ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

MISS HONDURAS ENCONTRADA MORTA ÀS VÉSPERAS DO MISS MUNDO

Desaparecida há seis dias, Miss Honduras é encontrada morta

Maria José Alvarado(19), estava desaparecida desde o dia 13; ela viajaria para a Grã-Bretanha para participar do Miss Mundo


A polícia de Honduras confirmou nesta quarta-feira (19) que a miss María José Alvarado, que estava desaparecida desde o dia 13, foi encontrada morta.
A jovem participaria do Miss Mundo – um dos três maiores concursos de beleza da atualidade – nesta semana em Londres. A modelo desapareceu no último dia 13 de novembro na região de Santa Bárbara, conhecida pela atuação de criminosos envolvidos com o tráfico de drogas.
Segundo o chefe da Direção Nacional de Investigação Criminal, Leandro Osorio, o corpo da irmã da miss, Sofía Trinidad, também foi localizado. Os corpos foram encontrados na terça no vilarejo Cablotales, perto do rio Aguagua.
O chefe da polícia indicou que as jovens provavelmente foram mortas pelo namorado de Sofia, identificado como Plutarco Antonio Ruíz Rodríguez. Com o suspeito foi encontrada uma arma que pode ter sido usada no crime. O veículo em que os corpos teriam sido transportados também foi apreendido.

A jovem de 19 anos havia acabado de chegar em casa após uma viagem à capital hondurenha, Tegucigalpa, onde recebeu as últimas instruções e as roupas para participar do concurso de beleza internacional.
Ela e a irmã foram vistas pela última vez pela mãe delas, María Tereza Muñoz, quando saíram de casa para participar da festa de aniversário do namorado de Trinidad.
Festa
Maria José prometeu voltar cedo, mas não o fez. Sofia Trinidad também não retornou. Após o segundo dia sem notícias das filhas, Muñoz denunciou o desaparecimento à polícia.
Ao ser ouvido, antes do encontro dos corpos, o namorado de Trinidad disse à polícia que as duas saíram da festa, no balneário de Aguagua, por volta de 20h naquele mesmo dia. Depois disso não teriam sido mais vistas.
Políca não descarta hipótese de que miss Honduras tenha sido sequestrada
Antes do encontro dos corpos o caso estava sendo tratado como um desaparecimento, e não um sequestro. Quatro pessoas já haviam sido interrogadas, entre elas o namorado de Trinidad e o dono do balneário, mas ninguém foi preso.
"Estávamos fazendo tudo que é humanamente possível para encontrá-las, agora estamos fazendo o impossível", havia dito o porta-voz da polícia, Erick Hidalgo Barahona, antes da confirmação das mortes.
Honduras tem uma das maiores taxas de homicídios do mundo.
Trajetória de beleza

Maria José Alvarado planejava viajar à Grã-Bretanha nesta quarta-feira. O concurso começa na quinta-feira.
O Miss Mundo era um evento importante para a rainha da beleza de Honduras. Ela começou sua trajetória aos 15 anos. Em 2012, ganhou o concurso Miss Teen Honduras. Com a coroa, se tornou popular no país e acabou sendo convidada para trabalhar como modelo no programa de televisão XO, da rede local Televicentro.
A jovem estava prestes a se graduar em ciências da computação, no Instituto Politécnico de Santa Bárbara. Em abril deste ano ela foi selecionada para representar Honduras no Miss Mundo.

Miss Honduras foi morta pelo namorado da irmã num ataque de ciúmes

A polícia hondurenha suspeita que Plutarco Ruiz, o namorado de Sofia Trinidad, irmã da Miss Honduras 2014, a matou a tiro num ataque de ciúmes, depois a ter visto dançar com outra pessoa. Em seguida, assassinou María José Alvarado.


"É a principal teoria que temos para este crime, baseada em testemunhas e em investigações que fizemos", disse Leandro Osorio, diretor na unidade de investigação criminal.

Os corpos de Maria Jose Alvarado, de 19 anos, e da irmã Sofia, de 23, foram encontrados enterrados, já em decomposição, nas margens de um rio, ao fim de uma semana de buscas. Teriam sido assassinadas dentro da estância balneária, onde decorreu a festa de aniversário de Plutarco Ruiz.

Antonio Ruiz Plutarco foi preso pela policia hondurenha

Antonio Ruiz Plutarco, um estudante com aspiração a uma carreira diplomática, e o seu guarda-costas, Aris Maldonado, foram detidos, quarta-feira (19/11), e identificados como os principais suspeitos do duplo homicídio. Na operação, a polícia confiscou duas armas e uma carrinho de mão que teria sido utilizado para transportar os corpos.
Na sua página do Facebook, Maldonado lamenta "os dias muito difíceis e o momento injusto de vida" que atravessa.
Maria José Alvarado, eleita este ano Miss Honduras, e uma das irmãs, Sofia Trinidad, estiveram, dia 13, numa festa em Santa Bárbara para comemorar o aniversário de Antonio Ruiz Plutarco, namorado de Sofia. A última vez que foram vistas com vida estavam saindo do local da festa num carro sem placa.
A Miss Honduras 2014 deveria ter chegado, quarta-feira (19/11), à capital inglesa, Londres, onde participaria no concurso de Miss Mundo.
Ramón Eduardo Rivera, tio das duas jovens, fez um apelo aos pais, para que estejam atentos às pessoas com as quais os filhos convivem. "Estamos passando por uma situação difícil, não desejamos a ninguém o mesmo. Por isso, peço às autoridades que castiguem exemplarmente os responsáveis por este crime, para que não volte a acontecer alguma coisa igual", disse, ao jornal hondurenho "La Tribuna".
"Não é justo que lhe tenham tirado a vida desta forma, porque eram duas jovens saudáveis e com um grande futuro pela frente".