ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sábado, 29 de novembro de 2014

Morre Roberto Bolaños, intérprete de Chaves e Chapolin

Aos 85 anos, ator já não podia sair de casa e respirava com aparelhos



Morreu nesta sexta-feira, dia 28, Roberto Gomez Bolaños aos 85 anos. O ator ficou mundialmente conhecido por interpretar o personagem Chaves e Chapolin. 


Bolaños não podia mais sair de casa em Cancún, no México, devido ao seu estado de saúde delicado. As informações são do site do canal mexicano Televisa. 



"Roberto não se vai. Permanece em meu coração e no coração de tantos outros que fez feliz. Adeus, Chaves. Até sempre", escreveu Edgar Vivar – intérprete do Seu Barriga – em seu Twitter.


O ator Bolaños nasceu em 21 de fevereiro de 1929, na Cidade do México, capital do país. Filho de Francisco Gomez Linares e Elsa Bolaños Cacho, foi o segundo de três irmãos. Sua mãe teve de criar os três filhos sozinho, já que o marido morreu quando todos eram pequenos. 


Antes de dedicar-se as artes cênicas, ele cursou faculdade de engenharia na Universidade Nacional Autônoma e México, mas nunca exerceu a profissão. Também tentou a vida como lutador de boxe. Aos 20 anos, começou a trabalhar com criação publicitária e a escrever diversos roteiros para programas de TV.

(Abaixo, um dos programas com áudio original)



Em 1968 conheceu Ramón Valdés, Rubén Agurire, Florida Meza, Carlos Villagrán, Angelines Fernández, Edgar Vivar e María Antonieta de las Nieves. Este grupo viria acompanhá-lo na televisão durante os próximos anos. Em 1970, nasceu o show "Chespirito", onde estrearam os dois personagens Chaves e Chapolin Colorado. Posteriormente, cada um ganhou um seriado semanal.

Em 2011, Bolaños entrou para o Twitter e acumulou mais de 6,6 milhões de seguidores nos últimos tempos. Seu último tuíte foi uma resposta a uma fã brasileira. "Todo meu amor para Brasil", escreveu.