ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Cordão da Bola Preta leva um milhão de pessoas ao Centro do Rio

Bloco mais antigo da cidade completa 98 anos de tradição em 2016.
Com Maria Rita, Leandra Leal e Ludmilla, bloco fez a alegria dos foliões.


G1


O Cordão da Bola Preta, um dos blocos mais tradicionais do Rio, manteve a fama de arrastar multidão pelo Centro da cidade. De acordo com a Riotur, cerca de 1 milhão, de pessoas acompanharam o desfile na manhã deste sábado (6). Tumultos, brigas e furtos interromperam a festa em alguns momentos do desfile. De acordo com o Comando do 5º BPM (Praça da Harmonia), dois suspeitos foram presos durante o desfile. As ocorrências foram registradas na 5º DP (Mem de Sá). Jà Guarda Municipal informou que registrou seis detenções por desacato, briga, agressão e roubo ou furto.

O desfile começou com cerca de meia hora de atraso. A rainha do bloco, funkeira Ludmila, chegou com o desfile em andamento, sob forte calor. A madrinha do Bloco, a cantora Maria Rita, chegou pouco antes das 10h. Já a atriz Leandra Leal, porta-estandarte da agremiação, foi a primeira a chegar.

Algumas brigas e episódios de furtos aconteceram em volta do cordão que dividia os trios do bloco e os foliões. O G1 flagrou um homem suspeito sendo contido e agredido por alguns participantes do bloco(veja no vídeo).

Em outro momento, seguranças tiveram que apartar uma briga generalizada na frente da corda principal do bloco.


"O cordão da bola preta é paz, não é para que as pessoas tentem roubar os outros", afirmou o presidente do bloco, Pedro Ernesto Marinho.

Marinho alertou aos foliões que tomassem cuidado com pessoas agrupadas com o intuito de cometer furtos. "Se vir um grupo em fila indiana, segura porque eles não estão aqui para brincar carnaval, estão aqui para roubar os outros”, disse.


As músicas, no entanto, animaram o público que foi curtir em paz o bloco mais antigo da cidade, que completa 98 anos em 2016. Entre as marchas que já fazem sucesso há décadas no carnaval carioca, uma novidade composta pelo presidente do bloco, Pedro Ernesto Marinho, e João Roberto Kelly, rei das marchinhas que esteve ausente do desfile.

"Ôôô, eu quero dinheiro, o meu dinheiro sumiu, foi parar na lua, foi pra longe do Brasil", gritavam os intérpretes. A música caiu na boca do povo e foi cantada em todas as vezes que foi tocada durante as quase quatro horas de desfile.
Confira os videos do G1 acessando: