ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

EXEMPLO DE VIDA: A HISTÓRIA DA PALHACINHA LUGUITA

 

O nome dela é Renata Lugão (30).  Nascida e criada em São Gonçalo (região metropolitana do Rio de Janeiro), ela é solteira, não tem filhos, tem o 2° grau completo e sua profissão é  "Circense", embora também tenha o seu DRT de atriz desde 19/5/2016. Criou a personagem, a palhacinha LUGUITA e foi com Renata Lugão e com Luguita, que o CulturarTEEN bateu uma papo muito legal e sério, com essa palhacinha linda, um verdadeiro bibelô:


CULT: Luguita, o que veio primeiro, a atriz ou a paixão circense?
LUGUITA: Ambas vieram juntas, porém o circo me encantou muito mais. O palco me encanta, o circo é uma arte linda, ainda mais o que eu faço no circo que é o palhaço, que sempre encanta à todos.


CULT: Quando começou a atuar e aonde? Quais teus principais trabalhos?
LUGUITA: Eu fiz uma peça de Nelson Rodrigues "Vigília", e atuei no próprio circo que eu treinava e trabalhava. Isso em 2013.


Fiz um intercâmbio com o Cirque Du Solei e isso me marcou muito, fiz um trabalho na Itália, participei do Polo Circo em Buenos Aires, onde tinham artistas de todo o mundo.
Fiz um trabalho de palhaça e malabarista no espetáculo "Esse Monte de Mulher Palhaça", onde no palco só pisavam palhaças, e por coincidência a minha assistente estava grávida de uma menina.
Trabalhei na peça "Galinha Pintadinha, o Musical" no Teatro das Artes na Gávea.
Participei dos 20 anos do Criança Esperança na Globo.
Hoje em dia eu trabalho fazendo festas infantis em todo Rio de Janeiro.


CULT: Então trabalha por conta própria?
LUGUITA: Trabalho, fiquei 5 meses sem trabalhar, por conta da Pandemia. No final de agosto, que foi começando a voltar aos poucos os trabalhos.


CULT: Trabalha sozinha ou tem uma trupe?
LUGUITA: Faço alguns trabalhos sozinha, mas também fiz uma sociedade com um rapaz e trabalhamos nós dois. Os outros palhaços, encontramos na vida. 


CULT: Continua se reciclando, fazendo outros cursos como atriz ou na área circense?
LUGUITA: Procuro melhorar o meu empenho com palhaça, fiz cursos de Stand up comedy em São Paulo.


CULT: Além dos exercícios que os palhaços têm que fazer nas preparações e nas apresentações, você pratica esportes, malha?
LUGUITA: No momento estou parada, pois tenho Bronquite então não abuso na rua. Mas pratiquei Jiu Jitsu durante 6 anos (sou faixa azul), Capoeira durante 7 anos (corda verde), fiz Ballet e fiz Vôlei.


CULT: E o que mais?
LUGUITA: Fiz cursos e mais cursos de Teatro. Fiz muitos cursos por conta da minha mãe, meu pai faleceu eu tinha 3 anos e minha mãe ficou com medo de eu ir para caminhos errados, aí foi aonde a arte me adotou. Sou grata a Deus, à minha mãe e minhas irmãs por nunca terem desistido de mim. Entrei no Circo com 12 anos.


CULT: Hoje só atua e se especializa, ou já dá aulas da arte circense?
LUGUITA: Já dei aulas de circo sim, hoje só atuo nas festas.

Pequenina, um verdadeiro bibelô, a palhacinha Luguita parece uma boneca. Tem 1,67 m de altura, pesa 62 kg, manequim 38/40 dependendo do modelo e calça 37. Segunda ela, não tem regras na sua alimentação, e come de tudo (sem pecados).


CULT: Seus sonhos e desejos.
LUGUITA: Ter meu meu espaço de criação, casar... Meu maior desejo era ser feliz, hoje eu não sou feliz, HOJE SOU MAIS QUE FELIZ, SOU REALIZADA. 


CULT: Dicas para as jovens e para as mulheres que gostariam de seguir seus passos.
LUGUITA: Vão sem medo, no início vai se sentir sozinha, pois as pessoas só acham que apenas os homens podem ser palhaços, ser malabaristas e hoje eu mostrei que nós mulheres podemos sim ser "completas"... Mãe, irmã, avó, pai, tia, tio, malabarista, palhaça, trabalhar fora, trabalhar em casa.


Flamenguista (nem tudo é perfeito), Luguita fala de suas preferências: sua cor, o amarelo, adora suco de maracujá, sua comida predileta é um bom arroz, bife e batata frita. Luguita é fá de Charlie Chapin, o grande Mestre do cinema e do verdadeiro humor, exemplo de grande ator e palhaço.

Sua roupa preferida é básica: short jeans, blusa e Havaiana. Para passear escolheu Trindade e Paraty e o lugar perfeito para namorar e nos braços do seu amado.


CULT: Quem é Deus?
LUGUITA: Aquele que dita as ordem, sem Ele eu não seria quem eu sou hoje.


CULT: Já sofreu algum bullying, ou algum tipo de violência?
LUGUITA: Já sofri bullying quando trabalhava no mercado. Todos achavam que eu não precisava do trabalho, pelo meu jeito. Então eu sofri um pouquinho. Violência não sofri, porque quando eu vi que o relacionamento já não iria pra frente, eu saí antes que o pior acontecesse.


CULT: Foi muito bom conhecer uma jovem lutadora, sonhadora, realizadora, vencedora. Pequena no aspecto físico, mas gigante nas ideias, na vontade de vencer e de fazer outros felizes com sua arte. Essa é nossa palhacinha Luguita.
LUGUITA: Quero agradecer à Deus por tudo que me deu e tem de dado à cada dia. Agradecer à minha mãe e minhas irmãs, companheiras de todas às horas, agradecer aos amigos, aos fãs e à todos que admiram e apostam no meu trabalho. Quero agradecer muito à vocês do CulturarTEEN e da PR PRODUÇÕES, em especial à você Pery, pela oportunidade e espaço que me deu de me apresentar e falar um pouco de mim e da minha arte. Um beijo grande à todos os leitores.


Essa é a palhacinha LUGUITA e para contratá-la para shows em sua cidade, no clube, em empresas ou em sua casa, basta ligar para (21) 98602-1138 ou pelo Face: Renata Lugão Instagram: @renataluguita

Com ela, a brincadeira é coisa séria!