há comprometimento com a juventude de Maricá!
Após a denúncia que fizemos através do Movimento Estudantil, onde a FAETEC (Fundação de Apoio a Escola Técnica) que seria construída em nosso Município, foi levada para Saquarema por uma possível “Manobra Política”, nenhuma providência foi tomada para que pudéssemos implantar a unidade no Município. Diversas autoridades do Estado se propuseram a reivindicar juntamente ao movimento estudantil de Maricá a unidade, e estamos lutando para trazer a FAETEC ou um pólo do CVT (Centro Vocacional Tecnológico).
São demandas emergenciais para a juventude maricaense, que deveriam ser pautas nas agendas governamentais. A nossa região vem se preparando para receber um grande empreendimento petroquímico que afetará positivamente e negativamente Maricá se não começarmos a nos preparar para os impactos.
Não podemos permitir que Maricá se torne uma nova Macaé, por isso precisamos desde já qualificar a juventude e a população para o mercado de trabalho, levar ao conhecimento de todos os jovens maricaenses, o desenvolvimento que se aproxima de Maricá, e as oportunidades que serão geradas através do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro).

SEXY LOVE LANÇA MODA PLUS SIZE

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

NETBOOKS DA PREFEITURA DE MARICÁ

NOTA DO SINDICATO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO


O Sindicato dos Profissionais em Educação de Maricá em NOTA se posiciona em relação à distribuição de 14.000 netbooks para os alunos da rede municipal de educação e propaganda oficial veiculada em rádio, TV, mídia eletrônica e impressa.
Entendemos que a inclusão digital e o uso de computadores na educação é um elemento desejável no avanço nas condições objetivas e subjetivas da construção do conhecimento pelos alunos da rede municipal e na melhoria das condições de trabalho dos profissionais em educação, porém temos profundas críticas ao processo pelo qual essa “inclusão” está se dando em Maricá.

Em primeiro lugar, questionamos a necessidade de abrir as escolas em dias que não constavam do calendário letivo de 2011 (sábados, domingos e feriados) e convocar os profissionais da educação para entregar os equipamentos aos alunos. Tais dias foram considerados letivos, mas não aconteceu nenhuma atividade pedagógica que os justificassem como tal. Consideramos abusiva a utilização de servidores estatutários para atividades que não estão previstas nem no Estatuto do Servidor, nem no Regimento da Rede, nem no Plano de Carreira.

Em segundo lugar, a propagada inovação da Prefeitura é uma peça de ficção. Maricá apenas se integrou num programa do governo federal chamado “UCA – Um computador por aluno”, que existe desde 2007. Esse programa oferece computadores educacionais, de baixo custo, produzidos por um consórcio formado pelas empresas CCE/DIGIBRAS/METASYS para prefeituras e governos estaduais.
Também não estamos imunes aqui aos mesmos dilemas das experiências anteriores deste programa em outros municípios: falta de capacitação dos profissionais da educação, falta de um projeto pedagógico que articula o uso dos computadores na educação e falta de infra-estrutura que possibilita o acesso à internet e o uso dos netbooks pelos estudantes em casa e na escola.

Em terceiro lugar, questionamos o tipo de “inclusão” que acontece sem a necessária formação de alunos, suas famílias e dos profissionais em educação.
Entendemos que, para ser efetiva tal inclusão, todas as escolas da rede deveriam dispor de laboratórios de informática equipados em rede, com acesso à internet e programas educativos. Esses laboratórios deveriam ter profissionais capacitados para orientar o uso dos equipamentos e as atividades pedagógicas desenvolvidas e funcionar em horários que permitisse o acesso à população do entorno das unidades (inclusive os responsáveis dos alunos) para projetos de formação profissional básica.
Defendemos a inclusão digital como instrumento fundamental para consolidação da cidadania e como elemento pedagógico imprescindível na construção do conhecimento neste século, só não aceitaremos e denunciaremos o uso eleitoreiro desta bandeira.


Maricá, outubro de 2011.
Direção Colegiada do Sindicato dos Profissionais em Educação de Maricá

terça-feira, 25 de outubro de 2011

BOLSÃO HMS

ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÕES PARA O BOLSÃO HMS. APENAS HOJE E AMANHÃ.
PROVÃO DIA 29. INFORMAÇÕES 2637-2517

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CASTELO DA IMAGINAÇÃO - KIKA, A BRUXINHA COZINHEIRA


O restaurante Maria do Céu na tarde deste domingo 23 de outubro, recebeu ótimo público para a segunda apresentação do Castelo da Imaginação. A primeira realizada no dia 25 de setembro foi ótima, mas esta segunda apresentação, contando a história da Kika, a Bruxinha Cozinheira, foi fantástica.
Desde ás 4 horas da tarde, os portões do Maria do Céu se abriram para receber pais, mamães e filhinhos para curtirem a tarde com muitas brincadeiras, pinturas, gincanas, distribuição de presentes, além do sensacional camarim maluco comandado por Rodrigo.
Por volta das 18:15h, o grupo de Tia Renata e Tio Geraldo, responsáveis pelo Castelo da Imaginação, começaram a apresentação da peça sobre a Kika, a bruxinha Cozinheira, que agradou muito as crianças presentes, assim como seus pais.
O grupo voltará em dezembro, com uma peça e a chegada de Papai Noel.




