ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

TELESCÓPIO EM MARICÁ

Astrônomo amador chega em Maricá, RJ, com telescópios para observação

Ele fica na cidade até este sábado (02).
Evento é aberto e vai ser possível ver planetas e estrelas.


Há 31 anos mostrando os céus para milhares de pessoas, o astrônomo amador Eduardo Baldaci chega nesta quinta-feira (31) em Maricá, no litoral do Rio, com seus telescópios. Ele fica na cidade até o sábado (2), onde vai mostrar um pouco de seu conhecimento à população. Na parte da manhã a programação é na praça Orlando de Barros Pimentel, no Central da cidade. À tarde e à noite o evento segue para a orla da Lagoa de Araçatiba.
Baldaci, que iniciou seus trabalhos na década de 80 com a passagem do Cometa de Halley, já percorreu 12 cidades brasileiras e duas cidades dos Estados Unidos (EUA) com telescópios especiais capazes de observar desde as atividades solares até a passagem de astros mais raros, como os cometas.
Em Maricá, Baldaci fará diariamente duas edições do evento: uma pela manhã com telescópio de Hidrogênio Alpha capaz de visualizar de forma segura as explosões solares e, na parte da tarde, com um telescópio astronômico para a observação de planetas e estrelas. O astrônomo acredita que o projeto pode incentivar a construção de observatórios astronômicos.
"A astronomia para mim é muito mais do que fazer as pessoas olharem para o céu. Serve de conscientização planetária e de estímulos as futuras gerações que precisam redescobrir o poder dos Hobbies na vida diária, como forma de autoconhecimento e de maior estímulo aos estudos", afirma Eduardo Baldaci.