ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ESPRAIADO DE PORTAS ABERTAS

Primavera e Dia da Árvore são tema do Espraiado de Portas Abertas

Organizadora do projeto afirma que criação de ONG vai facilitar ordenamento e que quer voltar a promover edições mensais

O projeto Espraiado de Portas Abertas teve uma edição especial neste domingo (04/9). Parte dos espaços e propriedades que participam do evento adotaram como temas a chegada da primavera e o Dia da Árvore, ambos celebrados neste mês. As principais atrações se concentraram no Sítio do Riacho, onde o dia foi marcado pelo plantio de uma muda de pau brasil, além de uma exposição de bonsais e contação de histórias para crianças.

Outro ponto muito procurado foi o Sitio Esperança, uma área de 28 hectares que abriga espécies de animais que vivem juntas e onde os visitantes podem se aproximar e até alimentar os bichos. De todos, o que despertava mais curiosidade era o bode chamado Draco. Segundo os donos do sítio, ele teria sido levado ainda filhote para ser oferecido em sacrifício durante um ritual de magia negra, mas fugiu do local e foi encontrado perambulando pelas ruas, com os olhos costurados e diversos ferimentos pelo corpo.

Visibilidade – Para os proprietários do local, o Espraiado de Portas Abertas é uma oportunidade para o público que vive nas áreas urbanas possam ter contato com a vida no campo, principalmente as crianças, que podem ver bichos de verdade.

“Além disso, nosso bairro ganhou uma visibilidade que não existia antes, pois só era procurado por turistas em feriados e fins de semana, ou por praticantes de esportes”, avalia Rosana Carvalho. Seu marido, o francês Hubert Guillard, diz ainda que uma visita ao Espraiado pode ensinar muito a quem é da cidade. “O que acontece lá depende muito do campo, por isso é preciso conhecer”, sustenta ele.

Amadurecimento – De acordo com Regina Seboulb, organizadora do evento, as edições do Espraiado de Portas Abertas que virão em 2012 devem ser mais promissoras. O projeto está prestes a se tornar uma organização não governamental (ONG), o que deve facilitar o seu ordenamento e crescimento.

“Nosso trabalho está amadurecendo. Basicamente, queremos continuar o que sempre fizemos, que é oferecer estímulo a comunidade para produzir o que tem de melho e, com isso, gerar trabalho e renda. Por isso, um dos nossos objetivo no ano que vem é voltar a abrir os espaços no primeiro domingo de cada mês. Isso também vai agradar ao público fiel que conseguimos criar. Quem gosta do evento comparece sempre e quer mais edições”, pondera.

A próxima edição do Espraiado de Portas Abertas está prevista para o dia 4 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.espraiadodeportasabertas.com.br/ .