Confira como foi a maravilhosa tarde, acessando http://destaquesdoculturarteen.blogspot.com/2011/10/castelo-da-imaginacao-bruxinha-kika.html

Renata Lucena e Geraldo Gomes, do Castelo da Imaginação

domingo, 23 de outubro de 2011

THAMIRIS AMORIM - Cada vez mais linda!

Ela é uma gracinha. Um encanto de menina.
THAMIRIS SOUZA LIMA DE AMORIM (18), é moradora do bairro do Boqueirão em Maricá (RJ) e está no segundo período da Faculdade de Nutrição da Plínio Leite.
Modelo fotográfico, já foi capa da Revista Atual e já participou de outros ensaios e desfiles.
Ficou em segundo lugar no concurso GATA MAIS SEXY DE MARICÁ 2011 e em terceiro no concurso A MAIS BELA ESTUDANTE 2011.
Thamiris já começou a fazer as fotos para o book virtual da RADIANTES SOL http://culturarteen.blogspot.com/2011/09/radiantes-sol-catalogo-virtual.html e já participou de um belíssimo ensaio feito pelo CulturarTEEN http://culturarteen.blogspot.com/2011/09/thamiris-amorim.html .
Hoje está aqui com um novo ensaio feito pelo CULTURARTEEN na belíssima lagoa de Jacaroá, em Maricá


sábado, 22 de outubro de 2011

Provas do Enem 2011 acontecem neste final de semana

Cinco milhões e trezentos mil candidatos estão inscritos para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 neste final de semana. Aproximadamente 430 mil aplicadores e coordenadores de provas estarão distribuídos nas 150 mil salas reservadas em 14 mil locais de prova em todos os estados do país.

A aplicação do exame será realizada pelo consórcio formado pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) e Fundação Cesgranrio, e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação.

Com 15% a mais de inscritos em relação ao exame do ano passado, a estrutura necessária também é maior. Desde setembro, os profissionais que trabalharão nas provas recebem treinamento. São aplicadores em salas de aula, coordenadores, assistentes, fiscais, ledores, intérpretes de libras.

O Cespe é responsável também pela correção das redações de todo país e aplicação das provas objetivas no Distrito Federal e em 13 estados: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Tocantins. A área abrange 6,2 mil locais de provas distribuídos em 843 municípios.

O Enem foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes no fim da escolaridade básica. Participam alunos que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Atualmente, o exame é usado também como critério de seleção de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de entrada em cerca de 500 universidades, como complemento ou em substituição ao vestibular. Na UnB, o resultado do Enem é usado para preencher vagas que sobram do vestibular e do PAS, as chamadas vagas remanescentes, uma média de até 3%.

EXPERIÊNCIA – É a terceira vez que o exame é realizado pelo consórcio Cespe e Cesgranrio. Fundado em 1993, o Cespe é conhecido pela expertise na realização de seleções públicas no país. Os concursos e vestibulares organizados pela instituição no ano passado reuniram mais de 5,4 milhões de candidatos. Os recursos obtidos em seleções chegam a render R$ 35 milhões anuais à UnB. Apesar do volume de trabalho, apenas 78 funcionários da Fundação Universidade de Brasília mantêm vínculos formais com o centro, que conta com o auxílio de 410 prestadores de serviço para o funcionamento diário.

Em junho, o Conselho Universitário da UnB aprovou relatório favorável à transformação do Cespe em empresa pública. A proposta foi feita pelo Ministério da Educação. O documento aprovado pelos conselheiros estabelece que a universidade fique com 10% do faturamento bruto do Cespe e tenha direito à metade das vagas em seu conselho de administração.

PROVAS – A maior parte dos inscritos para esta edição do Enem é da região Sudeste. São 1.971.958 inscrições. O Nordeste aparece em seguida, com 1.692.830 inscritos, seguido pelo Sul, com 667.581, o Norte, com 552.511, e Centro-Oeste, com 481.900. Dentre o total de inscritos, 31,7% tem entre 21 e 30 anos.

Os locais de aplicação do Enem já estão disponíveis na internet na página especial do exame. Confira aqui. O sábado, primeiro dia de provas, será dedicado às ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, serão aplicadas questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação.

Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. O tempo limite para resolução de todas as questões dos dois dias é de 4h30 e 5h30, respectivamente. Alunos que moram em estados com fuso horários em relação do Distrito Federal, devem estar atentos aos horários locais.

Os candidatos devem ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Outros objetos devem ser guardados em embalagens plásticas distribuídas no local de provas. Dicas aos estudantes, alertas sobre cuidados que devem tomar, documentos necessários nos dias das provas podem ser conferidos aqui. Os gabaritos serão divulgados pelo Inep até 26 de outubro.

Os resultados serão publicados em janeiro de 2012.

UnB Agência

BRUNA CRISTINA

Bruna Cristina (23), é modelo fotográfico de São Paulo. Vamos conhecer essa super modelo acessando http://asgatasdoculturarte.blogspot.com/2011/10/bruna-cristina.html



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

XIII FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO - 108 MÚISCAS INSCRITAS

TERMINARAM AS INSCRIÇÕES DO XIII FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO

Terminaram as inscrições para o XIII FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO, com 108 músicas inscritas da maioria dos estados do Brasil.
O campeão de inscrições foi o Rio de Janeiro com 54 músicas, seguido por Minas com 19 músicas e São Paulo com 18.
Do Rio Grande do Sul vieram duas músicas, Santa Catarina enviou uma música, Paraná duas.
Bahia mandou três músicas, Espírito Santo enviou outras três.
De Brasília veio uma, outra de Pernambuco e uma do Mato Grosso do Sul.
De Goías vieram duas músicas e encerrando, uma música do Pará.


