ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

MISS PLUS SIZE CARIOCA 2013 - CANDIDATAS

31 JOVENS ESTÃO DISPUTANDO O TÍTULO MÁXIMO DA BELEZA PLUS SIZE DO ESTADO DO RIO

Baseado em texto de Keka Demétrio da coluna Tempo de Mulher (MSN), com adaptação de Pery Salgado (jornalista do CulturarTEEN e Barão de Inohan)

Para que serve um concurso de Miss? Para definir um padrão de beleza? Alguns anos atrás poderíamos afirmar que sim, mas hoje não se pode garantir com veemência o real objetivo de um concurso de beleza. Uma coisa podemos afirmar sobre os concursos de Misses: todas as candidatas eram mulheres magras. Porém, a sociedade vem mudando e, queiram ou não, toda essa parafernália tecnológica tem inundado nossas vidas de informações, ideias e a possibilidade de novos pensamentos de liberdade.
Nos dias de hoje, quando se fala tanto em quebra de paradigmas estéticos e em democratizar a beleza, nada melhor do que a pluralidade de concursos de Misses para atingir os diversos tipos de beleza, idade e até mesmo orientação sexual.
Foi o que pensou o produtor, maquiador, professor de modelos e manequins para a maturidade, Eduardo Araúju, quando, em 2010, produziu o primeiro Concurso para Plus Size do Brasil, criado para mulheres tamanho GG. 
O concurso foi pioneiro e fez tanto sucesso que Eduardo conseguiu mostrar que beleza não depende de idade ou peso; e que o importante é dissociar o conceito de beleza da juventude, afinal, o mundo não é feito só de jovens de 18 anos com manequins pequenos.

Em Maricá, município que administrativamente faz parte da região metropolitana do Rio de Janeiro mas que geograficamente é o portal da Região dos Lagos (é lá e em Saquarema que realmente estão os lagos e lagoas da região), o produtor Pery Salgado (primo de Eduardo Araúju) que há 19 anos realiza concursos de beleza, desfiles e ensaios e há 3 anos começou a realizar concursos de misses, realizou este ano o segundo concurso Miss Maricá Plus Size, valorizando as gordinhas da região, e fez a coroação da primeira Miss Saquarema Plus Size - Izabella Abreu, da primeira Miss Araruama Plus Size - Paula Figueiredo e da primeira Miss São Gonçalo Plus Size - Luana Lessa. No dia 29 de novembro fará a coroação da Miss Cabo Frio Plus Size 2013 e em fevereiro estará realizando o primeiro concurso Plus Size da região dos Lagos. Em Maricá, a primeira Miss Plus Size do município foi Isabella Oliver (2012) que passou seu título para a grande vencedora deste ano, Patricia Olegario que foi eleita no dia 20 de outubro durante a NODEFE 2013 (Exposição de Noivas, Debutantes e Festas), no bairro de Itaipuaçu. Patricia conquistou também o título de primeira Miss Maricá Plus Size Web, ou seja, sua vitória foi unânime entre jurados e o público que votou durante uma semana pela internet.

MISS PLUS SIZE CARIOCA 2013

Este ano estamos chegando à quarta edição do concurso que acontece no próximo dia 23 de novembro (sábado), às 20h, na Casa de Espanha, Salão Nobre, no bairro do Humaitá, no Rio. Nas categorias de premiações, além da coroação da Miss Plus Size Carioca 2013, ainda teremos a coração de Vice Miss, Terceiro Lugar, Miss Simpatia, Miss Elegante e Miss Virtual através de votação pela internet. 
Mas a noite não será apenas das nossas queridas e lindas gordinhas. Neste dia, além da coroação da Miss Plus Size, será o lançamento oficial do Calendário "Senhoras do Calendário 201"', um projeto beneficente com a venda total revertida para a "Casa de Apoio com Crianças com Câncer de Santa Teresa"(CACCST).

