ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Os sete erros de maquiagem mais comuns e como evitá-los

 Existem alguns erros bem comuns que podem comprometer a make 

Erros grotesco e exageros em maquiagens podem botar tudo a perder, como na foto acima onde a make nas maçãs do rosto ficaram extremamente fortes fazendo com o a modelo parecesse estar sem nariz

A maquiagem valoriza, esconde, e pode fazer tudo o que cada mulher deseja e precisa para se sentir segura e bonita. Mas existem alguns erros bem comuns e que podem comprometer a make. Veja os sete principais e saiba como evitá-los:

Testar a cor da base no dorso da mão

Um dos erros que mais chama atenção é quando se erra o tom de base, seja mais clara ou mais escura. O ideal é que o produto seja semelhante à sua pele e mais importante: certifique-se de que o pescoço e o rosto não ficarão manchados ou com tonalidades diferentes. 

Para isso, ao escolher o mais adequado para sua pele, você deve testar a base no rosto mesmo e não no dorso da mão. Lembrando, claro, que às vezes pode haver uma variação na pele do rosto para o resto do corpo, principalmente no verão. 

Eu, por exemplo, evito expor meu rosto ao sol, e quando me bronzeio, meu rosto fica alguns tons mais claros, então uso uma base mais escura para igualar.


Passar batom com acabamento matte com os lábios ressecados 

Além de destacar o ressecamento dos lábios, aplicar um batom com acabamento matte evidencia ainda mais as rachaduras e colabora para que a pele fique mais desidratada. Para resolver isso, é interessante hidratar os lábios com um balm ou com a famosa manteiga de cacau  –  inclusive antes de aplicar batom. O mais indicado, nesse caso, seria os de acabamento cremoso ou até um gloss.


Deixar o contorno muito marcado

Conforme já expliquei em outro texto, o contorno é uma técnica de maquiagem que serve para reforçar as dimensões do rosto e também pode dar uma afinada. Ela é aplicada logo após a base. No entanto, o intuito não é que isso fique evidente. A dica é sempre esfumar bem, apenas para dar um aspecto bonito e coeso à maquiagem, criando um efeito de sombreamento.


Exagerar na aplicação e cor do blush

Antes de mais nada, é muito importante saber que o blush não deve ser aplicado em toda bochecha, mas nas maçãs do rosto, com movimentos suaves em direção à orelha. Assim como o contorno, o blush também não deve ficar marcado. Uma boa dica para verificar se o blush (a base e contornos também) não está muito carregado e se está na cor correta é checar a make em vários pontos de luz de onde você estiver, priorizando, sempre que possível, verificar na luz natural, por ser mais fidedigna.   


Usar o curvex após a máscara de cílios

O curvex é um acessório que, como o próprio nome diz, é usado para deixar os cílios mais curvados e com aspecto alongado, o que ajuda a valorizar o olhar. Porém, ele deve ser aplicado antes da máscara. Se for depois, existe o risco de enfraquecer os pelos e até mesmo arrancá-los, já que, com a máscara, é possível que os pelinhos grudem no utensílio. 

 

Pular a preparação de pele

A preparação de pele é fundamental para obter um resultado bonito na make, isso inclui limpá-la. Por mais que você esteja sem nada de maquiagem, é importante passar o demaquilante para retirar qualquer possível resquício que tenha ficado e remover impurezas. 

É interessante também aplicar um tônico facial,  pois ele auxilia a reequilibrar o PH da pele e tem ação hidratante, além de contribuir para que os ativos dos cremes que você usará depois penetrem melhor - alguns tônicos até auxiliam no controle da oleosidade. 

Uma dica é utilizar a água micelar que abrange a função de demaquilante (no caso de não estar com uma make pesada na pele) e tônico. Em seguida, aplicar o hidratante. Lembrando sempre que mesmo peles oleosas necessitam de hidratação, basta escolher o produto mais adequado.

Não tirar a maquiagem para dormir

Esse erro é clássico, mas vale ressaltar: é durante o sono que ocorre a renovação celular. Ou seja, dormir sem tirar a maquiagem pode entupir os poros, causar cravos e espinhas, isso sem falar no quanto envelhece a pele… 

No fim do dia sempre é bom, além de demaquilar, lavar bem o rosto com sabonete facial apropriado para seu tipo de pele e hidratá-lo antes de dormir.