As músicas classificadas serão divulgadas até o dia 25 de outubro.
O festival acontecerá no dia 26 de novembro a partir das 20 horas na sede social do Esporte Clube Maricá, com ingressos a R$ 5,00 mais um quilo de alimento não perecível que serão doados ao NAIR.

MARCELLE BARRETO PELAS LENTES DE PATRÍCIA REIS

Marcelle Barreto


A fotógrafa Patrícia Reis, mostra seu primeiro ensaio profissional, feito com a jovem Marcelle Barreto. O ensaio foi feito do estúdio de Patrícia, em Maricá.
Marcelle Barreto, tem 18 anos. Aluna do terceiro ano do ensino médio do Colégio Elisiário Matta, Marcelle pretende cursar Direito. Está namorando há 2 anos e 3 meses e tem cmo preferências a leitura, ouvir música, sair com amigos e com o namorado, é claro!
Marcelle também adora cantar.
Vamos curtir então essa gatinha, pelas lentes de Patrícia Reis em seu primeiro ensaio profissional para o CULTURARTEEN acessando http://asgatasdoculturarte.blogspot.com/2011/10/marcelle-barreto.html





TATÁ GOSPEL TRAZ HERMIE PARA A CRIANÇADA

HERMIE E SUA TURMA




Já está na TATÁ GOSPEL para crianças de TODAS AS IDADES, os sensacionais desenhos de HERMIE e sua turma, com lindas mensagens de vida e crescimento espiritual, com muita animação.

A Tatá Gospel fica na Praça Conselheiro Macedo Soares ao lado da Papelaria Delta. Venha conferir!

DIVIDIR OU NÃO DIVIDIR
"Todos estão se preparando para o Show de Talentos! Entretanto, o evento requer o uso de nozes, que estão em escassez. Com apenas uma noz sobrando em todo o jardim, os amigos transformam-se em inimigos na corrida para ver quem agarra o último fruto. Para continuarem sendo amigos e salvarem o show, os insetos têm de aprender a repartir

DIA DO ECUMENISMO


Sete faces que revelam Deus
Paiva Netto

Em 21 de outubro, há 22 anos, tive a honra de inaugurar com a indispensável ajuda do povo, em Brasília/DF, o Templo da Boa Vontade (TBV).
Desde que abriu suas portas, o TBV é, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur), o local mais visitado da capital do país.
Num artigo que escrevi para a Folha de S.Paulo, em 9 de agosto de 1987, delineei o espírito que norteia a Pirâmide das Sete Faces:
A construção do Templo da Boa Vontade, com um só altar e um trono exclusivamente dedicados ao Senhor Deus, tem como supremo objetivo reunir todas as criaturas, sejam quais forem suas crenças ou descrenças (ateu também é filho de Deus), conduzindo-as à Unidade de Fé Realizante com base no Ecumenismo Irrestrito. A Fé Realizante é aquela que se opõe à ociosa, egoística. (...) Revelou Jesus à samaritana, junto ao Poço de Jacó: “Deus é Espírito” e, por isso, “breve não mais será adorado em templos de pedra feitos pela mão do homem”. Por ser Espírito, “Ele procura, para Seus adoradores, aqueles que O adorem em Espírito e Verdade”. O TBV é, pois, a fase intermediária entre os templos de pedra e a época tão esperada em que os homens não mais necessitarão de templos materiais para orar a Deus. Natura non facit saltum. Por ser uma etapa transitória, aplicam-se a ele estas palavras inspiradas no ensinamento do Cristo Planetário: “Neste Templo até as pedras clamarão que Deus é Espírito e importa que seja adorado em Espírito e Verdade”.
Corresponde dizer que nos tempos vindouros evoluirá a concepção restritiva de se adorar Deus apenas quando sob tetos materiais. Os templos, por mais que louváveis, não serão essenciais.
Curiosamente, nessa era ideal, sua frequência será a mais gloriosa de todos os tempos da Humanidade, porque haverão os homens compreendido ter Deus dentro de si mesmos. Ninguém mais se atreverá a frequentá-los como quem vai a uma descartável obrigação social, a um piquenique, a um desfile de moda. Quadro que entristece os religiosos compenetrados de sua missão. O lugar preferido por Deus para Seu culto é o coração humano. Não há aqui censura alguma aos que veneram seus templos para adoração ao Todo-Poderoso. De outra forma, como construiríamos o da Boa Vontade em Brasília?
O que concebemos é uma antevisão do que anunciou o Cristo. Dia virá em que a Humanidade inteira será reconhecidamente o Templo do Deus Vivo — território sagrado, onde todos poderão viver em Paz, como profetizou Isaías no Velho Testamento da Bíblia Sagrada. O Ser Humano finalmente entenderá que o Pai Celestial em Sua infinita sabedoria deve ser buscado e vivido em todos os lugares, durante todos os segundos da existência. Os sacerdotes sempre serão sacerdotes. Isto lhes nasce da alma: em seus templos e em qualquer parte. Sentem-se assim os homens de Fé, em todos os pontos do mundo.
O Homem pode tentar, ainda que em vão, destruir as religiões na Terra: contudo, jamais conseguirá extinguir a religiosidade que nasce com ele, mesmo quando ateu.

