“Um País se faz com homens e livros”. Essa frase célebre do escritor Monteiro Lobato tem sido a inspiração dos profissionais da secretaria de Educação de Maricá, que vem realizando eventos envolvendo a literatura infanto-juvenil. Aproveitando as comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil, a escola João da Silva Bezerra, na Barra, realizou o segundo Chá Literário deste ano, com muita poesia, é claro, e musicalidade para a garotada. Professores fantasiados de personagens dos livros de Monteiro Lobato, o homenageado do dia, como Dona Benta, Emília, Tia Anastácia, Pedrinho, entre outros, animaram a garotada.
Segundo a diretora da escola, professora Simone Reis, o primeiro evento aconteceu em fevereiro deste ano.Os alunos acabaram fazendo as aulas ficarem mais animadas com as obras de Monteiro Lobato. Um dos trunfos que a escola tem para cativar os alunos, é a Sala de Leitura que, juntamente, com a sala de informática, sempre fica lotada de estudantes fazendo pesquisa ou lendo.
“Esse projeto é feito durante o ano todo e faz parte da grade curricular da escola. A nossa intenção é induzir o aluno a se interessar pela leitura. Sabemos das dificuldades que muitos jovens têm em ler regularmente, mas resolvemos criar algo que sirva como um atrativo para eles”, explica a diretora.
Para o secretário de Educação Marcos Ribeiro é prioridade oferecer aos alunos o contato com a leitura. “Precisamos criar o hábito da leitura em nossos alunos. E a equipe da Educaçã vem se desdobrando para que isso aconteça”, afirma o secretário
Projeto Pôr-do-sol – A escola também mantém o projeto Leitura ao Pôr-do-Sol, realizado uma vez por mês, sempre às segundas-feiras, com a participação de um convidado da comunidade, que fala sobre temas diversos, como meio ambiente, saúde, entre outros.
“Essa integração das crianças com outras atividades é muito importante, pois consegue discutir assuntos que antes ficavam restritos as salas de aulas. Essa interatividade entre professores de outras disciplinas também é fundamental. O nosso objetivo é que o próximo Chá Literário reúne os pais dos alunos, para que eles participem desse processo de descoberta da leitura”, garante Simone.
Fotos: Fernando Silva