Diversidade de mulheres marca concurso de topless no Rio
Disputa reúne candidatas mais velhas, cadeirante e outras consideradas gordas. Inscrições foram prorrogadas
'Mais do que seios à mostra, uma atitude’. Esse é o mote do concurso Topless in Rio, que já recebeu 50 inscrições e acaba de prorrogar a data de participação para o próximo dia 15. O úncio da nova musa do topless será no dia 17. Para a organizadora Ana Paula Nogueira, o concurso vai além do culto ao corpo e contribui para a quebra de preconceitos e padrões, pois reúne mulheres mais velhas, outras consideradas gordas e cadeirante.
Podem participar pessoas do sexo feminino maiores de 18 anos no momento da inscrição e que sejam do Rio de Janeiro. Na foto, a candidata não precisa mostrar os seios, mas apenas insinuar um topless. Os transexuais de gênero feminino também podem se candidatar, desde que essa condição esteja devidamente atestada em seu registro civil - mas ainda não houve tal inscrição. As inscrições são feitas no site www.toplessinrio.com.
"Quem vai ganhar não é a mais magra e sim a mais bela em sua essência. Por isso qualquer mulher pode concorrer", explica Ana Paula. Mesmo assim, das 50 inscritas, 20 atenderam o regulamento. "Muitas foram eliminadas porque o cadastro não foi completo. Uma não enviou o nome. Já outra enviou fotos de baixa resolução, as nesse caso vimos potencial produzimos a foto", revela.
A nova musa será conhecida a princípio no Posto 9, em Ipanema ou Arpoador, locais onde Ana Paula propos em 2013 um topless em massa e onde tem pleiteado junto a prefeitura do Rio um local para a prática do topless, hoje proibida pelas autoridades.
A vencedora vai ganhar um book produzido por um fotógrafo profissional, e será destaque no Carnaval de 2015 em uma das escolas de samba do Grupo Especial, além de ganhar destaque na edição de dezembro da revista The Beach. A eleita também fará uma participação no próximo filme dirigido por Ana Paula Nogueira que, claro, tratará do topless no Rio.
A limitação em se locomover não foi obstáculo para Nataché Iamayá, 32 anos, cadeirante que é estudante de direito e modelo. A modelo Fabiana Mesquita já esteve na cidade espanhola de Ibiza, local cujo topless é comum nas praias. Mesmo assim, ela não foi praticou. Mas promete fazer aqui caso ganhe, mesmo com a lente de fotógrafos e olhares de curiosos. "Lá não fiz por que fiquei um pouco tímida, mas vou fazer aqui se eu ganhar", promete.
A empresária Mel Masoni, 36, também afirma que fará topless sem nunca ter feito por aqui. Ela diz que o problema maior é lei. "No brasil nunca fiz, só fora do país. Minha preocupação é se eu fizer topless em praia normal vai ser feito uma roda em volta de mim como se eu fosse de outro planeta. Espero que a policia não apareça", disse.
A escolha será feita por um júri formado por dez jurados, entre eles o fotógrafo Marcelo Faustini; o dono da agência 40 graus, Sérgio Mattos; o empresário Humberto Saade (que ficou famoso por lançar modelos de topless nos desfiles da sua grife Dijon); e outros profissionais ligados ao mundo da moda e beleza.
O público também vai poder participar ajudando os jurados pelas redes sociais. Todos os dias as fotos das candidatas são postadas no Instagram do concurso (toplessinrio). "Quem tiver mais fotos curtidas ganha no voto popular, que vai somar ao voto do jurado.
A atriz Larissa Tavares, de 26 anos, é uma das candidatas a musa topless. (Foto: Divulgação / ToplessinRio) |