Dia do Ecumenismo

Em homenagem ao Templo da Paz, por proposição do Deputado Federal Rodrigo Rollemberg, foi oficializado em Brasília o 21 de outubro como Dia do Ecumenismo. A iniciativa recebeu a adesão de outros pontos do País, a exemplo dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná, e da cidade de Novo Hamburgo/RS.
Durante todo o mês, uma rica programação cultural, religiosa e ecumênica celebra os 22 anos do TBV. Ele está localizado no SGAS 915, Lotes 75/76, Brasília/DF, Brasil.

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

A EXTINÇÃO DOS PROFESSORES

A EXTINÇÃO DE PROFESSORES

O ano é 2.020 D.C. - ou seja, daqui a nove anos - e uma conversa entre avô e neto tem início a partir da seguinte interpelação:

– Vovô, por que o mundo está acabando?

A calma da pergunta revela a inocência da alma infante. E no mesmo tom vem a resposta:

– Porque não existem mais PROFESSORES, meu anjo.

– Professores? Mas o que é isso? O que fazia um professor?

O velho responde, então, que professores eram homens e mulheres elegantes e dedicados, que se expressavam sempre de maneira muito culta e que, muitos anos atrás, transmitiam conhecimentos e ensinavam as pessoas a ler, falar, escrever, se comportar, localizar-se no mundo e na história, entre muitas outras coisas. Principalmente, ensinavam as pessoas a pensar.

– Eles ensinavam tudo isso? Mas eles eram sábios?

– Sim, ensinavam, mas não eram todos sábios. Apenas alguns, os grandes professores, que ensinavam outros professores, e eram amados pelos alunos.

– E como foi que eles desapareceram, vovô?

– Ah, foi tudo parte de um plano secreto e genial, que foi executado aos poucos por alguns vilões da sociedade. O vovô não se lembra direito do que veio primeiro, mas sem dúvida, os políticos ajudaram muito. Eles acabaram com todas as formas de avaliação dos alunos, apenas para mostrar estatísticas de aprovação. Assim, sabendo ou não sabendo alguma coisa, os alunos eram aprovados. Isso liquidou o estímulo para o estudo e apenas os alunos mais interessados conseguiam aprender alguma coisa.

Depois, muitas famílias estimularam a falta de respeito pelos professores, que passaram a ser vistos como empregados de seus filhos. Estes foram ensinados a dizer “eu estou pagando e você tem que me ensinar”, ou “para que estudar se meu pai não estudou e ganha muito mais do que você” ou ainda “meu pai me dá mais de mesada do que você ganha”. Isso quando não iam os próprios pais gritar com os professores nas escolas. Para isso muito ajudou a multiplicação de escolas particulares, as quais, mais interessadas nas mensalidades que na qualidade do ensino, quando recebiam reclamações dos pais, pressionavam os professores, dizendo que eles não estavam conseguindo “gerenciar a relação com o aluno”. O professores eram vítimas da violência – física, verbal e moral – que lhes era destinada por pobres e ricos. Viraram saco de pancadas de todo mundo.

Além disso, qualquer proposta de ensino sério e inovador sempre esbarrava na obsessão dos pais com a aprovação do filho no vestibular, para qualquer faculdade que fosse. “Ah, eu quero saber se isso que vocês estão ensinando vai fazer meu filho passar no vestibular”, diziam os pais nas reuniões com as escolas. E assim, praticamente todo o ensino foi orientado para os alunos passarem no vestibular. Lá se foi toda a aprendizagem de conceitos, as discussões de idéias, tudo, enfim, virou decoração de fórmulas. Com a Internet, os trabalhos escolares e as fórmulas ficaram acessíveis a todos, e nunca mais ninguém precisou ir à escola para estudar a sério.

Em seguida, os professores foram desmoralizados. Seus salários foram gradativamente sendo esquecidos e ninguém mais queria se dedicar à profissão. Quando alguém criticava a qualidade do ensino, sempre vinha algum tonto dizer que a culpa era do professor. As pessoas também se tornaram descrentes da educação, pois viam que as pessoas “bem sucedidas” eram políticos e empresários que os financiavam, modelos, jogadores de futebol, artistas de novelas da televisão – enfim, pessoas sem nenhuma formação ou contribuição real para a sociedade.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O BARBEIRO

O BARBEIRO

O florista foi ao barbeiro para cortar seu cabelo.
Após o corte perguntou ao barbeiro o valor do serviço e o barbeiro respondeu:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
O florista ficou feliz e foi embora.
No dia seguinte, ao abrir a barbearia, havia um buquê com uma dúzia de rosas na porta e uma nota de agradecimento do florista.
Mais tarde no mesmo dia veio um padeiro para cortar o cabelo. Após o corte, ao pagar, o barbeiro disse:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
O padeiro ficou feliz e foi embora.
No dia seguinte, ao abrir a barbearia, havia um cesto com pães e doces na porta e uma nota de agradecimento do padeiro.
Naquele terceiro dia veio um deputado para um corte de cabelo.
Novamente, ao pedir para pagar, o barbeiro disse:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
O deputado ficou feliz e foi embora. No dia seguinte, quando o barbeiro veio abrir sua barbearia, havia uma dúzia de deputados fazendo fila para cortar cabelo.
Essa é a diferença entre os cidadãos e os políticos.
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão."

(Eça de Queiróz)



UBUNTU

UBUNTU

A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu.
Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva.

Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"

Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade,a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"

Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos...
UBUNTU PARA VOCÊ!

DIANA, VENCEDORA!

