Após matéria publicada na quinta feira 07 de janeiro sobre os problemas para liberação do auxílio emergencial que será ofertado através da Lei Aldir Blanc (https://culturarteen.blogspot.com/2021/01/artistas-de-marica-soltam-o-verbo.html), e onde artistas de Maricá soltaram o verbo devido a demora e desencontro de informações, o CulturarTEEN colocou matéria explicativa e com vários comentários dos artistas. Ainda na tarde do mesmo dia, após leitura da mesma, o secretário de cultura Sady Bianchin (que junto com sua equipe realizou magnífico trabalho) deu os seguintes esclarecimentos:
1 - A secretaria de Cultura de Maricá não demorou mais ou menos que qualquer outra secretaria, pois o prazo era para todas da lei Aldir Blanc, 31/12/2020.
2 - A secretaria fez três processos, dentro do prazo previsto na lei, portanto não é a quantidade que atrasou, tem secretaria que fez cinco ou seis processos. O importante era cumprir o prazo legal e a nossa secretaria fez, senão o dinheiro teria retornado.
3 - A secretaria de Cultura de Maricá, fez o dever de casa, por que ainda não foi pago?
Porque cada município tem metodologia de trabalho próprio, são diferentes nos ritos sumários, exemplo exigências da PGM, da Controladoria, dá secretaria de planejamento, volume de trabalho, quantidade de funcionários (com covid, com licença, etc.), ordem de análise de processos, a lei Aldir Blanc é emergencial, mas todos os processos ligados à saúde/ Coronavirus, também são, então a analise de todos precisam de uma demanda enorme.
4 - A secretaria de Cultura e seus gestores trabalharam por livre e espontânea vontade e desejo a noite, final de semana, feriado, indo buscar documentos na casa de artista e trabalhadores da Cultura pelo amor a causa e ciente da suas obrigações e solidariedade. Outros órgãos da prefeitura não são obrigados a trabalharem fora do expediente, a noite ou final de semana e mesmo que quisessem a prefeitura fecha às 17 horas e nos finais de semana, não podem entrar no prédio e no setor.
5- Após o cumprimento do PLANO DE AÇÃO (Cadastro, seleção e processos de empenho) , pela secretaria de Cultura de Maricá, no prazo legal, todos os artistas e trabalhadores da Cultura selecionados, estão hábitos a receber, não perderão o direito e preciso aguardar o trabalho de outros setores.
6- A secretaria de Cultura está em silêncio? Não é verdade, todos os dias estamos na prefeitura acompanhar os processos e seus rituais, por questão de ética não podemos emitir parecer por outras secretários e órgãos governamentais, o que podemos afirmar que todos os setores estão trabalhando.
7- O trabalho invisível não aparece para a classe artística, mas posso afirmar que é muito grande para cada contemplado é um processo de pagamento, é muito trabalhoso, fiscalizado, revisado etc. Como é repasse federal é necessário isto.
8- Enfim são vários fatores que se precisa conhecer para emitir opinião fundamentada, as vezes uma PGM leva 20 dias na análise, outra leva 45 dias, e assim por diante.
"Bem estamos com a consciência que estamos tentando fazer o melhor possível.", encerrou o secretário.