ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

BELEZA MADURA - NINA SCIESKO COMPLETA 60 ANOS COM MUITA GARRA


NINA SCIESKO, 60 ANOS DE BELEZA, RAÇA, VITALIDADE: UM GRANDE EXEMPLO PARA NOSSOS JOVENS

Nina Sciesko completou 60 anos na segunda feira 22 de abril

Com tantos jovens hoje desrespeitando seus corpos, com uso excessivo de álcool, drogas, sexo, ficando anoréxicos em busca de uma falsa sensação de beleza, deixando de se cuidar de todas as maneiras, nós do CULTURARTEEN retornamos com a sessão BELEZA MADURA, onde traremos sempre bons exemplos a serem seguidos pelos nossos jovens, afinal, temos que chegar aos 30, 40, 50, ... 80, de bem com a vida, com uma cabeça boa, cuidando do nosso corpo, nos respeitando e tendo a família como base de tudo.


Recomeçamos nossa série, com uma filha de imigrantes da Bielorrússia e Alemanha que está fazendo a diferença por aqui. O nome dela é NINA SCIESKO, que está completando 60 anos no dia 22 de abril, dia do descobrimento do Brasil, dia em que ela descobriu o Brasil.


CULTURARTEEN: Olá Nina, já nos conhecemos há alguns anos, e pela sua vida, sua luta, pelo exemplo que você é como mulher, ativista e por respeitar seu corpo se cuidando sempre, chamamos você para ser nossa primeira entrevistada nessa nova série do BELEZA MADURA. Fale um pouco de você.
NINA: Pery, para mim é uma alegria poder falar com os jovens e com a família maricaense, neste veículo sério, imparcial, que sempre procura trazer o que há de melhor para os jovens e para a nossas famílias. Meu nome é Nina Sciesko, nasci em 22 de Abril de 1953 ás 16:00h, em uma colônia polonesa no interior do Paraná. Meu Pai, um imigrante da Bielorussia e minha mãe uma imigrante da Alemanha. 
Vivi em Curitiba  até os 4 anos, depois nos mudamos para Santos (SP), e  logo depois para o Rio de Janeiro. Era muito difícil a vida de imigrantes na época, ainda havia o comunismo no Brasil, mesmo com a nossa vida de falsa Democracia. 
CULTURARTEEN: Como foi que você constituiu sua família?
NINA: Casei-me muito cedo, aos 17 anos, mas não me arrependo. Foi tudo muito bem planejado. Tive um casal de filhos. Fui desenhista arquitetonica, cadastral e até artistica. Sustentei minha familia com meu trabalho digno.
CULTURARTEEN: Você sempre se preocupou em se cuidar?
NINA: Sempre me cuidei, e é claro que a genética ajudou um pouco, mas só depois dos filhos criados, após meus 45 anos, que tive mais tempo para minha própria vida.Tornei-me “sportwoman”. Participei de diversos esportes, como corrida em Copacabana, Meia Maratona, Travessia dos Fortes do Posto 6 ao Posto 2, no  Leme.  Ganhei muitas medalhas de natação no Maracanã, e além disso, fazia muitas caminhadas em trilhas até o Pico da Tijuca.
CULTURARTEEN: Como você chegou à Maricá?


NINA: Há 40 anos atrás já conhecia Itaipuaçu e já possuia uma casa no bairro Jardim Atlantico. Naquela época era tudo um grande deserto. Existiam somente algumas casas na localidade e eu gostava imensamente do lugar, mas tinha compromissos no centro do Rio, e só vinha para Itaipuaçu nos finais de semana, mas sempre dizia para mim mesmo: “Quando puder vou morar aqui!”. Tornei meu sonho uma realidade.
CULTURARTEEN: Como foi esse seu envolvimento com a vida e os problemas de Itaipuaçu?
NINA: Vivendo cada dia em Itaipuaçu, fui me envolvendo com todos os problemas da região.Passei a ser lider comunitária, por insistência do sr. Ronaldo,  “o velho Papai Noel de Itaipuaçu”. Pensei que pudesse ajudar sendo vereadora, mas desisti ao me deparar com coisas sem sentido da politica suja de Maricá. 
Hoje moro definitivamente em Itaipuaçu, mas faço visitas no centro do Rio quando há necessidade. Minha filha mora em Copacabana. Invertí os valores e estou muito feliz!!!


CULTURARTEEN: Você já falou que praticou muito esporte e continua praticando. Mas e sua alimentação para continuar com esse corpo de menina?
NINA: Me alimento de tudo sem exageros. Nada na vida pode ter excessos, esse é o grande erro da humanidade. Completarei 60 anos de vida no final deste mês, com a certeza que cumpri minhas obrigações como cidadã, mãe, esposa e gente! Mas reconheço que muito  poderei colaborar junto com outras mulheres,que pensam da mesma maneira para que tenhamos uma vida digna em Maricá!
CULTURARTEEN: Aqui em Maricá você participa sempre de movimentos comunitários. Você fundou uma associação de mães e está hoje no Conselho Comunitário de Segurança. Como é isso?


NINA: É a vontade de fazer algo por essa cidade tão linda e tão maltratada, tão largada pelo poder público.
Criei em 2011 a AMAMA - Associação de Mães de Maricá e me engajei também em 2011 nas reuniões do Conselho Comunitário de Segurança, passando a ser membro efetivo. No final de 2012, Vera Braz e Anna Maria me convidaram para estar com elas na nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Maricá, e hoje estou como vice-presidente deste conselho, reconhecido pelo Instituto de Segurança Pública, como o melhor e mais atuante conselho comunitário dos municípios do estado do Rio.
Estamos lutando por mais segurança, melhor qualidade de vida, pelos nossos filhos, por uma Maricá melhor.
Fechamos com a ajuda da Chefe da Polícia Cívil Delegada Martha Rocha, o lixão do Caxito, acabando com um crime ambiental de 15 anos. Tivemos a ajuda da rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, do Jornal Barão de Inohan e da TV Copacabana.

A editora do CulturarTEEN - Rosy Oliveira e Nina Sciesko

Participo também como Conselheira Municipal de Saúde, tentando moralizar a saúde no nosso município.
Meu compromisso é com você, com Maricá, com nossos filhos.
Agradeço a oportunidade que vocês do CULTURARTEEN me deram e estarei sempre a disposição e pronta para lutar! Um beijo para vocês!

CULTURARTEEN: Um grande beijo para você e que estes seus 60 anos sejam apenas o começo que uma longa vida de vitórias e exemplo para nossos jovens.

Nina Sciesko e Thayná Moraes - Garota Completa 2012