Ela é uma gracinha. Chama atenção por sua beleza e simpatia, por sua graça, determinação, coragem e força de vencer.

O nome dela é DIANA DE SOUZA WANDERMUREM. Esta jovem de apenas 18 anos é a proprietária do Salão de Beleza VERSU’S no início da estrada de Jacaroá, em frente a Sorveteria Tia Regina, ponto tradicional do Bairro Amizade.

Vamos contar um pouquinho da história desta jovem empreendedora. e mostrar o ensaio feito para o CULTURARTEEN. Acesse http://asgatasdoculturarte.blogspot.com/2011/10/diana-vencedora.html


terça-feira, 18 de outubro de 2011

O CHARME DAS GORDINHAS

Elas são simpáticas, esbanjam charme e são muito fofas.
Bem resolvidas, convivem muito bem, vamos dizer, com alguns quilinhos a mais.
Vamos conhecer um belíssimo exemplo do gordinha charmosa e aproveite o "excesso de charme" para ser mais sexy!
Ela é Ruth Luciana, uma paranaense sensacional!
Confira acessando http://asgatasdoculturarte.blogspot.com/2011/10/ruth-luciana.html


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

THAMIRIS SARAIVA - TOP MODEL FAMOSINHA

THAMIRIS SARAIVA,
MAIS UMA CONQUISTA

Foi realizado em 31 de julho passado no Clube de Regatas Flamengo, no Rio de Janeiro , o concurso TOP MODEL FAMOSINHA.
O concurso dividido em duas categorias, com vinte candidatas cada foi organizado pela produtora Roberta Domingues através de sua agência Mini Famosinhos.
Thamiris se apresentou no show cover das Paquitas e também concorreu na categoria principal do concurso Mini Famosinhas, onde foi consagrada como grande campeã, conquistando o título de TOP MODEL FAMOSINHA.


Thamiris Saraiva e Roberta Domingues da agência Mini Famosinhos

PERCURSOS CULTURAIS

PONTO DE CULTURA PERCURSOS CULTURAIS


A DÍFICIL ARTE DE ENTRAR NUM JEANS APERTADO

domingo, 16 de outubro de 2011

PATRÍCIA REIS


Vamos conhecer uma menina super simpática, lutadora, que corre atrás de seus objetivos. O nome dela é Patricia Martinez Reis. Tem 18 anos, corpinho de modelo, sorriso de menina, enfim, um docinho!!!
Pedimos para ela mesmo descrever o que gosta de fazer e ela mandou a seguinte informação:
Oi galera do CulturarTEEN, tudo bem? Bom, já que é para eu falar do que gosto de fazer, vamos lá. Eu gosto muito de sair, conhecer novos lugares, amo dançar e curto muito uma praia. 
Mas o que sou loucamente apaixonada mesmo é oor fotografia. Desde pequena que gosto de tudo relacionado foto. Já fiz curso na Sociedade Fluminense de Fotografia, um dos mais respeitados órgãos de fotografia do nosso país e hoje em dia já estou iniciando no ramo como Fotógrafa.
Tenho um pequeno estúdio no bairro de Itapeba. Já faço Book's Digitais e Arte de banners, gosto de todos os tipos de fotos.
Na minha opinião, a fotografia transmiti não só uma imagem qualquer e sim numa imagem a alegria, a força, a perda, o poder, a leveza, a tristeza, a conquista, a união, a separação. A foto tem sentimento, basta ficar olhando e sentir com o Coração o que a foto deseja falar para você.
Obrigado pela oportunidade de me comunicar com vocês e para contatos profissionais basta ligar para

Vamos agora conhecer essa jovem lutadora, essa gatinha simpática, essa jovem profissional da arte de fotografar. A partir desta sua apresentação, Patrícia Reis estará mostrando vários de seus ensaios realizados com vários modelos de Maricá. Confira a matéria completa acessando http://asgatasdoculturarte.blogspot.com/2011/10/patricia-reis.html

ENEM 2010 - PÉROLAS

PÉROLAS DO ENEM

· "O Brasil não teve mulheres presidentes mas várias primeiras-damas foram do sexo feminino".
· (Ou seja: vários ex-presidentes casaram-se com travestis.)

· "Vasilhas de luz refratória podem ser levadas ao forno de microondas sem queimar".
· (Alguém poderia traduzir?!)

· "O bem star dos abtantes da nossa cidade muito endepende do governo federal capixaba".
· (Vende-se máquina de escrever faltando algumas letras.)

· "Animais vegetarianos comem animais não-vegetarianos".
· (Esse aí deve comer capim.)

· "Não cei se o presidente está melhorando as insdiferenças sociais ou promovendo o sarneamento dos pobres. Me pré-ocupa o avanço regresssivo da violência urbana".
· (“Sarneamento” deve ser o conjunto de medidas adotadas por Sarney no Maranhão. Quer dizer, eu “axo”, mas não me “pré-ocupo” muito.)

· "Fidel Castro liderou a revolução industrial de 1917, que criou o comunismo na Russia".
· (?????????????????)

· "O Convento da Penha foi construído no céculo 16 mas só no céculo 17 foi levado definitivamente para o alto do morro".
· (Demorou o "céculo" inteiro pra fazer a mudança.)

· "A História se divide em 4: Antiga, Média, Momentânea e Futura, a mais estudada hoje".
· (Esqueceu a História em Quadrinhos.)

