ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

OLIMPÍADAS 2012 - Cerimônia de Abertura alia música, fogos e bom humor inglês

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres foi empolgante nesta sexta-feira, no Estádio Olímpico. Com muitos ingredientes que emocionaram o público, os britânicos conseguiram aliar música, fogos e bom humor, levando ao gramado desde Paul McCartney e sósia de Amy Winehouse até a presença do histórico personagem Mr. Bean e uma "dublê da rainha" chegando ao local de paraquedas, em companhia do agente 007, James Bond. O evento teve quase quatro horas de duração. Confira a seguir como foi a grande celebração armada pelos ingleses para inaugurar a Olimpíada 2012.



Início
A festa começou com pontualidade britânica: exatamente às 17h (de Brasília, 21h locais). Com uma linda festa armada no Estádio Olímpico de Stratford, e diversos artistas representando os países que compõem o Reino Unido - Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte - Londres declarou oficialmente aberta a Olimpíada 2012 no centro do gramado.
Depois, com vestimentas típicas dos séculos passados, os personagens se apresentaram com música instrumental e encenaram passagens clássicas da história do Reino Unido, como a aparição dos romanos e cenas da Revolução Industrial começada justamente em solo britânico. A festa foi recheada por uma excelente iluminação e por cenários de teatro que representam castelos e ruínas.
Revolução industrial e chuva de fogo
Aos poucos, os milhares de artistas presentes na Cerimônia foram reescrevendo a história do Reino Unido. Desde a criação do Reino Unido da Grã-Bretanha até o desenfreado avanço industrial iniciado ali, em solo britânico, que impulsionou de vez o Império e transformou o território em uma das maiores potências do planeta, os personagens empolgavam o público presente no Estádio Olímpico.
Depois, os animadores ainda reproduziram uma linda encenação que contou a história da Revolução Industrial britânica, que passou a transformar o Reino Unido em uma superpotência. E, por meio de uma representação de ferro fundido, que aos poucos foi formando cinco círculos de fogo, os milhares de artistas presentes no gramado do Estádio Olímpico conseguiram formar os cinco anéis olímpicos, que desencadearam uma linda "chuva de fogo".
James Bond traz "rainha de paraquedas"
Durante as encenações, um vídeo de James Bond, o agente 007 - representado pelo ator Daniel Craig - com a atriz Helen Mirren - personagem principal do filme A Rainha - dentro de um helicóptero tomou conta dos telões do Estádio Olímpico de Stratford. Foi quando, de repente, os dois se atiraram do veículo, e dois dublês representando 007 e a rainha surgiram no local caindo de paraquedas, levantando de vez o público no local. Em seguida, a Rainha Elizabeth verdadeira chegou e acenou aos presentes.
Harry Potter, Peter Pan e Marry Poppins
Depois, as luzes se apagaram e as encenações se voltaram a relembrar grandes animações infantis reproduzidas primeiramente em livros e depois nos cinemas. O mago Voldemort, inimigo de Harry Potter, surgiu para enlouquecer os fãs da escritora britânica J.K. Rowling, enquanto a famosa cena de Marry Poppins aterrissando com seu guarda-chuva tomou conta do espetáculo, além de referências ao sucesso Peter Pan.
Aparição de Mr. Bean tira risadas do público
O ator Rowan Atkinson, imortalizado no cinema por representar o personagem Mr Bean, apareceu tocando piano e fazendo graças ao público. Espirrou, tentou pegar algo na mochila, brincou com um guarda-chuva e arrancou risos dos fãs nas arquibancadas do Estádio Olímpico de Stratford. Ainda teve tempo para cochilar durante a apresentação, assoar o nariz e atirar o papel sujo em um músico, que levou na esportiva.
Baladas, Eric Clapton e Beatles
Diversos jovens dançando e representando baladas antigas britânicas surgiram no centro do gramado do Estádio Olímpico. Embalados por músicas de Eric Clapton, eles tomaram conta da festa. Um vídeo de Charles Chaplin foi mostrado, e roupas dos anos 60 eram utilizadas pelos atores. Ao som de Mick Jagger, Rolling Stones e outros clássicos ingleses mais antigos, os personagens formavam arcos coloridos até representarem o símbolo dos Beatles, que apareceram no telão e incendiaram a Cerimônia. Passagens por Punk Rock e New Age também foram marcantes
Música dos Hooligans e sósia de Amy Winehouse
o "hino dos hooligans", a música I'm Forever Blowing Bubbles, cantada pela torcida do West Ham e tema do filme Green Street Hooligans, que reconta a trajetória dos violentos torcedores de futebol organizados ingleses, foi tocado pelos personagens no gramado. A música não foi usada nesse contexto histórico: é extraída do musicalThe Passing Show of 1918, cantada na Cerimônia por jovens que reproduziam musicais antigos. Além disso, uma sósia cantora britânica Amy Winehouse apareceu cantando sucessos da artista morta no ano passado.
Beckham surge em lancha, e Grécia inicia desfile
O desfile de delegações começou por volta das 18h20 (de Brasília), com a Grécia - que sediou a primeira Olimpíada - puxando a fila dos mais de 200 países participantes da competição. Após os gregos, o Afeganistão foi o primeiro a entrar, iniciando as chegadas por ordem alfabética. Antes disso, porém, David Beckham e Victoria Beckham surpreenderam a todos ao surgirem em um vídeo ao vivo andando de lancha pelo Rio Tâmisa com a tocha olímpica. Vestidos com roupas de gala, o jogador de futebol inglês e a ex-cantora do grupo Spice Gilrs, casados desde 1999, se dirigiam ao Estádio Olímpico.
Entrada do Brasil empolga presidente Dilma
O desfile de delegações contou com a entrada dos brasileiros por volta das 18h35 (de Brasília), com o ginete Rodrigo Pessoa de porta-bandeira - o competidor do hipismo venceu um ouro em Atenas 2004 e dois bronzes nas Olimpíadas de 2000, em Sidney, e 1996, em Atlanta. Os atletas ingressaram no Estádio Olímpico vestindo trajes animados com as cores verde e amarela. Animado, Anderson Varejão tirava fotos, assim como a turma do basquete. A presidente do País, Dilma Rousseff, presente nas arquibancadas nesta sexta-feira, aplaudiu de pé a entrada da delegação brasileira.
Atletas Independentes Olímpicos fazem festa
Uma das cenas que mais chamou a atenção durante o desfile de delegações foi a presença dos Atletas Independentes Olímpicos (AIO), representados por competidores de países que não possuem um Comitê Olímpico Nacional. A velejadora Philipine van Aanholt, a corredora dos 400 m Liemarvin Bonevacia e o judoca Reginald de Windt, todos das Antilhas Holandesas, competirão como atletas independentes, assim como o maratonista Guor Marial, do Sudão do Sul. Os quatro, com as cores do AIO, fizeram muita festa.