ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quinta-feira, 24 de março de 2011

ALERTA PARA OS JOVENS INTERNAUTAS


O que você faria com quase 2 milhões e meio de reais?

Uau, o título é forte não é mesmo? Você alguma vez na vida já pensou o que faria se ganhasse todo esse dinheiro?

Por Neiva Meirele

Pois eu agora vou contar algo que me aconteceu há poucos dias atrás. Eu estava em meio a um turbilhão de incertezas e tristeza. Sabe quando você olha para trás e não vê nada? Pior ainda é olhar para o futuro e tampouco conseguir ver nada. Eu estava assim achando que a vida era uma droga e pensando em chutar o balde, esquecer princípios e seja lá mais o que fosse que viesse me impedir de chegar ao topo.

Desesperada eu chego em casa depois de um dia frustrante onde tudo deu errado e abri meu e-mail, não havia nada da caixa de entrada, apenas milhões de spam. Logo no primeiro e-mail eu me deparo com uma mensagem mais ou menos assim: Parabéns seu ID junto com mais outros quatro foi sorteado dentre 20 milhões de outras contas para um prêmio no valor de um milhão de libras... e bla-bla-bla...

Eu dei boas risadas, ótimo eu nunca joguei e de repente ganhei na loteria, quanta besteira, pensei. Excluí o e-mail e ainda limpei a lixeira mas não sem antes retornar perguntando de que se tratava( ta gente você receberia esse tipo de e-mail e não faria nada? A curiosidade é grande).
Era fim de semana e eu esqueci completamente essa palhaçada, contei para o John que também não deu a menor importância. Segunda feira lá está um novo email na caixa de entrada me felicitando mais uma vez por ser a ganhadora, no e-mail vinha uma senha dizendo que era confidencial e que eu deveria tomar todo o cuidado para que ninguém a visse. O dinheiro estava em depósito em um banco na Espanha, havia e-mail para contato, endereço, nome do banco. Conferi na internet,e as informações fechavam direitinho. Epa... o que é isso? Será verdade?

Eu e John nos olhamos e começamos a rir, me deu uma vertigem, achei que fosse desmaiar. A razão dizia que era uma palhaçada enquanto o coração batia acelerado de emoção. Mesmo que eu não quisesse me iludir lá estava minha mente vagando enquanto lavava a louça, o que eu faria primeiro? Uma casa certamente, eu preciso pensar... o que mais... Ei, deixa de ser boba Neiva, isso é uma fraude, meu lado racional me falava.

Novamente outro e-mail, eu deveria enviar o número da minha conta no Brasil para que eles pudessem transferir o prêmio. Céus, eu não acredito... isso está ficando sério demais. John será que eu abro uma conta e mando ou não? E se realmente eu ganhei esse dinheiro? Eu sei que mereço, caramba todas as humilhações, todos os tombos que a vida me deu... nós merecemos ser feliz...

Fui três vezes na cidade, é que eu moro no interior, que fica a 70km de onde eu moro, uma vez esqueci um documento, outra vez não lembro o que aconteceu e finalmente na terceira vez, na sexta feira eu consegui abrir a bendita conta. Meu marido queria aproveitar a chance e abrir uma conta pra ele também, mas adivinhem... na hora deu alguma coisa errada e não conseguiu. Nos olhamos prendendo o riso de alegria... sim... era um sinal de que aquele dinheiro realmente era para ser meu, por que eu conseguiria abrir uma conta e ele não? Era um sinal...

Enquanto eu esperava os papéis ficarem prontos recebi mensagem da minha amiga Dri, e respondi dizendo que eu estava no banco abrindo uma conta. Olhem o que ela me mandou:

“Ai que chique, abrindo uma conta para guardar os milhões que vai receber com os teus livros”( eu sou escritora ou pelo menos pretendo ser kkk).

Tá, a minha memória apagou a última palavra LIVROS, eu só conseguia enxergar a palavra “milhões” que ela escrevera. Mais um sinal, meu Deus era mais um sinal de que eu realmente ganharia aquele dinheiro...

