ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

domingo, 17 de novembro de 2019

LILIANE BURICHE: DO ENORME SOFRIMENTO ATÉ AS INÚMERAS VITÓRIAS


Um relato emocionante, forte, de grande sofrimento, mas de grande superações e vitórias. Liliane Coutinho (ou Liliane Buriche) é uma mulher guerreira, que passou por muitas agruras, verdadeira retrato de muitas mulheres brasileiras.

Mas ela se superou, venceu, e hoje está feliz, se realizando como mulher e como profissional, sendo reconhecida e amada de verdade.


Neste texto, ela abre o verbo e fala tudo sobre seu sofrimento, superações e conquistas.


"Meu nome é Liliane de Antenor Coutinho tenho 45 anos completos no dia 21 de outubro de 2019. Sou separada, mãe de quatro filhos (Carolina de 25, Beatriz de 21, Lucas de 18 e Sophia de 9 anos). Sou vovó de quatro netos (Mirella de 9, Pietro de 5, Laura de 3 e Bento de 1 ano e meio) filhos da Carolina minha mais velha. Nasci em e moro em Maricá, vim de uma família humilde de cinco irmãos. Meu pai era pedreiro e minha mãe é costureira - Dona Marli (minha vida, minha base, minha guerreira).

Já fui rainha de uma escola de samba em São José aos 14. Estudei em vaárias escolas de Maricá e aos 18 anos conheci o pai dos meus filhos e por ciúmes dele tive que abandonar os estudos, isso em 1997. vivi 19 anos com ele. Nos separamos três vezes, me sentia uma prisioneira na minha própria casa, só levava meus filhos para a escola e para casa.


Me fazia sentir a pior pessoa do mundo, me colocava no chão com palavras e agressões (numa delas rompeu os tendões do meu cotovelo ). Tive que fazer fisioterapia porque meu braço não fechava.
Num dos piores dias da minha vida, num dia de ano novo, estávamos todos na minha casa e fui agredida com uma frigideira de óleo fervendo, que queimou a metade do meu rosto minha língua, minhas narinas, eu aspirei o óleo quente. Queimou meus seios, meus pés, minha orelha... Meus filhos quase não olhavam pra mim porque eu estava um verdadeiro monstro, toda deformada e o médico me disse que não ia crescer nem cabelo nem sobrancelha nem cílios em mim. Mas Deus é tão perfeito que tudo voltou a crescer. Tive complicações e senti muitas dores porque os médicos tiveram que raspar minhas queimaduras, fiz curativos durante dois meses direto no hospital todos os dias. Eu tinha vergonha de andar pela cidade.  Eu cobria meu rosto com uma toalha por um bom tempo.


Não conseguia abrir meus olhos porque estava com todo o rosto inchado. Tomava sopa rala pelo canudo pois não abria a boca,e por que minha boca estava queimada pelo fato de ter aspirado o óleo quente. Não conseguia abrir meus olhos por um tempo. Mesmo assim, continuei com essa pessoa por medo e não denunciei por medo dos meus irmãos fazerem algo com as próprias mãos!


Falei que me queimei sozinha isso aconteceu em 2012. Eu queria muito me separar, mas não tinha coragem porque eu me sentia fraca e não tinha coragem.


Houve uma vez no aniversário de um ano da Carol, ele me deu cotovelada tão forte no nariz que sangrei muito. Tinha muito sangue mais tanto que sujou muito um toalha inteira, mas ninguém viu isso porque eu escondia, por medo.


Isso foi umas das agressões porque na verdade foram muitas porque ele bebia e bebe até hoje. Cuidei dos meus filhos por 7 anos e hoje ele só da R$ 200 reais para a pequena e mais nada. Não pergunta, não vem ver ela nem nada! Mais meu amor por ela e por meus filhos e maior que qualquer amor de pai ou de qualquer uma pessoa ! Hoje posso bater no peito e dizer eu sou foda. Sou uma Mulher Maravilha, que existe em todas nós! Somos verdadeiras  guerreiras.


Ele fazia eu me sentir assim, mas depois de tanto tempo tomei coragem pois a gota d’água foi quando em umas das agressões eu estava com minha pequena no colo (na época com dois anos) e ele tentou me agredir e meu filho tentou bater com uma barra de ferro.


