ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

VENCEDORES DE CONCURSOS AMBIENTAIS

Maricá premia vencedores de concursos ambientais de foto e desenho

As secretarias municipais de Educação e Ambiente, através das subsecretarias da Cidade Educadora e de Meio Ambiente, premiaram hoje (21/9), Dia da Árvore, os vencedores do concurso de desenho e de fotografia ambiental, lançado este ano.

O concurso de desenho teve como patrono Jean Claude Noiret (pintor ambientalista morador do Espraiado, já falecido) e foi lançado em março, no Dia Nacional da Mata Atlântica, para alunos da rede municipal de ensino. Foram vencedores: 1º lugar - Jéssica Pereira da Silva (E.M. Osdevaldo M. da Matta); 2º lugar – Alexandre da Silva Abreu Jr. (E.M. Aniceto Elias); 3º lugar – Luiz Felipe da Silva Nogueira (E.M. Marcos Vinícus Caetano Santana), recebendo troféus das mãos de Millène Noiret, viúva do pintor homenageado, da subsecretária Andréa Monken (Cidade Educadora) e do secretário de Ambiente e Urbanismo, Celso Cabral, respectivamente.

Arborização urbana

O concurso de fotografia teve como tema Arborização Urbana, e vencedores: 1º lugar – Marco Antônio Bechert; 2º lugar – Thiago de Abreu Benker; 3º lugar – Aderbal Rego Perrucho Neto. Os vencedores receberam certificados de participação pela Secretaria Municipal de Ambiente e Urbanismo, um vôo panorâmico oferecido pelo Aeroclube Escola de Pilotos de Maricá (AEPM), uma câmera fotográfica e um brinde de 25 fotos pela Imaginação Fotos. Segundo a subsecretária de Meio Ambiente, Débora Dias, declarou que “os concursos são uma forma de interação do poder público com a comunidade, e de maior conscientização ambiental. O Dia Nacional da Mata Atlântica, criado em 2010, e a Lei de Arborização Urbana, em 2011, por exemplo, defendem temas que podem ser divulgados de diversas formas, como está sendo feito agora”.

Conscientização

O subsecretário de Ensino Básico, professor José Carlos de Almeida e Silva, afirmou que “Maricá está investindo na educação ambiental, como forma de preservação. O século XX presenciou o início da destruição do meio ambiente, que precisamos recuperar. Acredito que através da conscientização das novas gerações, teremos dias melhores”.

O secretário municipal de Ambiente e Urbanismo, Celso Cabral, parabenizou as equipes da Cidade Educadora e de Ambiente, adiantando que é meta do governo investir na educação ambiental “e na ampliação de eventos como esse, de grande importância para o crescimento sustentável no município”.

Texto: Fernando Uchôa  Foto: Fernando Silva