· "Os índios sacrificavam os filhos que nasciam mortos matando todos assim que nasciam"..
· (Mas e se os índios não matassem os mortos????)

· "Bigamia era uma espécie de carroça dos gladiadores, puchada por dois cavalos".
· (Ou era uma "biga" macho que tinha duas "bigas" fêmeas, puxada por um burro?!)

· "No começo Vila Velha era muito atrazada mas com o tempo foi se sifilizando".
· (Deve ter sido no tempo em que lá chegaram as primeiras prostitutas.)

· "Os pagãos não gostavam quando Deus pregava suas dotrinas e tiveram a idéia de eliminá-lo da face do céu".
· (Como será que eles pretendiam fazer isso?!)

· "A capital da Argentina é Buenos Dias".
· (De dia. À noite chama-se Buenas Noches.)

· "A prinssipal função da raiz é se enterrar no chão".
· (E a "prinssipal" função do autor deveria ser a mesma. E ainda vivo...)

· "As aves tem na boca um dente chamado bico".
· (Cruz credo.)

· "A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva".
· (Hehe. Esse é espirituoso...)

· "Respiração anaeróbica é a respiração sem ar, que não deve passar de 3 minutos".
· (Senão a anta morre.)

· “Ateísmo é uma religião anônima praticada escondido. Na época de Nero, os romanos ateus reuniam-se para rezar nas catatumbas cristãs".
· (E alguns ainda vivem nas "catatumbas".)

· "Os egipícios dezenvolveram a arte das múmias para os mortos poderem viver mais"..
· (Precisa "dezenvolver" o cérebro. Será que egipício é para rimar com estrupício?)

· "O nervo ótico transmite idéias luminosas para o cérebro".
· (Esse aí não deve ter o tal nervo, ou seu cérebro não seria tão obscuro.)

· "A Geografia Humana estuda o homem em que vivemos".
· (I will survive.)

· "O nordeste é pouco aguado pela chuva das inundações frequentes".
· (Verdade: de São Paulo até o Nordeste, falta construir aquadutos para levar as inundações.)

· "Os Estados Unidos tem mais de 100.000 Km de estradas de ferro asfaltadas".
· (Juro que eu não li isso.)

· "As estrelas servem para esclarecer a noite e não existem estrelas de dia porque o calor do sol queimaria elas".
· (Hum... Desconfio que vai ser poeta!)

· "Republica do Minicana e Aiti são países da ilha América Central".
· (Procura-se urgente um Atlas Geográfico que venha com um Aurélio junto.)

· As autoridades estão preocupadas com a ploleferação da pornofonografia na Internet".
· (Deve estar falando do CD dos Raimundos.)

· "A ciência progrediu tanto que inventou ciclones como a ovelha Dolly".
· (Teve a ovelha Katrina, também. Só que ela era meio violenta...)

· "O Papa veio instalar o Vaticano em Vitória mas a Marinha não deixou para construir a Capitania dos Portos no mesmo lugar".
· (Foi quando ele veio no papamóvel, lembra?)

· "Hormônios são células sexuais dos homens masculinos".
· (Isso. E nos homens femininos, essas células chamam-se frescurormônios.)

· "Os primeiros emegrantes no ES construiram suas casas de talba".
· (Enquanto praticavam “Tiro ao Álvaro”.)

· "Onde nasce o sol é o nacente, onde desce é o decente".
· (Indecente: o sol não nasceu pra todos.)

· "A terra é um dos planetas mais conhecidos e habitados no mundo. Os outros planetas menos demográficos são: Mercurio, Venus, Marte, Lua e outros 4 que eu sabia mas como esqueci agora e está na hora de entregar a prova, a senhora não vai esperar eu lembrar, vai? Mas tomara que não baixe minha nota por causa disso porque esquecer a memória em casa todo mundo esquece um dia, não esquece?".
· (Quase chorei. Mas todo mundo deveria esquecer a memória em casa, ao menos um dia: isso é lindo.)

IMPOSTOS - A SOFRIDA CLASSE MÉDIA

Diálogo entre Colbert e Mazarino durante o reinado de Luís XIV

Jean Baptiste Colbert – ministro de estado de Luis XIV - Reims, 29 de Agosto de 1619 - U Paris, 06 de Setembro de 1683

Jules Mazarin - foi cardeal e primeiro ministro da França - Pescina, 14 de julho de 1602 - UPescina, 9 de março de 1661

Colbert: Para encontrar dinheiro, há um momento em que enganar (o contribuinte) já não é possível. Eu gostaria - Senhor Superintendente -, que me explicasse como é possível continuar a gastar quando já se está endividado até o pescoço...

Mazarino: Se se é um simples mortal, claro está, quando se está coberto de dívidas, vai-se parar à prisão. Mas o Estado... o Estado, esse, é diferente!!! Não se pode mandar o Estado para a prisão. Então, ele continua a endividar-se... Todos os Estados o fazem!

Colbert: Ah, sim? O Senhor acha isso mesmo? Contudo, precisamos de dinheiro. E como é que havemos de o obter se já criámos todos os impostos imagináveis?

Mazarino: Criam-se outros.

Colbert: Mas já não podemos lançar mais impostos sobre os pobres.

Mazarino: Sim, é impossível.

Colbert: E, então... os ricos?

Mazarino: Os ricos também não. Eles não gastariam mais. Um rico que gasta faz viver centenas de pobres.

Colbert: Então, como havemos de fazer?

