ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Grávida em perna de pau é a musa da Orquestra Voadora, no Rio

Foliões lotaram o Aterro do Flamengo e enfrentaram altas temperaturas.
Banda de Ipanema e Carmelitas também desfilaram no último dia de folia.


Grávida de seis meses, Marcela de Paula, de 27 anos, enfrentava o sol forte e horas de desfile da Orquestra Voadora, caminhando sobre pernas de pau. E tocando trompete. A disposição da foliã deu o tom da apresentação da Orquestra no Aterro do Flamengo, na tarde desta terça-feira (9). Segundo a Riotur, a folia reuniu 60 mil.
"Desfilo desde sempre. Não é nenhum sacrifício para mim. Estou com quase sete meses", contou a pernalta e foliã.  Assim como ela, uma multidão lotou o parque, procurando, sempre que possível, um lugar na sombra, mas com o sol a pino, a missão era quase impossível.
As pernas de paus marcaram o bloco: 63 "pernaltas" formaram um grupo equilibrista, preparados pelo instrutor Ricardo Gadelha. Ele explicou que os foliões em pernas de pau foram selecionados em encontros itinerantes organizados pelo coletivo.
Sobrou irreverência quando um folião fantasiado como Jesus Cristo "abençoou" uma fiel dizendo que ia conversar com São Pedro para tentar trazer chuva e amenizar o forte calor que fazia no baile da Orquestra Voadora. Com sensação térmica de mais de 47 graus no Rio nesta terça-feira, a mais alta do ano, a chuva seria mais que bem-vinda, dizia o folião.
De manhã, Santa Teresa, no Centro do Rio, voltou a se transformar num palco para mais uma passagem do bloco das Carmelitas, um dos mais tradicionais da região durante o carnaval. Fantasias criativas e a presença de uma ala de homens e mulheres com pernas de pau marcaram o bloco. Segundo a Riotur, 10 mil pessoas brincaram no bloco.