Empresário, dono da maior indústria de tecido do país. Mineiro, aquele que sabia costurar alianças, resolver problemas e ainda, estar sempre com um sorriso no rosto lindo e sempre sereno, até mesmo nos momentos mais tensos.
Lutador incansável com os juros altos e brigava com Lula por isso: "Esses juros são um absurdo. Temos que dar emprego neste país".
Entrou para a política tarde, já um homem bem maduro, mas soube fazer política com dignidade.
Erros teve muitos, acertos alguns, mas a QUALIDADE dos acertos superaram em muito todos os possíveis erros.
Morre um grande homem. Morre um grande político. Morre um grande empresário. Morre um estadista, aliás, aquele que teve realmente este perfil nos oito anos do governo Lula.
"Só estou aqui por que Deus quer. Só ele pode me levar. Se ele não quiser que vá, nenhum câncer vai me levar",
Treze anos de luta contra essa doença terrível. Dezessete cirurgias. Um político e empresário que sempre valorizou a ética. Sempre trabalhou com competência, sinceridade, franqueza (doa a quem doer, mas que batia e acaraciava logo após) e lealdade.
Lula só chegou ao poder depois que José Alencar (79), firmou parceria com ele e na verdade, quem derrotou Serra em 2002 foi José Alencar. Foi ele que acalmou os empresários e banqueiros (e até mesmo muitos políticos) que achavam que o PT de Lula iriam virar o jogo e bagunçar a estabilidade conseguida por Itamar Franco e Fernando Henrique Cardozo.
Homem correto e amigo. Firme e corajoso.
Esse realmente muitos serviços ao Brasil, como empresário, como homem e até mesmo, como grande político.
Dos oito anos do governo Lula onde ele foi O VICE-PRESIDENTE, é bom lembrar que Lula foi presidente por apenas 6 anos e 362 dias. Os outros 368 dias ou um ano e três dias, José Alencar foi o PRESIDENTE DO BRASIL.
Vai então PRESIDENTE! Os grandes homens a história não esquece. O teu sorriso o povo não esquecerá e a tua LUTA PELA VIDA continuará sendo UM GRANDE EXEMPLO para todos os brasileiros.
Hoje à tarde em Coimbra, Lula se redimiu de todos os erros e gafes cometidas por ele nestes oito anos, ao afirmar que o título de Doutor Honoris Causa que ele estava recebendo alí naquele momento, na verdade pertencia a José Alencar.
Valeu então DR. JOSÉ ALENCAR!
Pery Salgado - Barão de Inohan