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quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

BILHETAGEM ELETRÔNICA ENTRA NA ERA DA BIOMETRIA

Se em algumas redes bancárias o uso da impressão digital para realização de transações em caixas eletrônicos vem se tornando algo comum na vida do brasileiro, uma parcela considerável da população do estado do Rio já está convivendo com esta novidade também no transporte público. Aproximadamente 390 mil beneficiários de GRATUIDADES residentes em Niterói, São Gonçalo e Maricá, utilizarão essa tecnologia para embarcar em quase 3 mil ônibus que circulam por estes municípios.
Em Maricá, o cadastramento dos usuários já foi concluído, mas para aquele que ainda não pode fazer ou que tenha algum problema no seu cartão de acesso, o posto de cadastramento está funcionando normalmente em horário comercial na Avenida Nossa Senhora do Amparo quase em frente ao colégio Joana Benedicta Rangel.
Maricá foi o primeiro município a empregar o sistema biométrico em seus ônibus, hoje já utilizado em outros municípios.
Em Niterói e São Gonçalo, o cadastramento deverá ser concluído até o meio do ano.
A gerente de Gratuidade da RioCard Cartões, Renata Faria explicou os motivos do investimento na tecnologia: “O objetivo é assegurar que a gratuidade seja dada a quem realmente tem direito. Com a biometris não vai ser possível uma pessoa passar na roleta com um cartão que não seja dela”. Dessa forma será viável dimensionar o volume de viagens gratuitas que acontecem onde o sistema está instalado e consequentemente, reduzir a incidência de fraudes.

COMO USAR A BIOMETRIA
Como a biometria está em uso, o procedimento de embarque mudou um pouco. O usuário apresenta o cartão no validador como sempre fez e em seguida o usuário colocará o dedo indicado no visor, no leitor biométrico. O usuário deverá retirar o dedo “escorregando” ele para fora do aparelho. Com isso, o aparelho fará a leitura da impressão digital e a conexão de dados com as informações registradas pelo validador, liberando a roleta posteriomente.

Nesta fase inicial pode haver alguma demora e o usuário não ser identificado por algum erro de uso logo na primeira tentativa, mas o motorista estará pronto para auxiliar o passageiro.