Foi então que eu decidi fazer algo na minha vida, Naquele dia nos separamos mas estávamos na mesma casa. Passei a ir na minha mãe sozinha com meus filhos já que eu estava separada ficava de sexta a domingo e ali fui arrumando um emprego para mim num mercado em São José. Juntei dinheiro escondido e consegui uma casa para alugar, fiz tudo quieta, meus filhos ficaram felizes. Recomecei minha vida. Pensei “eu tenho dois braços e duas pernas, eu posso eu consigo (ele falava que eu iria morrer de fome e moraria debaixo da ponte) cheguei a ficar com 48 quilos. No início pensei em não sair da minha casa ,mas depois mudei de ideia eu preferia pagar para ser feliz e ter minha privacidade e minha liberdade. Sai de casa com o que tinha de mais importante... meus filhos! Mesmo ainda com ele eu fiz a inscrição no Minha Casa Minha Vida em 2013. Parecia que eu estava até adivinhando, pois em 2015, saiu minha casa. Me mudei para lá com meus filhos menores, pois minha mais velha já era casada. Hoje só moro eu e minha caçula de 9 anos.


Trabalho numa rede de supermercado em São José como balconista de laticinios há mais de seis anos e de lá que tiro o sustento da minha casa com muito orgulho!


Em 2015 conheci um rapaz 18 anos mais jovem, na época ele tinha 23 e eu 40 mas nada nos impediu de estarmos juntos até hoje! Uma pessoa responsável que me exalta, me valoriza e me faz a mulher mais feliz desse mundo. Apesar da idade (27 anos) me dá vários conselhos e esporros, sempre está e esteve ao meus lado em todas a minhas decisões e me dando forças para caminhar. Estamos juntos há mais de 4 anos.

Coloquei na minha cabeça que iria voltar a estudar e consegui. Em 2018 fiz o Encena e passei. Esse ano fiz o vestibular para a faculdade e passei mas não pude fazer por causa de documentos, uma pena, mas não vou desistir não! Meu sonho era ter meu ensino médio completo e isso já consegui. Minha próxima meta é chegar a faculdade!


Eu agradeço a Deus por ter colocado pessoas boas na minha vida ! Hoje eu sustento minha casa! Não falta nada para minha filha e nem para mim, sempre com minha mãe minha família ao meu lado e meu namorado me dando apoio. Tenho certeza que nasci de novo.  Para o médico que disse que não iria nascer mais nada, nem cabelo, nem sobrancelha, nem cílios, estou aqui linda, perfeita.


Hoje olho para as minhas cicatrizes e vejo que são marcas de um passado que não me abalam mais e só me fazem crer que Deus existe e sempre tem um propósito na nossa vida! 


Para as pessoa sobre o câncer de mama deixo um recado: “Façam o auto exame (homens também) e se sentir algo diferente vá ao médico sem receio. Não hesite em procurar uma ajuda e vá às consultas regularmente. Faça mamografia todos os ano, cuide -se por você! A pessoa mais importante da sua vida é você!

Eu vou ao médico sempre, faço minha mamografia regularmente desde os 40 anos, hoje estou com 45 anos. Para vocês mulheres, eu estou aqui para mostrar para todas vocês que tudo tem jeito na nossa vida, só depende de você, basta você querer mudar, ser forte e enfrentar tudo de cabeça erguida, sempre linda e maravilhosa. 


Aproveito para agradecer a acolhida, o carinho e a valorização que o produtor Pery Salgado me deu ao procura-lo, motivada pela coroação da minha grande amiga Lilian Souza, como Miss Rio das Ostras Senior 2019 em 30 de agosto passado. Procurei-o e perguntei se teria chance de ser modelo. De imediato me acolheu, me abraçou e me convidou para ser uma das modelos participantes da exposição fotográfica sobre a prevenção do câncer de mama. Amei! E tenho certeza que novas participações e conquistas virão em minha vida, não só profissional, mas quem sabe, também como modelo. Meu muito obrigada!


Confira as fotos do primeiro ensaio fotografico, pelas lentes de Pery Salgado, acessando: