ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

terça-feira, 26 de novembro de 2019

O QUE É E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA QUIROPRAXIA?

O QUE É E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA QUIROPRAXIA?


A quiropraxia é uma especialidade e profissão da área da saúde que tem seu foco na coluna vertebral, que é o centro de sustentação do corpo todo. Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a técnica pode ajudar a tratar problemas relacionados a articulações, músculos, ossos, tendões, ligamentos, ou seja, tudo o que diz respeito aos distúrbios biomecânicos do corpo humano.
Essa vertente da medicina alternativa busca tratar os distúrbios acima por meio de orientação de hábitos dos pacientes, reorganização da postura utilizando técnicas específicas e exercícios e, principalmente, realizar manobras precisas, que podem restaurar as articulações e colocar o corpo para funcionar em normalidade novamente.

Nesta matéria, o terapeuta Ricardo Vellasco, proprietário do ESPAÇO RICARDO VELLASCO (Fisioterapia, Quiropraxia e Bem Estar), esclarece todas as suas dúvidas.

O que pode ser tratado com a quiropraxia?
A quiropraxia pode ser usada tanto para tratar quanto para prevenir problemas relacionados ao desalinhamento da coluna vertebral, que podem ser ocasionados por diversos fatores: má postura, passar muito tempo sentado ou em pé e até estresse e ansiedade.
Problemas como dores no ciático, pelve, pescoço, lombar, costas, quadril, ombros, braço e qualquer outro ligado ao sistema neuro-músculo-esquelético podem ser tratados por um quiroprático. Estes são alguns dos tratamentos da quiropraxia:
Dores no pescoço, lombar e cabeça
Tensões musculares
Lesões esportivas ou de acidentes variados
Problemas locomotores
Hérnia de disco
Problemas respiratórios
Problemas menstruais
Fibromialgia
Desvios na postura


Quem pode fazer quiropraxia?
Crianças
Apesar de pequenas, crianças também podem sofrer com desvios posturais e problemas que diminuem a sua qualidade de vida. Por isso, a quiropraxia pode ser indicada para os pequenos, que se beneficiam tanto quanto os adultos com a prática regular de sessões quiropráticas.
Adolescentes
Os adolescentes são comumente afetados por problemas na postura e, claro, por lesões variadas devido a esforços realizados na escola — como o peso excessivo das mochilas, por exemplo. Além disso, sofrem muito com problemas emocionais, que também podem ser equilibrados com o auxílio dessa prática tão abrangente.
Adultos
Os adultos são um dos grupos que mais se beneficiam com o tratamento quiroprático. Com o dia a dia puxado no trabalho, as inúmeras obrigações e os hábitos nocivos de estilo de vida, esses indivíduos precisam da quiropraxia para garantir o equilíbrio geral do organismo. Além disso, é a partir dessa fase que muitas doenças se manifestam, podendo ser tratadas nas sessões.
Idosos
Como vimos, muitos dos problemas frequentemente enfrentados pelos idosos, como dificuldades de locomoção, dores articulares, osteoporose e muito mais, podem ser tratados ou aliviados com a realização regular de sessões de quiropraxia. O fortalecimento da coluna, nessa fase da vida, é fundamental!
Gestantes
A gestação é uma das fases mais lindas da vida de uma mulher, mas também uma das mais difíceis quando nos referimos às mudanças corporais. Afinal, gerar uma vida em seu ventre não é nada fácil. A quiropraxia ajuda na redução de dores normais a essa fase e pode até mesmo ajudar a gestante com a preparação para o parto.
Lesionados
Pessoas que sofreram acidentes variados e que, com eles, passaram por lesões musculares, ósseas ou articulares, têm na quiropraxia um bom aliado para lidar com esses problemas e se recuperarem de forma muito mais veloz. Vale a pena investir nessas sessões para potencializar o tratamento.
Atletas
Além do tratamento de lesões, a quiropraxia pode atuar na prevenção de novas complicações, sendo excelente para atletas que utilizam o seu corpo para a realização de suas atividades. Afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar, não é mesmo?


Como funciona o tratamento da quiropraxia?
Apesar de cada caso ser único e requerer tratamentos diferentes, a manobra prática está presente em grande parte dos problemas a serem resolvidos pelos profissionais da área. A articulação que está comprometida é submetida a uma manobra, que é feita por meio de movimentos rápidos e seguida de um estalo.

Essa manobra trará o movimento e a mobilidade de volta para a articulação em questão e tem como consequências a redução da dor, do incômodo e da tensão. Além desse tipo de manobra e de exercícios específicos realizados durante as sessões, os profissionais podem passar atividades para serem feitas em casa, para evitar que o problema retorne.


Resultados rápidos, tratamento nada invasivo e muito seguro
Uma das principais vantagens do tratamento com a quiropraxia é a obtenção de terapias rápidas. Ainda que muitos resultados sejam obtidos a longo prazo, muitos efeitos já podem ser sentidos logo após as primeiras sessões, fazendo com que esse seja um bom mecanismo para pessoas com demandas urgentes.

Outra vantagem excelente dessa prática é a possibilidade de ela ser realizada por praticamente qualquer tipo de pessoa, sem contraindicações. A quiropraxia é muito segura e nada invasiva, sendo realizada apenas com as mãos e pouquíssimas ferramentas. Além disso, é indolor e produz um grande relaxamento instantâneo.

Alívio de dores e Melhora da saúde mental
As dores fazem parte de nosso dia a dia, mas isso não precisa ser assim. É possível viver confortavelmente e sem sofrer com esse desconforto diário. Assim, a quiropraxia é uma importante aliada no combate de dores que minam, pouco a pouco, a nossa qualidade de vida.
Pode até não parecer, mas o alinhamento da coluna vertebral e de outras estruturas que fazem parte do esqueleto humano pode contribuir beneficamente para o equilíbrio da saúde mental. Afinal, como já dizia o ditado: corpo são, mente sã. Por isso, a quiropraxia também pode ajudar no combate de doenças como a ansiedade e a depressão.