ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

FEMEN PROTESTA PELO MUNDO

Femen protesta em apoio à jovem tunisiana

O grupo feminista se juntou aos 200 manifestantes no Rio de Janeiro, pedindo a saída do presidente da Comissão de Direitos Humanos


Ativistas do Femen protestaram nesta quinta-feira (4) em diversas cidades da Europa em forma de suporte à Amina, jovem da Tunísia que causou polêmica após postar fotos fazendo topless. A jovem chegou a receber ameaças de morte pela internet.
As participantes do grupo fundado em Kiev, na Ucrânia, que costumam fazer manifestações com os seios à mostra e pintar o corpo, escolheram o dia de hoje como o 'Dia Internacional do topless jihad' (em árabe Jihad significa empenho, esforço).


Femen participa de protesto contra Feliciano

O grupo feminista se juntou aos 200 manifestantes no Rio de Janeiro, pedindo a saída do presidente da Comissão de Direitos Humanos Integrantes do Femen, movimento feminista internacional, participaram do protesto no Rio de Janeiro contra o deputado Marco Antonio Feliciano (PSC), eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos. O político é criticado por seus comentários racistas e homofóbicos. 

Pelo menos 200 pessoas participaram do movimento, que começou por volta das 14h. Os manifestantes se concentraram na praia de Copacabana na tarde deste sábado para protestar. A passeata, além de contar com o grupo feminista Femen, teve a participação de grupos de religiões africanas. 

O protesto aconteceu em várias cidades do país. Em São Paulo, a manifestação se concentrou na Avenida Paulista e contou com a participação de cerca de 500 pessoas. Em Florianópolis e Salvador, outras mobilizações também aconteceram. Todos pediram pela saída de Feliciano da comissão.

Com os votos apenas de parlamentares da bancada evangélica, a Comissão de Diretos Humanos e Minorias elegeu no dia 7 de março o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC) para presidir o colegiado. O deputado é acusado de homofobia e racismo por defensores de direitos de homossexuais e negros.

Femen 

As militantes do grupo feminista ucraniano Femen executam ações públicas em vários países, tendo como marca registrada o fato de protestarem semi-nuas. O grupo já realizou manifestações contra a prostituição, o turismo sexual, os ataques aos direitos das mulheres e as desigualdades sociais pelo mundo.


Veja outras fotos do FEMEN pelo mundo