ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

domingo, 9 de novembro de 2014

O PERIGOSO MUNDO DA MODA E MODELOS


Mãe posta reclamação no RECLAME AQUI, sobre a agência Dilson Stein New Models que estará fazendo uma captação de novas modelos em Maricá no próximo final de semana.
Como sabemos que no mundo da moda, NADA É DE GRAÇA, procuramos saber detalhes sobre essa captação, mas até a publicação desta matéria, nenhuma resposta nos foi dada.
Duas pessoas se apresentam como responsáveis em Maricá por essa captação: as Sras. Vanessa Cristina e Genny Issaça, a quem concedemos desde já o espaço que for necessário para as devidas informações.
Segundo informações do site de Dilson Stein, este aparece como modelo desde a década de 80 e grande descobridor de talentos, inclusive Gisele Bundchen e Alexandra Ambrosio.


Na biografia de Gisele, que nasceu em Horizontina, mesma cidade natal de Dilson, não é mencionada a agência ou olheiro que a descobriu. Por que?
Afim de esclarecer às nossas jovens e seus familiares, estaremos aguardando um pronunciamento da agência sobre suas atividades no Brasil, Rio e aqui em Maricá, ratificando, que será dado o espaço necessário para as devidas explicações, mas que não sejam às postadas no site oficial da agência.


Uma mãe, postou no RECLAME AQUI sobre uma captação feita no Rio de Janeiro no dia 18 de outubro, dando o passo a passo de como foi e como seriam os passos seguintes da captação, e reproduzimos a carta na integra:
"Fui hoje com minha filha a uma etapa (2) de seleção para modelos de nome Dilson Stein New Models. Ela foi selecionada pelo Facebook. Várias de suas amigas também foram. Chamo isso de trabalhar na quantidade e não na qualidade porque quase todas as pessoas foram "aprovadas" para a etapa 2. 
Hoje tiveram várias sessões da palestra porque não cabiam centenas de pessoas que foram aprovadas, no Clube Promenade na Barra / RJ. 
O que me chamou a atenção foi quando um mediador chamado Waldemar, deu a palestra e com boa técnica de convencimento para crianças e adolescentes que lá escutavam, cobrou uma taxa de R$200,00 de cada candidato para ter uma aula de passarela na etapa 3 no Domingo. A etapa será filmada e mandada para o Sr. Stein selecionar em "vídeo" para a etapa de São Paulo em maio de 2015. Lá será a última etapa que se realizará em um final de semana. Estarão presentes entre 10 e 15 agências que selecionarão algumas modelos para ainda assim tentar arrumar trabalho para essas modelos. Nada é certo para as modelos. 


Então comecei a pesquisar e vi que esse Sr. Stein faz dezenas de seleções em várias Cidades e em vários Estados do Brasil por Ano. São cerca de 200 a 500 jovens em cada Cidade que tem na seleção um sonho de serem famosos e ricos. 
A minha preocupação nesse negócio do Sr. Dilson Stein é que ele coloca a modelo Gisele Bundchen como isca para tudo que eles falam. Se ele foi o que colocou a Gisele no mercado como diz, tudo bem. Mas como o pai da Gisele está envolvido nisso é que não me agrada porque todo mundo quer ser igual a Gisele e por isso mexe com a parte mais sensível dos jovens que é a alto estima. Como a última etapa que é mensal para cada grupo de jovens (entre 250 e 300) selecionados nas centenas de Cidades chegam a são Paulo a um custo de R$3.000,00 para cada modelo fora o custo da viagem, do acompanhante, alimentação etc e voce não ter certeza de nada, é preocupante. 
Gostaria de saber quantos modelos jovens o mercado precisa mensal e anual para as agências contratarem e colocar no mercado para trabalhar? São bem poucos. talvez não chegue a 1% dos modelos que vão a São Paulo atrás do sonho. Muitos pais se endividam só para realizar o sonho dos filhos. Muitos sonhos vão se transformar em pesadelos quando virem que não vão conseguir trabalho algum. 

Eles mesmos dizem que 70 a 80 % das modelos vem do sul. Eles falam de 3 a 4 modelos famosas, mas não dizem quantos colocaram no mercado e nem quantos o mercado precisa. Isso tudo é uma operação gigantesca de arrecadação de dinheiro de pessoas que as vezes nem tem pra dar e com uma eficácia baixíssima. Ou seja, é desnecessário essas seleções, mesmo porque a maioria das pessoas selecionadas não tem perfil nem a natureza para ser modelo. 
Eles sabem disso. Os olheiros fariam isso sem precisar dessa arrecadação que devia ser motivo de investigação do MPF pelo argumento de "Quem quer ser modelo?" Dil