Para muitos, os concursos de Misses ainda só servem para alimentar a indústria de cosméticos para reforçarem um ideal de beleza inalcançável e assim venderem cada vez mais seus produtos "milagrosos". Então, o que leva mulheres que por um longo tempo foram criticadas pelo seu peso e formas de seus corpos a se exporem e se candidatarem em um concurso de Miss? 
A blogueira Keka Demétrio fez essa pergunta para as candidatas do Miss Plus Size Carioca 2013 e veja o que elas responderam.
(algumas respostas estão acrescidas de informações obtidas pelo jornalista e produtor Pery Salgado)

As candidatas estão apresentadas em ordem alfabética dos municípios que elas representam:

ARARUAMA


Paula Figueiredo
20 anos - Manequim 46
Estudante
Praia Seca
'Minha decisão de participar do concurso não é apenas concorrer a um título, mas também ganhar visibilidade e mostrar que para ser Miss não é necessário ter o corpo mais magro e que, sim, nós plus sizes também podemos ser.Mostrar também que os padrões estéticos impostos pela sociedade não nos impedem de gostar de nossas curvas, e, principalmente, correr atrás de um sonho que é obter um título carioca tão importante', contou.

CABO FRIO

Aurea Vale
33 anos - Manequim 50
Administradora de Empresas trabalhando na área de turismo
Jardim Excelsior
'Para mim, ser a Miss Plus Size Carioca, é muito mais que uma mulher gordinha com um rosto bonito. É poder trocar experiências e servir de motivação para muitas mulheres' contou. A candidata afirmou que o concurso mostra que podemos vencer todas as nossas barreiras e preconceitos e nos amarmos acima de tudo. 'Podemos ser lindas, sexy, inteligentes e, o mais importante, não devemos perder nossa essência, aquela que vem de dentro da nossa alma e que não interfere no nosso manequim', completou Aurea.


Natalia Lyra
22 anos - Manequim 48
Auxiliar de escritório
Braga
'Resolvi participar porque quero mostrar para as pessoas que você não precisa ser magra para ser bonita e que as gordinhas têm a beleza e a simpatia que muita gente procura e não acha. Que somos felizes desse jeito. E provar para mim mesma que sou capaz de realizar meus sonhos independentemente do meu peso'.
Natália será coroada pela PR Produções a Miss Cabo Frio Plus Size 2013 na sexta feira dia 29 de novembro.

DUQUE DE CAXIAS


Josiane Lira
32 anos - Manequim 50
Modelo
Vila São Luiz
'Decidi me candidatar pela segunda vez em busca do título pois sou a cara do Rio de Janeiro, a verdadeira mulher carioca. Por isso quero conquistar o título de Miss Plus Size Carioca'.



Mariane Gomes
18 anos - Manequim 48
Modelo 
Chácara Arcampo

Ela é a caçulinha do concurso. Não foi registrada entrevista para o blog

ITAGUAÍ


Quesia Almeida
24 anos - Manequim 50
Publicitária e apresentadora de um programa Plus Size
Ilha da Madeira
'Me inscrevi no concurso primeiro porque acho que mereço ser Miss por ter chegado até aqui e por lutar para quebrar os preconceitos, não só no meio plus, mas em geral', revelou Quesia.

MANGARATIBA


Drielle Braga
20 anos - Manequim 46
Estudante de Ciências Biológicas na UEZO e estagiária na Fiocruz

'Decidi me candidatar pois, desde criança, ser miss é meu sonho, mas como nunca fui magra não me achava capaz. Comecei, então, na adolescência a acompanhar o movimento Plus Size no Brasil e, coincidentemente, na mesma época fui convidada para fazer um teste numa agência de modelos e fui contratada', contou a estagiária. Ela diz que todos estes acontecimentos fizeram com que ela entendesse que ser uma representante Plus Size não é somente fazer campanhas e ganhar dinheiro, mas também uma superação pessoal. 'Hoje me acho totalmente capaz e vou fazer meu máximo para ser a Miss Plus Size Carioca Oficial 2013', diz Drielle.

MARICÁ


Patricia Olegario
24 anos - Manequim 48
Supervisora de Call Center
Condado
'Quero mostrar para todos que nossa beleza não precisa de padrão para ser apreciada. Além de aumentar minha autoestima e incentivar outras mulheres'.
Patricia foi eleita a Miss Maricá Plus Size 2013 em concurso promovido pela PR Produções no dia 20 de outubro durante a NODEFE 2013. Patricia conquistou também o título de Miss Maricá Plus Size Web
2013.


