Foto: J. Lessa |
Cientistas franceses descreveram o que pode ser o primeiro caso de transmissão do coronavírus da mãe para o filho através da placenta. Estudos anteriores já haviam sugerido essa possibilidade, mas a pesquisa publicada na Nature Communications é a primeira a detectar sinais mais precisos dessa forma de contágio.
O bebê nasceu com problemas neurológicos semelhantes aos de adultos com Covid-19. Porém, mais pesquisas são necessárias para comprovar essa forma de contágio, que pode ter impacto na propagação da pandemia.
O bebê recebeu tratamento “convencional”, não foi tratado nem com antivirais ou qualquer outra droga usada contra Covid-19. Ele melhorou e recebeu alta após 18 dias. Porém, continuava positivo para o coronavírus.
Aos 2 meses de vida, o menino havia melhorado significativamente e não tinha problemas de crescimento ou motricidade. Uma pequena lesão foi detectada em seu cérebro por meio de ressonância magnética, porém, sem sintomas de comprometimento aparentes. O caso continua a ser acompanhado.
Em final de maio, um outro caso chamou atenção, desta vez em São Paulo, onde um bebê recém nascido, faleceu vitima da Covid-19, sendo a vítima mais nova no mundo a morrer pelo Coronavirus.