Uma das primeiras matérias do Culturarteen em 2021, foi a boa notícia da liberação dos recursos da Lei federal Aldir Blanc que beneficia fazedores de artes e cultura por todo o país. A secretaria de cultura de Maricá, realizou um trabalho belissimo relatado na matéria (https://culturarteen.blogspot.com/2021/01/para-comecar-o-ano-com-pe-direito.html), e garantiu que todas as informações, avaliações e aprovações teriam sido enviadas a secretaria de administração da prefeitura de Maricá para o empenho e liberação dos recursos, prometidos para a primeira semana do ano.
Acontece que mesmo tendo findado a primeira semana, e lutando com a falta de recursos e proventos desde o início da pandemia em março, artistas passam sufoco, muitos passaram e ainda passam necessidades e até fome e o auxílio emergencial, 10 meses depois de iniciada a pandemia que levou o mundo a um pandemônio, ainda não saiu.
Cabe a secretaria de administração da prefeitura agilizar o processo e ainda tentar salvar do respiradouro, os artistas que passam verdadeiro sufoco e penúria.
No grupo do whatsapp, vários depoimentos e desabafos:
"Eu acho que muitas coisas ficaram a desejar desde o início. Informações desencontradas, mal explicadas sobre uso do recurso e prestação de contas, durante toda.processo só eu recebi informações distintas sobre isso como se não houvessem regras e que as alterações fossem ocorrendo por algum outro motivo ao qual desconhecemos
Regras mal explicadas tendo em vista que um artista musical possui um padrão, enquanto a entidade com sede por exemplo, tem outros orações e necessidades.
No entanto, de forma desencontrada aplicaram as mesmas "regras" para todos causando imensa nuvem de dúvidas. Conversei com várias pessoas em particular que se sentiram da mesma forma que eu, contudo, todos cautelosos com medo de manifestar suas opiniões . Esperando uma luz...
Eu particularmente me posiciono sempre que preciso, de forma respeitosa claro, porém questiono o que não me parece razoável. Mas em diversos momentos deixei passar as coisas que me pareciam estranhas por ver uma maioria mais quieta sobre o fato. Eu achei que pudesse ser um ponto de vista meu errado, e me calei, afinal estou aqui pra aprender e sei quanta gente que respeito está aqui neste grupo. Mas depois percebi que muitos desses tinham os mesmos receios. mas vejam bem, se não nós posicionarmos perderemos a força de cobrar depois.
Respeito e questionamento, não é briga e confusão, é luta por direitos e interação em algo que nos diz respeito."
"O problema que o pessoal reclama por motivos já encaminhados, toda parte da secretaria já foi concluída agora está na prefeitura, e a secretária tá fazendo a parte dela de cobrar para que os trâmites burocráticos acelerem"
"Por isso o silêncio da secretaria causa problemas. E a crítica é pq não há posição clara e previsões qdo até o Rio de Janeiro, governado por um inimigo da cultura, já efetivou os pagamentos."
"Os editais foram detalhados a quantidade de artistas contemplados e valores, deveria ter reclamado na época"
"Errado é o diálogo não funcionar. Estamos em desespero FATO, mas é preciso estar atento as regras do jogo burocratico. Não tem certo e errado num momento como este que tem gente trabalhando pra salvar vidas e não recebe também...nem ao menos respeito. A CULTURA precisa estar unida em pensamento tambem. Sermos mais inteligentes."