ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

VIVA RIO SÓCIO AMBIENTAL AGITA EM MARICÁ

2ª Roda Cultural bomba Maricá 
        Cerca  100 pessoas agitaram a 2 ª Roda Cultural, que aconteceu no sábado 25 em Maricá, em frente à sede do Viva Rio Socioambiental (Parque Eldorado, Rua Barão de Inoã lote 6, quadra A). A partir das 16h, começou o som ao ar livre, com muito rock’n roll e Rap, sob o comando do DJ Fábio ACM e DJs convidados. O microfone ficou aberto e muita gente aproveitou para dar o  seu recado. Enquanto isso, a galera do skate fazia suas manobras radicais, para delírio dos participantes e dos que passavam pela rua. “Foi muito maneiro, só no skate devia ter mais de 20 cabeças. Nós mesmos montamos os obstáculos, como o caixote, o corrimão e o quarter, que ficarão na sede do Viva Rio para os próximos eventos”, comemorou Lucas Oliveira, 18 anos, um dos organizadores do campeonato Game Of Skate.
       
Lá pelas 20h começou a Batalha de MCs, com oito participantes, vencido por Wendel que, apesar de morador de Maricá, era desconhecido da maioria dos participantes. “O evento foi fantástico e com o apoio do Viva Rio daqui pra frente só vai crescer. Veio gente de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias. É uma minoria que tem muito a contribuir com a cultura da região”, contabilizou Matheus Felipe, um dos organizadores da batalha, também de 18 anos, já inscrito no curso gratuito de Hip Hop que o Viva Rio começa em fevereiro (veja quadro). Para Thiago Bonato, 25 anos, guitarrista da banda Ideias Fluintes que encerrou a noite, a segunda Roda Cultural foi melhor que a primeira: “É um processo natural, até porque o evento aconteceu na rua e as adesões aumentaram”, especulou. 
         Tudo começou em novembro, quando lideranças da cidade ligadas à cultura foram convidadas pelo Viva Rio a montar um grupo, que dialogasse de forma participativa sobre as propostas culturais para Maricá, sob o contexto temático socioambiental. E como disse Bonato, a cada nova edição o evento se aprimora. No caso do skate, dessa vez os participantes forneceram os equipamentos comunitários que serão usados daqui para a frente, como o quarter, uma rampa de 1,20 metro que permite aos praticantes pegar muito embalo para fazer suas manobras.
       
Um dos momentos mais agitados foi o Game of Skate improvisado pelos participantes, onde um skatista tenta uma manobra, acerta, e os outros têm de acertar a mesma manobra. Quem não acerta ganha uma letra. A primeira letra é o "S", a segunda é o "K", e segue até completar a palavra "S-K-A-T-E". Os que completam estão fora do jogo. Quando primeiro skatista recomeça, ele tenta outra manobra, se acertar, o processo inteiro se repete. Se a primeira pessoa erra a manobra que ele tentou, o segundo skatista tenta sua própria manobra. Se ele acertar, todos também terão de acertar aquela manobra, na ordem. Se qualquer um errar, ele ganha uma letra, e o jogo continua. O vencedor da disputa foi Fábio Valadares, o Mussum, veterano de 27 anos.
        A agenda das rodas culturais de Maricá continua e os próximos eventos já estão marcados para os sábados 22 de fevereiro, 29 de março, 26 de abril, 31 de maio, 28 de junho e 26 de julho.
Celina Côrtes
Assessora de Imprensa do Viva Rio Socioambiental