ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sábado, 7 de julho de 2012

SONHO DA ESCOLA TÉCNICA EM MARICÁ MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE

Definidos cursos e local da Escola Técnica Federal em Maricá


Foram acertados hoje (03/07) os últimos detalhes para a implantação da Escola Técnica Federal em Maricá, que consolida o investimento da administração municipal em educação de qualidade. Nesta terça-feira (03/07), o reitor do Instituto Federal Fluminense, Luiz Augusto Caldas Pereira, e o prefeito Washinton Quaquá definiram a área que receberá o campus da instituição na cidade - numa extensa área de 135mil m2, próxima a capela de Nossa Senhora da Saúde, em Ubatiba.

Segundo o reitor Luiz Augusto, a localização geográfica, às margens da estrada que liga Maricá a Itaboraí, e o tamanho da área foram fatores decisivos para a escolha do local - que receberá as salas de aulas, laboratórios, auditório, cantina e refeitório. “Estou muito entusiasmado com a nossa vinda para Maricá, porque vamos atender a uma demanda local importante. Queremos, por isso, que a população particippe do projeto e defina as suas prioridades de qualificação, destacou o reitor, antecipando que serão realizadas audiências públicas para ouvir os moradores da região”.

Juntamente com uma equipe pedagógica e de infraestrutura do IFF, o reitor apresentou um projeto arquitetônico padrão para o Campus de Maricá, com especificações técnicas e legais recomendadas pelo Ministério da Educação. O projeto, orçado em R$ 10 milhões, será financiado com recursos do tesouro municipal. A previsão é que a unidade atenda, inicialmente, 1.200 alunos em três turnos.

O prefeito Washinton Quaquá considera a implantação da Escola Técnica Federal uma conquista histórica para os moradores de Maricá. “A construção dessa unidade é de extrema importância para ampliar o processo de qualificação de mão-de-obra em um momento em que começam a ser desenvolvidos grandes projetos na área de infraestrutura, como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro e o Pólo Naval de Jaconé”, explicou o prefeito.



Cursos já em agosto

Além do local, outra importante ação definida foi o funcionamento provisório da unidade técnica na Escola Municipal Caic Professor Elomir Silva, em São José do Imbassaí, com a oferta inicial para agosto de quatro cursos: Autocad (desenhista de construção civil), auxiliar de plataforma, eletricista e operador de computador. Em setembro, também serão oferecidos cursos de soldador e marcenaria. Ainda serão definidos os critérios de seleção, assim como o número de vagas e o período de inscrição para esses cursos. Será exigida dos candidatos a inscrição no NIS (Número de Identificação Social), do Cadastro Único, o CADúnico.

Quem não possui essa inscrição, deverá procurar a secretaria municipal de Assistência Social ou uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Para o funcionamento provisório até a construção do campus de Maricá, o Caic vai passar por obras de reforma e adaptação. Além dos cursos oferecidos nesse primeiro momento, a proposta da administração municipal é lançar uma pesquisa de opinião no site da prefeitura e também realizar a audiência pública para que a população escolha os cursos técnicos de maior interesse.

Outra ação prevista para agosto, na volta do recesso escolar, será uma visita de um grupo de alunos do 8º e 9º ano das escolas municipais para conhecer o funcionamento de três unidades do IFF, em Campos dos Goitacazes, Quissamã e São João da Barra. A instituição também mantém polos de ensino em Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, São João da Barra e Cambuci.

Foto: Fernando Silva