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terça-feira, 19 de agosto de 2014

AFARROBA, O CHOCOLATE DA MODA


Beatriz Cruz

O chocolate ganhou um concorrente à altura. Com cor, consistência e sabor bem parecidos, a estrela da vez é a ALFARROBA, uma leguminosa de onde é extraído o pó que substitui o cacau. Sem lactose, cafeína, glúten e nem açúcar, o chocolate de alfarroba caiu no gosto da geração saúde e vem conquistando cada vez mais adeptos por ser uma alternativa saudável.
Extraída da polpa de uma vagem, de cor marron-escura e sabor adocicado, a alfarroba entrou com força no merado brasileiro. Por trás da inovação está a história de um engenheiro que, aficcionado por chocolate, precisou se submeter a uma dieta alimentar rígida. Hoje, o empresário Carmine Giunti comanda a única fabricante do produto neste formato no Brasil; a Carob House, em Curitiba.
Carmine estudou a fundo as propriedades nutricionais do fruto da alfarrobeira, uma árvore nativa do mediterrâneo. O seu desafio era desenvolver um produto que atendesse a um nicho de mercado específico: diabéticos, alérgicos à lactose, teobromina e outros estimulantes que compõem o cacau. Ele conseguiu. E, de quebra, tirou a culpa de quem não consegue dispensar um bombom.
Diretora executiva da empresa e mulher de Carmine, Eloísa Orlando conta que ela e o marido conheceram a alfarroba na ´decada de 90, quando moravam no Canadá. Pra chegar À receita atual forma necessários cinco anos de pesquisa, com mais de cem degustadores voluntários. No início, os que consumiam chegavam ao produto por indicações médicas.
“A nossa intenção era desenvolver algo muito próximo ao chocolate, mas que não fosse prejudicial à saúde. A alfarroba está livre de cafeína e teobromina, estimulantes que estão presentes no cacau. Assim que inauguramos, nosso público era formado por pacientes de nutricionistas: pessoas com dieta alimentar rígida e fisiculturistas. Depois, somaram-se os vegetarianos e, agora, a população em geral, que ganhou uma alternativa menos calórica e bem mais saudável que o chocolate”, afirma.
Além das barrinhas tradicionais, há opções da alfarroba com flocos de arroz, castanha de caju, em pó, em gotas, com creme de avelã, na versão recheada com coco – apontada por lojistas como líder nas vendas – com damasco e até ovos de páscoa.
Dono de uma loja de produtos naturais, Anderson Rocha vem notando crescente procura pelo produto. Para ele, os fabricantes de chocolates diet são os mais afetados com a concorrência. “O pessoal  que sai das academias vem direto na alfarroba. Quem comprava o chocolate diet, agora está optando por essa barrinha, principalmente as mulheres, que gostam muito do doce, mas ficam preocupadas com o peso”, revela.

Apesar da fama saudável da alfarroba, a nutricionista Sueli Gama faz um alerta para os chocolatras que andam animados com a novidade: “A alfarroba tem menos gordura que o cacau. Mas a questão é que não estamos falando do alimento IN NATURA e, sim, de produtos industrializados. É preciso ficar altento às misturas feitas para atingir certa textura, aroma e sabor. Na tentativa de inovar, os fabricantes acabam adicionando conservantes e outras substâncias químicas que acabam afetando os valores nutricionais”, enfatiza.