ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

terça-feira, 14 de junho de 2011

Casa da Criança de Inoã recebe programa de resistência às drogas

O curso acontece pela primeira vez  para uma turma de educação infantil em Maricá

A escola de Educação Infantil Casa da Criança de Inoã recebe o curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, a partir dessa quarta-feira (15/6), O curso, direcionado aos alunos de 4 a 5 anos (2º e 3º períodos), acontece pela primeira para uma turma de educação infantil. O PROERD constitui uma medida preventiva, complementar às ações de repressão ao uso indevido e tráfico de drogas no Estado do Rio, sendo uma forma de atuação da Corporação voltada para a prevenção ao consumo de drogas e violência contra e entre crianças e adolescentes. A formatura dos 60 alunos que participarão do curso será no dia 15 de julho.

O PROERD teve por base o Projeto D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), inicialmente desenvolvido e aplicado pelo Departamento de Polícia e Distrito Escolar Unificado da Cidade de Los Angeles, no EUA, adaptado à realidade brasileira pelo Centro de Capacitação PROERD/PMERJ. Atualmente é desenvolvido em mais de 58 países, conta com 06 currículos que vai da pré-escola até o currículo para a família, abrangendo inclusive pessoas portadoras de necessidades educativas especiais. No Brasil o PROERD foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Como Funciona - O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, educadores, estudantes, pais e comunidade, onde se oferecem estratégias preventivas visando reforçar os fatores de proteção, em especial, que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e do adolescente que pode correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento violento.

“Esse curso é muito importante para os alunos da escola, pois a prevenção às drogas deve começar pela base. Dessa forma estaremos garantindo um futuro promissor para essas crianças, que é um dos nossos principais objetivos como educadores”, garante a diretora da escola, Deise Brito.

Texto Denilson Santos   Paulo Polônio