Mazarino: Colbert! Tu pensas como um queijo, como um penico de doente! Há uma quantidade enorme de gente situada entre os ricos e os pobres: os que trabalham sonhando em vir a enriquecer e temendo ficar pobres. É a esses que devemos lançar mais impostos, cada vez mais, sempre mais! Esses, quanto mais lhes tirarmos mais eles trabalharão para compensarem o que lhes tiramos. É um reservatório inesgotável!

Extraído de “Diálogos de Estado”

A POSSIBILIDADE DO IMPOSSÍVEL

Sonhos, ousadia e ação

Wagner Campos

Albert Einstein (1879-1955), físico alemão famoso por desenvolver a Teoria da Relatividade, mencionou durante sua vida, várias frases famosas. Uma delas é: "Nunca penso no futuro. Ele chega rápido demais". Para um gênio como Einstein que vivia muito à frente de sua época, tal frase poderia ter certo sentido. Mas também deixa claro que sua preocupação era agir no presente, no hoje, e as consequências dessas ações seriam repercutidas no futuro.

Ainda utilizando frases do físico, mais uma vez ele quebra um paradigma quando cita: "A imaginação é mais importante do que o conhecimento". Os céticos podem insistir em afirmar que o mais importante é adquirir conhecimento. No entanto, sem a criatividade nascida de uma boa imaginação, de nada adianta possuir conhecimento se você não tem curiosidade em ir além.

O conhecimento é muito importante para validar a criatividade e colocá-la em prática, mas antes de qualquer ação existiu a imaginação, um sonho que aliado ao conhecimento e habilidades pode transformar-se em algo concreto. Já a imaginação criativa, sem ações, permanece apenas como um sonho.

Ainda à frente de sua época e indiretamente colaborando para os dias atuais, Einsten mais uma vez apresenta uma citação interessante: "no meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade". Ou seja, mesmo em meio a uma crise, podemos encontrar oportunidades. Oportunidades aos empreendedores, aos inovadores, às pessoas e empresas que tiverem atitude e criatividade, que saiam da mesmice, que não se apeguem a fatos já conhecidos, mas busquem o novo, o desconhecido.

Como profissionais, precisamos ser flexíveis e multifuncionais. Devemos deixar de nos conformarmos em saber executar apenas uma atividade e conhecer várias outras, nas quais com interesse e dedicação podemos ser diferenciados. Já as organizações devem encontrar em uma nova realidade, novos usos de produtos e boas oportunidades para os mercados que passaram a existir.

E para fechar este artigo com chave de ouro, cito outra sábia frase de Einstein: "Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário". Acredite, tudo é possível desde que seja dado o primeiro passo. Você pode realizar seus sonhos se tiver confiança e lutar por eles. Poderá encontrar novas oportunidades desde que olhe "fora da caixa" e seja o primeiro a descobrir uma chance que ninguém está conseguindo ver.

Para se chegar a uma longa distância é preciso, antes de tudo, dar o primeiro passo. Parecia impossível o homem voar e ir à lua. Quem imaginou, 30 anos atrás, que poderíamos acessar milhares de informações em milésimos de segundos através da Internet? Mas para estas perguntas, por mais óbvias que sejam as soluções, faço das palavras de Einstein, minha resposta: alguém que duvidou e provou o contrário.

sábado, 15 de outubro de 2011

DIA DOS PROFESSORES

Por trás de grandes engenheiros, grandes médicos, grandes advogados, grandes administradores, grandes homens e grandes mulheres, há sempre um PROFESSOR.
Parabéns pelo dia de hoje, e que vocês sejam mais respeitados por todos, principalmente pelos seus alunos.


"Para Sara, Raquel, Lia e para todas as crianças"
Carlos Drummond de Andrade

Eu queria uma escola que cultivasse
a curiosidade de aprender
que é em vocês natural.

Eu queria uma escola que educasse
seu corpo e seus movimentos:
que possibilitasse seu crescimento
físico e sadio. Normal

Eu queria uma escola que lhes
ensinasse tudo sobre a natureza,
o ar, a matéria, as plantas, os animais,
seu próprio corpo. Deus.

Mas que ensinasse primeiro pela
observação, pela descoberta,
pela experimentação.

E que dessas coisas lhes ensinasse
não só o conhecer, como também
a aceitar, a amar e preservar.

Eu queria uma escola que lhes
ensinasse tudo sobre a nossa história
e a nossa terra de uma maneira
viva e atraente.

Eu queria uma escola que lhes
ensinasse a usarem bem a nossa língua,
a pensarem e a se expressarem
com clareza.

Eu queria uma escola que lhes
ensinassem a pensar, a raciocinar,
a procurar soluções.

Eu queria uma escola que desde cedo
usasse materiais concretos para que vocês pudessem ir formando corretamente os conceitos matemáticos, os conceitos de números, as operações... pedrinhas... só porcariinhas!... fazendo vocês aprenderem brincando...

Oh! meu Deus!
Deus que livre vocês de uma escola
em que tenham que copiar pontos.

Deus que livre vocês de decorar
sem entender, nomes, datas, fatos...

Deus que livre vocês de aceitarem
conhecimentos "prontos",
mediocremente embalados
nos livros didáticos descartáveis.

Deus que livre vocês de ficarem
passivos, ouvindo e repetindo,
repetindo, repetindo...

Eu também queria uma escola
que ensinasse a conviver, a
coooperar,
a respeitar, a esperar, a saber viver
em comunidade, em união.