Roberta Righetti
30 anos - Manequim 50
Professora de Inglês, Consultora Independente de Beleza e estudante de Estética.
Parque Eldorado
'Me candidatei porque é um sonho desde criança ser modelo e Miss. Mostrar que a beleza independe do peso ou do manequim e poder representar todas as gordinhas lindas que existem é uma honra', diz Roberta .
Roberta é a vice-campeã do Miss Maricá Plus Size 2013 realizado pela PR Produções e em 2012, a convite da produtora, representou o município no Miss Plus Size Carioca por impedimento de Isabella Oliver a Miss Maricá Plus Size 2012.

NITERÓI

Aline Bittencourt 
33 anos - Manequim 46/48
Publicitária, professora universitária e modelo plus size
Boa Viagem


Acredito que o movimento plus size no Brasil está engatinhando mas já com grandes conquistas! 
Há duas vertentes: a moda plus size, onde se constroem perfis profissionais e ainda passamos por adaptações e tentativas com erros e acertos, mas amadurecendo a cada dia! E outra são os concursos de beleza, onde mostram ao mundo que não é preciso estar dentro dos convencionais padrões estéticos e ilusórios de beleza para se sentir bem consigo mesma, ter elegancia, segurança e correr atrás (digo, à frente) de seus sonhos. 
Acredito que o concurso Miss Plus Size Carioca, não está em sua quarta edição por acaso, o trabalho do Eduardo é fantástico e muitas das nossas modelos cariocas que já conquistaram trabalhos e titulos no exterior passaram por suas passarelas. Ser candidata veterana é um orgulho, sendo esta minha segunda tentativa acredito aparentar mais calma do que a maioria das candidatas; puro engano.
O frio na barriga é igual para todas, afinal vai entender cabeça de juri?! É loteria... e no mais, eles terão muito trabalho este ano, pois todas as candidatas são lindas e este concurso se supera a cada ano.... fica a dica pras próximas que ainda irão participar! 
Vamos lá.. sorte a todas!

NOVA IGUAÇU


Graziele do Nascimento
30 anos - Manequim 46
Modelo profissional e consultora de cosméticos

'Me candidatei em busca de uma chance no mercado plus size. Perdi tudo de um dia para o outro quando incendiaram minha casa. Fui morar pelas casas dos outros e quando pensei que o mundo havia acabado, fui embora para Curitiba e tive o amor da minha vida, Arthur Victor, meu filho. Além do mais, tenho o curso de modelo profissional há dez anos', explicou.


RIO DE JANEIRO 




Bruna Baderode
28 anos - Manequim 48
Bacharel em Direito
Quintino
A carioca da gema decidiu se candidatar ao Miss Plus Size Carioca porque levanta a bandeira do segmento plus size e da valorização da mulher independentemente do tamanho de suas curvas. 'Meu foco é divulgar o mundo plus size, quebrar os padrões impostos pela sociedade mostrando que beleza não tem tamanho e, acima de tudo, eliminar os preconceitos que giram em torno das pessoas que estão acima do peso'.



Christine Cardozo
26 anos - Manequim 46
Musicista (Trompista)
Madureira 
'Decidi participar do concurso porque quero mudar a cabeça tanto das pessoas que criticam quem é gordinho como também de quem é gordinho. Nunca fui magra e, mesmo que fosse, não estaria nos 'padrões recomendados', conta. Ela comenta ainda das dificuldades em achar números plus size. 'Sou larga, grandona, coxuda. Sempre tive dificuldade em encontrar roupas e precisei de muito trabalho para me aceitar e, consequentemente, estar preparada pra enfrentar qualquer crítica. Por isso me acho preparada para representar não apenas o grupo das gordinhas, mas para representar o 'aceitar ser o que é, e como é', completa a trompista.

Observação: Trompista é o músico que toca a TROMPA 




Claudia Ferreira
31 anos - Manequim 50
Modelo e produtora de eventos
Campo Grande 
'Decidi participar do concurso por motivos pessoais, como sentir novamente aquela emoção, a união das meninas, as amizades e fazer do concurso uma mudança na sociedade de que todos somos mulheres lindas, sensuais e, acima de tudo, fazemos parte de tudo isso como todos', desabafou a modelo.


Danielle Ramalho
34 anos - Manequim 48
Professora de Educação Infantil
Leblon 
'Me candidatei ao concurso por razões pessoais como vencer minha timidez em relação ao meu corpo e aumentar minha autoestima. Estou feliz por passar por este momento onde tudo é novidade', contou a professora.


