ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sábado, 20 de setembro de 2014

APÓS ABUSO NA INFÂNCIA, MODELO SUPERA POSANDO NUA

Adaptado à TV, projeto de foto aborda experiência de posar nua em '302'

Fotógrafo Jorge Bispo diz que teve medo de projeto virar 'produto masculino'.
Modelo contou que posar nua a ajudou a superar abuso sexual aos 12 anos.


Depois de sofrer abuso sexual aos 12 anos de idade e ter que conviver com o agressor por 7 anos como se nada houvesse acontecido, a francesa Nathalie Melot, de 32 anos, conta como a experiência de posar nua a ajudou a superar o trauma de infância e voltar a aceitar seu corpo.
A artista visual que mora no Rio de Janeiro há 3 anos e meio topou aparecer em 2012 entre as diversas mulheres clicadas pelo fotógrafo Jorge Bispo no projeto "Apartamento 302". Com a adaptação do projeto à série que estreia neste sábado (20) na TV fechada, ela foi convidada a lembrar da experiência de posar nua e revelou o que sofreu na infância, sem entrar em detalhes sobre como se deu o abuso.
"Eu tinha 12 anos. (...) Quando eu contei, no mesmo dia, ninguém acreditou. E eu tive que viver durante 7 anos depois tendo que me relacionar com essa pessoa. Eu tinha medo de como o meu corpo podia ser tocado, então fiquei muito fechada. Fui forçada a engolir o sapo e simplesmente pensar que eu inventei ou que não aconteceu", lembra Nathalie.
Segundo a artista, apenas aos 24 anos o fato voltou à tona e ela entendeu que de fato havia sido vítima. "Durante 12 anos, isso ficou no meu inconsciente, trancado, sem eu me dar conta de que, sim, eu tinha sido vítima. Então, além de ter sofrido, eu não tive a liberdade de sofrer disso. (...) E quem fez [o abuso] só reconheceu ainda há 2 anos", afirma.
No episódio de "302" ao qual o G1 assistiu em primeira mão, Nathalie explica que o trauma de infância fez com que ela crescesse com uma visão distorcida de sua sexualidade. "Não foi natural. E poder participar desse projeto me ajudou a me enxergar como mulher e também como corpo sexual".
Adaptação

O projeto "302" para TV é um desdobramento da página no Tumblr que acabou virando livro no ano passado por meio de financiamento coletivo. No embrião do “302” na internet, Jorge Bispo fotografava mulheres anônimas e nuas em seu apartamento, sem uma grande produção, e postava as fotos sem retoques.

Devido a esse olhar cru da beleza feminina, não erotizado, a primeira reação não foi animadora quando uma produtora o procurou propondo a adaptação. "Fiquei com o pé atrás. Tinha medo de que, ao passar para a TV, ele fosse contra o que o projeto era e virasse um produto masculino", conta.
Ao G1, Bispo explicou que Nathalie corresponde a um dos dois perfis abordados no projeto adaptado à TV. "Um perfil é o de mulheres que já posaram e estão no Tumblr e no livro, e voltam ao apartamento para relembrar e contar como foi. O outro é de inéditas, mulheres que vão posar pela primeira vez, e o acompanhamento desse ensaio", explica.
Sobre a diferença entre o projeto inicial e a adaptação para a TV, um dos pontos é a quantidade de pessoas acompanhando o ensaio. "É bem diferente, outro produto. Antes, éramos eu e um assistente. Agora tem a diretora, duas câmeras, uma operadora de áudio, eu e um assistente. Mas acho que a gente conseguiu manter a essência do ensaio fotográfico", afirma o fotógrafo.


'302', no Canal Brasil
Estreia: neste sábado (20), à meia-noite
Horário: todos os sábados à 0h, com horários alternativos ao longo da programação
Classificação: 16 anos