Que vocês aprendessem
a transformar e criar.

Que lhes desse múltiplos meios de
vocês expressarem cada
sentimento,
cada drama, cada emoção.

Ah! E antes que eu me esqueça:

Deus que livre vocês
de um professor incompetente.




ANNA KAREN


Vamos conhecer a Anna Karen do Amaral Barros. Essa gata tem 18 anos, nasceu em Niterói mas já está em Maricá há 16 anos, morando em São José do Imbassaí. Aluna do 1º ano do ensino médio do colégio Joana Benedicta Rangel, ela está nas páginas do CulturarTEEN fazenco sua primeira apresentação.
Confira as fotos dessa gatinha acessando http://asgatasdoculturarte.blogspot.com/2011/10/anna-karen.html

FESTA DA PRIMAVERA DO ELISIÁRIO MATTA

GABRIELA E MARCOS CAMACHO, OS MAIS BELOS ESTUDANTES DO ELISIÁRIO

Um excelente público, composto de alunos, familiares e funcionários do Colégio Estadual Elisiário Matta localizado no Centro de Maricá, assistiram a belíssima FESTA DA PRIMAVERA que este ano, além de várias atividades e barraquinhas, contou com o concurso A MAIS BELA E O MAIS BELO ESTUDANTE DO ELISIÁRIO.
Organizado pelas jovens Isabella de Oliveira (17), Paula Cristina (18) e Carolina Azeredo (17), ambas alunas do 3º ano do ensino normal (formação de professores) e contando com o apoio total da direção da instituição de ensino (com Rosangela Diretora Geral e Jorge Diretor Adjunto), o evento começou às 16 horas e o desfile, cumprindo o cronograma, rigorosamente às 19 horas.
No júri, o jornalista e produtor de eventos Pery Salgado (do CulturarTEEN), a professora de Física Kátia Cristina, a monitora do projeto Mais Educação Cintia de Castro, o também monitor do projeto Mais Educação Luan Santos e o jovem empresário Ciro Fontoura tiveram muito trabalho para escolher os mais belos de 2011.
Ao final da noite, foram escolhidos os seguintes jovens:
NA CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL:
João Victor campeão com 60 pontos, em segundo Gabriel com 59 pontos e Felipe com 52 pontos dos 75 possíveis
Pelas meninas, a campeã foi Ester com 155 pontos, em segundo Beatriz com 147 e Luana com 135 pontos dos 240 possíveis
NA CATEGORIA ENSINO MÉDIO
Marcos Camacho foi o campeão com 62 pontos, seguido por Marcos Antônio com 60 pontos e Marcos Fernandes com 58 pontos dos 75 possíveis.
Pelas meninas, GABRIELA foi a campeã com 192 pontos, seguida de Fabrícia com 166 e Stellita com 154 pontos dos 240 possíveis.
Marcos Camacho e Gabriela, os vencedores da categoria ensino médio receberam vários prêmios e um book digital com 250 fotos no valor de R$ 650,00 oferecido pelo CulturarTEEN. Eles também terão um ensaio publicado brevemente no CulturarTEEN on line.
As concorrentes da categoria ensino médio
O júri
 
Gabriela e Marcos Camacho, os mais belos do Elisiário em 2011

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PATINA SHOW ESCOLHE MISTER E MISS

 A tarde de 12 de outubro foi especial na quadra Poliesportiva Leonel de Moura Brizola no bairro do Flamengo em Maricá. A equipe do Patina Show realizou a festa das crianças com muitas guloseimas e refrigerantes totalmente gratuitos, além dos deliciosos Icegurts.
Muitas atrações, além da patinação livre e das competições aconteceram no local.
Diversos brindes também forma sorteados além de um super patins.
Campeonatos de slalon e o primeiro concurso MISTER e MISS PATINA SHOW também animaram a festa que terminou às 20:30h.
O evento, organizado por Roberto Marques, teve o apoio de: GABRIEL PERSIANAS, GABRIEL DIGITAL, PORTO DAS TINTAS, KOEMA, PALLADON, OFFIS, DENIFER, MACOMAR, CARLINHOS DO GÁS, RIQUINHO, VARANDÃO DO ZÉ CARLOS, LÚPULO DO GATO, TERIAGA, PROVSUL, PERFIL IMOBILIÁRIA, HIDROLUX, SUPERMERCADO GOL, LUXTOUR, SIMONE ARTESANATO, CLAUDIA ARTESANATO, PATRÍCIA REIS FOTÓGRAFA, e CULTURARTEEN
Confira os melhores momentos do evento que teve apoio da Secretaria de Esportes através do Secretário Aldair acessando http://destaquesdoculturarteen.blogspot.com/2011/10/patina-show-da-show.html

O público se divertiu com as guloseimas e com as atrações
 Jéssica Jabor e banda fizeram mais um grande show Gospel

 Vinícius foi escolhido o Mister Patina Show 2011
 Rosy Oliveira do CulturarTEEN entrega o troféu de Madrinha do Patina Show a Roberta Marques
 Roberta Marques, Rayza Fraga (Miss Patina Show) e a fotógrafa Patrícia Reis que fez a cobertura para o CulturarTEEN
 Luiza Nunes, Roberta Marques, Rayza Fraga, Wictória Salgado e Mariana, as vencedoras do Miss Patina Show
Rayza - Miss Patina Show, Vinicius - Mister Patina Show, Roberta - Madrinha do patina Show e Roberto Marques - coordenador do Patina Show