ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

'Jornal Nacional' vence prêmio Emmy internacional com cobertura da operação no Complexo do Alemão

RIO - As impressionantes imagens feitas pelo "Jornal Nacional" de bandidos fugindo durante a operação policial realizada no Complexo do Alemão, em 2010, deixaram os cariocas vidrados na televisão e impactaram de forma determinante o jornalismo televisivo. A empreitada rendeu mais do que os comentários no dia seguinte: a cobertura da operação feita pelo telejornal venceu, na noite desta segunda-feira, o International Emmy Awards 2011, um dos mais importantes prêmios da televisão mundial, na categoria Notícia.

Foram mais de 20 repórteres envolvidos na cobertura, que mostrou todo o cerco e a tomada da favela pelas forças de segurança nacional ao vivo. Além das comentadas imagens da fuga dos traficantes, as reportagens mostraram ainda a descoberta de que vários deles usaram a rede de esgoto para escapar, além de dar espaço aos moradores para que opinassem sobre a nova realidade do local.

É a sétima vez em nove anos que o telejornal está entre os finalistas do prêmio, e sua primeira vitória nesta categoria. Além do "Jornal Nacional", concorriam este ano produções da RUV Icelandic National Broadcasting Service, da Islândia; Sky News, do Reino Unido; e ABS-CBN, das Filipinas. Para receber o prêmio, estiveram na cerimônia realizada no Lincoln Center, em Nova York, entre outros integrantes da equipe, o editor-chefe e apresentador do "Jornal Nacional" William Bonner, a repórter Ana Paula Araújo - que comandou a transmissão no dia da operação e ficou sete horas no ar -, e o operador de câmera do helicóptero Globocop Francisco de Assis, que flagrou a cena da fuga.