ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

ALEXSANDRA DA SILVA, MODELO PLUS SIZE, PARTICIPA DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

 Câncer de mama é mais agressivo em mulheres obesas


Embora a ligação entre obesidade, estrogênio e câncer de mama seja bem conhecida, ainda não se sabe por que os tumores agressivos continuam a crescer em mulheres obesas mesmo após a terapia antiestrogênico. Segundo um novo estudo publicado na revista científica Hormones & Cancer envolvendo ratos de laboratório, após a menopausa o tecido adiposo continua produzindo estrogênio, um hormônio que pode promover o crescimento tumoral. Isso ajuda a explicar por que tantas mulheres obesas na pós-menopausa têm risco aumentado da doença.

Cerca de 40% das mulheres americanas são obesas, e aproximadamente 75% de todos os cânceres de mama são positivos para receptores de estrogênio. Nesses casos, as terapias indicadas são aquelas que agem inibindo esse hormônio, mas algumas vezes, mesmo após o tratamento, os tumores continuam crescendo graças à obesidade.

Durante o estudo, os pesquisadores descobriram que os ratos não produzem estrogênio quando estão obesos, o que não ocorre com as mulheres que estão acima do peso. Mas eles tinham receptores de androgênios sensíveis – esse hormônio está presente tanto em homens quanto em mulheres.

A partir daí, eles suspeitaram que após a remoção de estrogênio, os tumores que continuaram a crescer tornaram-se dependentes do androgênio. Mas quando eles foram tratados com terapias antiandrogênios, regrediram e não surgiram tumores novos, o que significa que os receptores de androgênios podem ter relação com o crescimento agressivo do câncer em mulheres na pós-menopausa.

Para descobrir por que esses receptores se tornam hiperativos na forma mais agressiva de câncer de mama, os pesquisadores examinaram vários fatores que são diferentes entre pessoas magras e obesas, como a resistência à insulina e a inflamação crônica, que é maior nas pessoas que estão acima do peso.

Eles acreditam que no futuro o Índice de Massa Corporal (IMC) ou o estado metabólico das pacientes com câncer de mama pode vir a ser considerado na hora de escolher o tratamento. Assim, as mulheres podem se beneficiar de uma terapia mais personalizada, com base no papel que a obesidade tem no desenvolvimento da doença.

A ciência já estabeleceu que a obesidade é a segunda maior causa de câncer considerada prevenível. Ela está associada a 13 tipos diferentes da doença, entre eles, o de mama e o de pâncreas, segundo a Organização Mundial da Saúde.

MODELO PLUS SIZE PARTICIPA DA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE A PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

O nome dela é Alexsandra da Silva Rocha (47), nascida em São Gonçalo, moradora do bairro Boa Vista e depois Laranjal, está em Maricá há pouco mais de um ano, morando em São José do Imbassai. Uma morena linda, corpão, com um sorriso que cativa e que chama atenção, é divorciada, tem duas linhas filhas (Ingrid 29 e Thainara 23), tem ensino médio completo e se formou em Técnica em Análises Clínicas (Inst. Albano Reis em 2014) e posteriormente em Cuidadora de Idosos (Márcia Fu Saúde em Niterói). 

Alexsandra foi descoberta pela PR PRODUÇÕES no final de 2020, e teve um início de carreira meteórico. Já participou de três matérias, fez um ensaio fotográfico (pelas lentes de Pricilla Darmont - PR PRODUÇÕES), e foi convidado pelo produtor Pery Salgado, para ser uma das estrelas da campanha de prevenção ao câncer de mama.


Extremamente lisonjeada pelo convite, ela explica como se cuida na prevenção ao câncer de mama: "Eu costumo fazer preventivo ano a ano, mamografia,  transvaginal porque faço acompanhamento de um mioma. Procuro fazer o exame de toque todos os dias ao tomar meu banho e a qualquer sinal, corro para minha ginecologista. Prevenir é um ato de amor com minha saúde e minha vida!"

Confira o ensaio completo acessando:

https://gordinhasdebiquini.blogspot.com/2021/01/alexsandra-da-silva-modelo-plus-size.html