Voltei para casa radiante, durante todo o percurso de volta para casa eu e John planejávamos o que faríamos com tanto dinheiro, viveríamos do juro ou investiríamos? Que carro eu compraria? Ah primeiro eu precisava aprender a dirigir... Uma vez ou duas apenas, a realidade batia a porta e a gente caía na real mas logo voltávamos a divagar.

Na segunda feira eu mandei um e-mail com os dados da minha conta e no dia seguinte recebi um e-mail pedindo um outro documento final, chamado FRO que era para a liberação do dinheiro uma vez que seria uma transferência internacional,porém eu só tinha 72 horas para conseguir esse documento. Entrei em contato com o pessoal em Londres, através do e-mail que eles me passaram e então mais um dia se foi e eu naquela agonia...

Meu coração inflado, seria mesmo verdade? De repente a vida não estaria mais sorrindo para mim, estaria gargalhando. Eu ficaria rica, eu moraria no apartamento dos meus sonhos em Caxias, eu vestiria as melhores roupas, eu realizaria o sonho do John, ele teria a BMW que sempre sonhou, eu chegaria na casa dos meus pais e mandaria o velho Monza para o ferro velho e entregaria as chaves de uma parati nova ao meu pai, seu sonho de consumo(gente eu sonho com uma Ferrari, ele com uma parati, cada um, cada um... ) Eu poderia comer a vontade e daí se eu engordasse? Faria uma lipo, ou academia, regime nunca mais. Eu publicaria meu livro pela maior editora do país e claro mais uma vez ficaria milionária porque dinheiro chama dinheiro, eu também poderia gravar um cd pois até deixar a voz bonita o dinheiro consegue... eu não cozinharia nunca mais, teria alguém para fazer isso para mim. Eu conheceria Machu Pichu, e os Estados Unidos...Eu convidaria minhas amigas e nós partiríamos numa aventura sem limites de gastos... Enfim... eu seria feliz... Haveria mais um milhão de coisas que eu poderia fazer para a minha família e a família do John.

Faltava apenas um passo, eles me falaram que através desse documento o dinheiro estaria na minha conta sem mais delongas... Eu até imaginava a hora em que eu iria conferir minha conta e lá estaria milhões de reais me esperando. Eu desmaiaria? Colocaria as mãos na boca tentando não gritar para não chamar atenção. Eu abraçaria o John, choraria e diria: acabou o sofrimento meu amor, chega de ser humilhado, chega de se sentir inferior aos seus amigos ricos, chega de ter que contar o dinheiro para pagar as contas... Vamos viajar e ter a lua de me que nós nunca tivemos, vamos comer profiterólis , vamos experimentar caviar, será que é bom? Nós precisamos de uma camionete para irmos na fazenda nos fins de semana... Uma doce ilusão muito mais linda do que a realidade nua e crua...

Finalmente no dia seguinte levantei mais cedo que o habitual, eu pedia em silêncio que a resposta estivesse lá na caixa de entrada do meu e-mail e lá estava...

...eu teria que depositar mil reais para a liberação do documento... O Sonho acabou, se eu ganho um prêmio, eu não preciso pagar por ele... Mais uma fraude entre tantas outras...

Minha cara no chão e um gosto amargo de desilusão. Uma voz irritante da consciência dizendo: Ei Neiva, tu pensou mesmo que era merecedora de tanto dinheiro? O que você fez para merecer? Se você quiser ser milionária um dia, não vai conseguir sentando sua bunda gorda na frente do computador o dia inteiro. Faça alguma coisa, lute pelos seus sonhos e esqueça de uma vez o maldito prêmio milionário.

Entretanto a desilusão que eu senti não desejo para ninguém. Todos os sonhos são frustrados e você fica com a sensação de que o mundo é ainda pior do que antes. Por que você quase caiu numa fraude suja e tenho que admitir, muito bem arquitetada.

Gostaria que cada pessoa que lesse essa minha triste realidade postasse em seu blog ou enviasse por e-mail para evitar que pessoas desesperadas como eu acabe mandando talvez seus últimos centavos para pessoas sem escrúpulos como essas.

Obrigada. Se despede a sonhadora Neiva Meriele.