ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Rap de cunho ambiental coroa formatura no CEU


O clímax da cerimônia realizada no início da noite de segunda-feira 04 no Centro de Artes e Esportes (CEU) de Maricá, o primeiro inaugurado no estado do Rio do Rio de Janeiro, foi a exibição do vídeo produzido pelos alunos do curso Multimídia Ambiente, – seguida de apresentação ao vivo – do RAP Maricá Se Liga na Rede, composto pelos alunos do curso de RAP e DJ e Musicalização Ambiente do Viva Rio Socioambiental. "Serra Lagoa e Mar/ Bem vindo a Maricá/ Um lugar bom pra morar/ Mas problema também há/(...) Saneamento frágil/ Transmissão de doenças/ (...)Trate o esgoto minha gente/ Somos você e eu/Que poluímos o ambiente”, diz um trecho da música.
      A turma recebeu  os certificados –, junto aos alunos de Produção Musical DJ e Ambiente; Ambiente Multimídia; Informática Básica e Auxiliar Administrativo. “São cursos de capacitação que ajudam a melhorar a autoestima da população local”, elogiou a secretária de Coordenação Geral de Projetos especiais e Ações Estratégicas, Luciana Andrade, uma das autoridades presentes ao evento.

       Entre os mais de 70 participantes, estava ainda Sebastião Santos, coordenador geral do Viva Rio; o secretário Municipal de Cultura, Sérgio Mesquita; a subsecretária Municipal de Assistência Social, Laura Maria Vieira da Costa e o coordenador geral do CEU, William Campos, entre outros. “Estas são as primeiras formaturas realizadas no CEU e a parceria com o Viva Rio  vai continuar a crescer”, anunciou Campos. “Trabalhamos para mostrar à população a importância da obra de esgotamento sanitário e que é fundamental o morador fazer sua ligação na rede”, esclareceu Sebastião Santos. “Não adianta asfalto se não cuidarmos da pessoa humana”, completou Laura Maria.       

Alunos, como Izabella Abreu, 19 anos, voltaram à mesa mais de uma vez. Com certificados de Informática Básica e Auxiliar Administrativo, cabelos tintos de vermelho  mais de 100 quilos distribuídos em seus 1,69m – “estou no meu auge”, exultou – ela era só felicidade diante da chance de cursar a tão sonhada Faculdade de Moda e de abrir sua própria confecção. Miss Saquarema 2013 e Gata Verão Saquarema 2014, ambos na categoria Plus Size em eventos realizados pela PR Produções, Izabella se prepara para o grande salto de qualidade que os cursos vão trazer à sua vida.
        Para o secretário de Cultura, qualificação dos jovens de Maricá já deveria ter começado bem antes para acompanhar as demandas por empregabilidade, vindas pelas obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), da Petrobras. “O trabalho do Viva Rio e da Prefeitura vai nesta direção”, apontou. Márcia Rolemberg, coordenadora de Comunicação e Educação Ambiental do Viva Rio Socioambiental, apresentou o trabalho desenvolvido em Maricá e começou a entregar os DVDs que reúnem os produtos realizados pelo Viva Rio em Maricá, Itaboraí e Cachoeiras de Macacu. O trabalho desenvolvido pela instituição  é realizado com recursos da compensação ambiental pelo Comperj.

Fotos: Walter Mesquita - Viva Rio