ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

A JORNADA DE SUPERAÇÃO DE ALTINA PIMENTEL: A VIDA COMEÇA AOS 50!


 O CulturarTEEN está mais uma vez conversando com uma mulher que tem uma grande história de vida e de superação. O nome dela é Altina Pimentel (52) e realmente é motivadora para outras mulheres, pois ela se cuida, se ama, se respeita, mas nem sempre foi assim na vida desta Enfermeira aposentada.

Com uma longa história de problemas de saúde no decorrer de sua vida, j[a fez uma procedimento no coração, já operou a coluna, já operou a cabeça, e após sua gravidez (Altina tem uma linda filha de 22 anos), ela aumentou bastante o seu peso e chegou próximo dos 110 quilos, para uma pessoa com pouco mais de 1,60 m de altura, ou seja, chegando muito próximo a obesidade mórbida.


“Quem me conheceu há 15 anos atrás sabe que eu fiquei muito gorda e isso me desencadeou uma insatisfação, acomodação e uma degaste físico onde eu não conseguia subir um simples lance de escada”, confidenciou Altina, que afirmou que sua auto estima ficou muito ruim, pois ela não conseguia fazer nada interferindo na sua vida pessoal e também no seu relacionamento conjugal.

Mas em 2017 Altina resolveu mudar. Na verdade essa mudança começou em 2013, quando conheceu uma empresa que a ajudou a perder bastante quilos e a partir de 2017 resolveu fazer atividades físicas, após perder cerca de 15 quilos desde 2013, chegando aos 88 quilos.


“O fato de uma pessoa ser obesa é uma coisa, o fato de uma pessoa ser obesa com saúde ou com alguma doença, é outra. E eu era uma pessoa obesa com problemas de saúde. Eu não conseguia praticar uma atividade física, eu tinha colesterol alto, triglicerídeo alto, e uma série de complicações com fatores de doença” desabafou.

“Minha última vez que tinha frequentado uma academia eu tinha 17 anos. Retornei mais de 30 anos depois e durante todo este período fui uma mulher sedentária em qualquer tipo de atividade física. Minha vida era trabalho, casa, além de eu gostar de comer muito e de tudo, sem limites” confessou Altina.

“Eu não estava me sentindo bem, meu corpo não era o meu, o que eu queria. Estava flácida, com muita pele e acabei fazendo uma abdominoplastia (não fiz bariátrica), fiz colocação de silicone e recentemente (em outubro de 2020), fiz uma lipoaspiração no quadril, e vou fazer outras quantas vezes eu achar necessário. Enquanto eu fizer para eu me satisfazer, me sentir feliz, eu vou fazer. Eu acho que a gente tem que se aceitar, a gente tem que fazer as coisas e se sentir feliz. Primeiro a gente tem que satisfazer à nós, não temos que fazer nada para agradar os outros, primeiro temos que ter amor próprio e fazer uma coisa para se agradar.

De 2017 até os dias de hoje, Altina conseguiu mudar e passou a ter uma melhor qualidade de vida. “Hoje tenho hora certa para comer. Bebo minha cerveja, mas tudo de forma regrada, sem exageros. Tudo isso aconteceu na minha vida por que eu descobri o AMOR PRÓPRIO. Quando passamos a ter o AMOR PRÓPRIO (a nos valorizarmos realmente) a gente consegue executar algumas coisas que antes achávamos que poderia ser impossível. Cheguei a pesar 60 quilos, mas estava muito magra e também não me senti bem. Eu me olhei no espelho e disse: eu não quero ficar assim! Eu não queria voltar aos 110 quilos mas eu não queria ter apenas 60 quilos”.


Atualmente, durante o processo de preparação do seu corpo (esculpindo o corpo), Altina hoje se sente muito bem com seus 70 quilos, um peso compatível com sua estrutura física. “Hoje tenho 70 quilos com saúde. Faço acompanhamento nutricional, tenho minha cirurgiã plástica, frequento academia (parou devido a pandemia, mas já está retornando paulatinamente) e cuido muito bem de mim e do meu corpo.
E depois deste papo super motivacional, qual seria a dica que Altina deixaria para outras mulheres que querem seguir seus caminhos?

Eu espero que tenha contribuído com alguma coisa para as pessoas, afinal a minha história é bem convidativa para que as pessoas mudem de posicionamento com relação ao que está acontecendo em suas vidas”, concluiu feliz essa nova mulher: ALTINA PIMENTEL!

“Eu diria que a mulher deve olhar para dentro de si e que faça exatamente aquilo que a satisfaça. Analise sua vida: será que está te fazendo bem ter um sobrepeso? Analise! Será que está valendo a pena ser magra demais? Analise!


Baseado nisso, procure também pessoas que fazem o mesmo que você. Eu quando passei a andar com pessoas que gostam de academia, contribuiu muito também. Para mim o principal eu digo e repito: é o AMOR PRÓPRIO. Se a gente se acha, a gente é capaz de qualquer conquista, a gente é capaz de tudo. E acima de tudo, a gente ter aquela coisa da GRATIDÃO. Eu sou uma pessoa que não sei fazer absolutamente nada sem usar a palavra GRATIDÃO. Todo mundo tem a sua religião, porém, eu sou grata todos os dias e eu uso a palavra de Deus em qualquer momento da minha vida. Para que tudo isso acontece comigo, foi baseado numa fé muito grande que eu carrego dentro de mim. Eu tenho amor próprio, tem a questão da fé, você tem que ter foco, determinação, perseverança, objetivo... tudo!

Eu espero que tenha contribuído com alguma coisa para as pessoas, afinal a minha história é bem convidativa para que as pessoas mudem de posicionamento com relação ao que está acontecendo em suas vidas”, concluiu feliz essa nova mulher: ALTINA PIMENTEL!


Que a história de vida e superação de Altina, sirva de exemplo para muitas mulheres!

Confira abaixo o vídeo da entrevista de Altina Pimentel, e os ensaios fotográficos acessando os links:


A JORNADA DE SUPERAÇÃO DE ALTINA PIMENTEL: parte 1


A JORNADA DE SUPERAÇÃO DE ALTINA PIMENTEL: parte 2


A JORNADA DE SUPERAÇÃO DE ALTINA PIMENTEL: parte 3