Elisângela Oliveira
33 anos - Manequim 48
Operadora de Caixa
Jardim Maravilha - Campo Grande
'Fui selecionada através do concurso 'Gata Preta Pluz Size', que está com uma parceria com Miss Plus Size Carioca', contou a candidata que no dia 24 também disputará com mais 13 meninas o título de 'A Mais Bela Negra Plus Size'. 'Estou muito feliz em participar desses dois concursos', falou.


Flávia Pinheiro
39 anos - Manequim 46
Professora de Português e Espanhol, revisora e tradutora
Jacarepaguá
'Decidi entrar pro concurso por conta da visibilidade que ele pode me oferecer, pois há alguns meses decidi investir na carreira de modelo plus size', contou a professora. Sua profissão também foi fator decisivo. 'Minha profissão é estressante e muito cansativa e, infelizmente, cada vez mais difícil. Cheguei a passar por problemas de saúde no último ano e esta é uma maneira de eu me curtir, me valorizar. Estou mergulhando de cabeça sem olhar pra trás, sem pensar que eu poderia ter feito isso antes. Carpe Diem'.



Flávia Puligg
27 anos - Manequim 46
Assistente Administrativo
Méier
'O motivo inicial que me fez ter vontade de me candidatar foi a beleza, a autoestima e a magia que envolvem um concurso de Miss. Sempre fui gordinha desde criança e confesso que pouco me incomodava o meu biótipo e curvas. Sempre enchi a boca pra dizer que eu era a 'GORDINHA MAIS LINDA DO BRASIL'. Esse ano fiz minha inscrição no último segundo e o sentimento que hoje carrego comigo é de que a beleza está em nós, no olhar, no sorriso, na gentileza, na confiança de ser e sentir bem e viva do jeito que é, independentemente de ser gorda ou magra, alta ou baixa. Se valorizar e se amar acima de tudo e não colocar e nem vestir um suposto 'padrão de beleza magro'', contou a assistente.



Helena Medina
30 anos - Manequim 54
Técnica de enfermagem em emergência hospitalar
Irajá
'Decidi entrar no concurso para fazer parte desse movimento a favor da beleza diversificada. Sempre elogiaram minha beleza, mas também sempre colocaram a questão de eu estar acima do peso como um defeito. Porque para a nossa sociedade, a beleza ainda está relacionada com a magreza, ser esbelta', diz. Helena ainda conta que deseja ajudar a quebrar esse paradigma, mostrando que a beleza não depende de altura, peso ou etnia, mas sim de um bem-estar interior nos aceitando como somos.



Karine Fersi
34 anos - Manequim 46
Cabeleireira e maquiadora profissional
Jacarepaguá
'Decidi aceitar concorrer com essas lindas mulheres, pois me encantei com o projeto e com a oportunidade de ser a mulher a representar a classe de inúmeras mulheres volumosas, alegres, belas e amadas. Chegou a hora de deixar claro que: sim, somos felizes, desejadas, lindas e sexies como todas as demais mulheres, mas temos uma carta na manga, fomos fabricadas na versão Plus e o mundo também nos pertence'.



Lidiane Machado
34 anos - Manequim 48
Técnica de Telecomunicações
Bangu
'Me candidatei para participar do concurso simplesmente para mostrar à sociedade que a autoestima da mulher vai muito além do que um elogio pelo nosso rosto. A sociedade precisa entender que temos muito mais para mostrar além de inteligência, simpatia, carisma e amor-próprio. Plus Size vai muito além de gordura, pra mim, é sinônimo de dar valor ao seu próprio eu'.


Marcia Bastos
29 anos - Manequim 46
Auxiliar Administrativo
Tijuca 
'Por que ser miss? O motivo é simples: superação de desafios! Quebra de preconceitos formados por tantos. Quero mostrar que nós, gordinhas, podemos ser bem além de um rostinho 'bonitinho' e que cada uma pode ser linda maravilhosa e poderosa a partir do momento que tiver o verdadeiro amor-próprio'.


Priscilla Oliveira
33 anos - Manequim 54
Analista de Crédito
Engenho Novo
'Decidi me candidatar porque acompanho o mundo plus size e sinto realizar um sonho de princesa em ter um dia tão especial. Candidatar-me levantou ainda mais minha autoestima e me fez perceber que sou uma mulher de fibra, corajosa, linda e poderosa', revelou Priscilla.



