ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

ESPRAIADO COM FINAL DE SEMANA CHEIO DE ATIVIDADES E PORTAS ABERTAS PARA VOCÊ

Três eventos agitam Espraiado neste domingo

O bairro do Espraiado terá um dia bem movimentado neste domingo (03/4), com três eventos ocorrendo simultaneamente. Além do retorno do projeto Espraiado de Portas Abertas, a Escola Municipal Pedro Augusto Costa sediará o encerramento das comemorações do Dia Municipal da Mata Atlântica. Outra atração é a etapa do Circuito Brasileiro de Caminhadas, promovido pela entidade Anda Brasil.

De acordo com a confederação, que tem sede no município fluminense de Silva Jardim, o evento não tem caráter competitivo e visa promover a inclusão social. O trajeto a ser percorrido não foi divulgado. Além de Maricá, a caminhada acontece também em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, e nas cidades de Nova Lima (MG) e Manoel Ribas (PR).

Comemoração – A última comemoração do Dia da Mata Atlântica é promovida pelas secretarias municipais de Educação, de Ambiente e Urbanismo e pela Subsecretaria da Cidade Educadora. Na ocasião, haverá exposição dos trabalhos realizados pelos alunos das escolas municipais, com premiação para os melhores.

O projeto municipal da Mata Atlântica pretende levar educação ambiental aos alunos do município, orientando sobre preservação da zooflora do nosso ecossistema. A principal comemoração ocorreu no dia 21 de março na Escola Municipal Mata Atlântica, em Itaipuaçu.

Portas abertas

Em seu terceiro ano de atividades, o projeto “Espraiado de Portas Abertas” ocorre pela primeira vez em 2011 e vai se repetir todo primeiro domingo de cada mês, das 9h às 17h. É um circuito de turismo ecológico e rural, que tem atraído centenas de pessoas de outros municípios e regiões, interessadas em conhecer as belezas naturais de Maricá.

Em seu itinerário, sítios e fazendas oferecem atividades, como o café colonial, as rendeiras do Espraiado, o forró no Largo de Santo Antônio, uma chácara para meditação, o sítio do Francês (animais adestrados), a Fazenda São Sebastião (Centro de Treinamento de Equinos), a Cachoeira do Espraiado, e o Sítio do Riacho (almoço com música, e visitação à loja de produtos naturais).