ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

quinta-feira, 17 de março de 2011

Maricá comemora Dia Municipal da Mata Atlântica nesta segunda-feira

Vários eventos também serão realizados alusivos ao Dia Mundial da Água

A Subsecretaria de Meio Ambiente de Maricá prepara uma série de eventos para comemorar o Dia Municipal da Mata Atlântica nesta segunda-feira (21/3). Durante toda a semana, serão plantadas mudas de plantas nativas e feita a recuperação da mata auxiliar dos rios da região. Esse trabalho vem sendo realizado por professores e alunos das escolas municipais, orientados pelos técnicos da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.
A celebração principal deverá ocorrer na escola que leva o nome da vegetação e fica no Recanto de Itaipuaçu, enquanto em outras unidades, como na Brazilina Coutinho, no Silvado, haverá plantio de mudas de espécies nativas da floresta, como o pau brasil. Os eventos foram programados em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O Dia municipal da Mata Atlântica foi instituído em 2009, mas esse é o primeiro ano que é comemorado no município.
Entre as atividades marcadas para a E.M. Mata Atlântica, que começam às 14h, estão a apresentação de vídeo aula com os alunos, exposição de trabalhos do INEA-Parque Estadual da Serra da Tiririca, exposição de fotografias e trabalhos de alunos. Os melhores trabalhos serão expostos no projeto Espraiado de Portas Abertas.

Dia da Água – Essa programação também faz parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água, comemorado na terça-feira (22/3). O objetivo é chamar a atenção do mundo para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água.
O tema deste ano "Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano", tem por objetivo destacar e incentivar aos governos, às organizações, às comunidades e às pessoas a participarem ativamente para responder ao desafio da gestão da água urbana. A cada ano, no Dia Mundial da Água é destacado um aspecto específico da água doce.
Além disso, outro evento também está previsto para o dia 3 de abril, entre 9h e 12h, no qual serão desenvolvidos trabalhos com alunos da Escola Municipal Pedro Augusto Costa, no Espraiado. Haverá também atividades semelhantes a do primeiro evento. No mesmo horário, o Conselho municipal do Meio Ambiente toma posse na sede da secretaria, na Rua Mário Dantas.





Texto: Sérgio Renato e Denilson Santos