ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Campanha contra pólio e sarampo começa dia 18 de junho‏

Não deixe de levar seus filhos ao posto de saúde mais próximo. O futuro agradece.
Atenção, pais de crianças com até sete anos de idade: começa dia 18 de junho a primeira dose da campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) e a imunização contra o sarampo. Menores de cinco anos devem se vacinar contra as duas doenças. Já a turminha entre cinco e sete anos é vacinada apenas contra o sarampo. Funcionários de todos os postos de saúde do município e do PS Santa Rita, em Itaipuaçu, estarão recebendo a população até 13 de agosto das 8h às 17h.

Inclusão – O Ministério da Saúde decidiu incluir a vacina de sarampo na campanha da pólio em oito Estados da Federação, entre eles, o Rio de Janeiro, por considerá-los de maior risco para a ocorrência de sarampo. A resolução veio após terem sido registrados, este ano, nove casos da doença no Brasil relacionados à importação de um vírus que circula na Europa.

Sintomas – O sarampo é uma doença infecciosa aguda, altamente contagiosa, que passa de pessoa para pessoa através de secreções do doente ao tossir, falar ou respirar. Os sintomas, no início da doença, são: febre, tosse, catarro, conjuntivite e fotofobia (horror à luz). Esses sintomas são acentuados com surgimento de manchas vermelhas na pele e, caso não receba tratamento, o paciente pode evoluir para um quadro mais grave, com complicações respiratórias e doenças neurológicas. Já a poliomielite consiste em febre, mal-estar, dor de cabeça e, em alguns casos, paralisia.

Texto: Valéria Vianna