Educação Infantil de Maricá realiza capacitação de professores
A Educação Infantil de Maricá realizou na sexta feira dia 16/09, no Centro Educacional Infantil – CEIM Profª Ondina de Oliveira Coelho, no Centro, mais uma etapa na formação continuada de seus professores.
Atividades lúdicas, motoras e teatrais, foram desenvolvidas pelo professor Perseu Silva, coordenador de Cultura da Subsecretaria da Cidade Educadora. Dinâmicas de grupo, expressão corporal e contação de histórias foram exercitadas por 250 profissionais (125 pela manhã, e 125 à tarde) das 37 escolas que trabalham com Educação Infantil no município.
Foram apresentados projetos novos como a Sala Mágica, que interage literatura infantil, música, teatro e outras atividades de interesse da Educação Infantil, pela professora Simone Morais, do CEIM. As ações tiveram apoio da equipe pedagógica da escola anfitriã, dirigida pela professora Ana Lannes. Segundo a coordenadora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, professora Fátima Castro, que veio de Curitiba (PR) para o evento, “Maricá é mais um município que recebe o “Aprende Brasil”, considerado um dos sistemas mais modernos de ensino (construção do conhecimento através de jogos, brincadeiras e informática), preparando o aluno para a leitura e a escrita que exercitará no segmento seguinte. No portal do sistema, cada aluno tem uma senha de acesso pessoal e interativo, e orientação do professor, já capacitado”, conclui.
O evento foi coordenado pela superintendente de Educação Infantil do município, professora Sônia Maria de Andrade Freire. De acordo com ela, a Educação infantil em Maricá avançou muito nos últimos três anos. “O prefeito Washington Quaquá tem a Educação, de um modo geral, como meta prioritária de seu governo. A Educação Infantil recebeu do MEC, recentemente, autorização para construção de mais três creches (Inoã, Itaipuaçu e Cordeirinho), cuja construção começará ainda neste semestre. Fechamos também parceria com o Sistema Positivo de Ensino, para alunos do 3º período da Educação Infantil (cinco anos), transição para o Ensino Fundamental. Enfim, estamos preparando as gerações do futuro”, diz, entusiasmada.
Texto: Fernando Uchôa Fotos: Fernando Silva