Renata Cerqueira
33 anos - Manequim 46
Auxiliar Administrativo
Pavuna
'Decidi me candidatar o Miss Plus Size Carioca para melhorar minha autoestima e fazer novas amizades', disse Renata.


Sulara Madureira
40 anos - Manequim 48
Farmacêutica e empresária
Ilha do Governador
'Acredito que o objetivo de cada uma de nós que está participando do concurso Miss Plus Size Carioca vai muito além de simplesmente ser escolhida a mais bela. Trata-se de levantar uma bandeira contra o preconceito que cada um de nós sofreu no dia a dia por fugirmos aos padrões que nos é imposto pela sociedade seja porque estamos acima do peso, por sermos negros ou homossexuais', contou Sulara.
Que concluiu. 'O fato de nós candidatas nos expormos, botarmos a cara a tapa neste desfile será para representar pessoas normais e fico muito feliz por refletir a imagem de nossa sociedade, já que hoje aproximadamente 50% da população brasileira está acima do peso. Mas, acreditem, não se trata de fazermos apologia à obesidade, afinal, precisamos nos cuidar fazendo exercícios e nos alimentando saudavelmente, pois a obesidade pode nos levar a desenvolver algumas doenças'.

Tais Pozzato
26 anos - Manequim 48
Design de moda na área de engenharia de produto
Copacabana
'Decidi me candidatar por fazer parte de um segmento ainda muito distante da realidade do mercado de moda. Sei de todas as dificuldades de se encontrar roupas que sejam bonitas e que caiam bem em pessoas grandes ou 'fora do padrão'. Quero fazer parte também dessa mudança'.


Tuany Monteiro
18 anos - Manequim 56
Maquiadora
Sulacap
'Decidi participar porque sempre foi um sonho meu e minha avó sempre me deu força para isso. Mas as pessoas eram muito mais fechadas no mundo da moda. Hoje, onde as pessoas que são de tamanhos maiores estão ganhando espaço, fico muito feliz de fazer parte de um pedaço desse sucesso que ainda está por vir', disse Tuany.


Viviane Oliveira
35 anos - Manequim 52
Empresária
Copacabana
A mineira que mora no Rio de Janeiro há 17 anos se candidatou porque quer fazer a diferença. 'Não quero ser mais uma obesa ofendida, depressiva e infeliz. Quero fazer a diferença, mostrar ao mundo que somos femininas, atraentes, sensuais e somos iguais a qualquer mulher magra. O mundo precisa entender e aceitar isso sem gordofobia', contou.


SAQUAREMA


Izabella Abreu
18 anos - Manequim 60
Estudante
Saquarema (RJ)
'Decidi me candidatar pois mesmo me amando muito ainda rola um preconceito e quero acabar com isso. Além disso, representarei Saquarema que eu tanto amo e, claro, o estado do Rio de Janeiro, esse estado tão lindo', contou Izabella que foi coroada pela PR Produções no dia 07 de novembro na Casa de Cultura de Saquarema, a primeira Miss Plus Size do município.


SÃO GONÇALO



Luana Lessa
28 anos - Manequim 46
Auxiliar Administrativo
Porto Velho
'Decidi me candidatar porque, além de ter perfil para o posto de Miss, tenho certeza que precisamos divulgar o tratamento igualitário. Devemos lutar pela classe e não divulgar obesidade. Divulgar o amor-próprio independentemente de peso. Somos gordinhas saudáveis e nos amamos'.
Luana foi coroada pela PR Produções no almoço de confraternização das misses da produtora, no sábado dia 16 de novembro, como a primeira Miss Plus Size da história de São Gonçalo.

SÃO JOÃO DO MERITI


Renata Fontes
37 anos - Manequim 48
Administradora de RH

Renata Fontes é mãe de uma moça de 21 anos e de um menino de 12 e decidiu se candidatar porque acredita ter os requisitos para ser a Miss Plus Size Carioca. 'Decidi participar do concurso em primeiro lugar porque me acho bem bonita e com boa postura. Acredito que fotografo bem e com plenas condições de ser coroada a Miss Carioca. Também é uma forma de levar o nome da Baixada Fluminense de forma positiva para o resto da cidade e até do Brasil. E para mostrar que ser Miss Plus Size não é só um sonho que muitas mulheres (comuns) como eu vivem suspirando, é uma realidade possível', diz.