ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

domingo, 17 de abril de 2011

MOVIMENTO ESTUDANTIL DE MARICÁ REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO

Primeira Reunião do Movimento Estudantil de Maricá foi um Sucesso.


A primeira reunião do Movimento Estudantil de Maricá, realizada no dia 15 de abril às 18:00 na Casa Digital foi um sucesso, contou com apresentação de documentários da UNE (União Nacional dos Estudantes) e da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) relembrando o Movimento Estudantil Brasileiro, a Ditadura Militar, As Diretas Já, o Fora Collor e conquistas do Movimento Estudantil no País.
A mesa da reunião foi composta pelo líder do Movimento Estudantil Renan Mendonça, por João Henrique - editor do Jornal Online Maricá Info e coordenador do grupo “Juventude Atitude” e por Caio Cezar Estudante do Joana Benedita Rangel e representante do Grêmio da Escola.
Logo após a exibição dos documentários, foi aberta uma discussão entre os estudantes, em relação a Educação e Capacitação Profissional na cidade, visando a geração de empregos no COMPERJ (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro) e outras áreas de empregabilidade que serão gerados na região.
“Nós como estudantes, jovens, e moradores de Maricá, precisamos defender uma escola técnica para nossa cidade! A idéia de reorganizar o Movimento Estudantil, é para traçar lutas para nos beneficiar enquanto jovens e estudantes, preocupados com o nosso próprio futuro e o futuro do nosso Município.
Como Jovem, Estudante, Morador de Maricá desde 1995 e Líder Estudantil, me preocupo muito em relação ao desenvolvimento que se aproxima da nossa região que é o COMPERJ. Precisamos garantir que Maricá tenha participação na geração destes empregos, e principalmente que a Juventude seja beneficiada, porém, é necessário capacitar os mesmos para o mercado de trabalho” - concluiu Renan Mendonça.
“Como coordenador do movimento “Juventude Atitude”, procuro levar ao jovem e estudante de Maricá, o conhecimento de seus direitos garantidos em LEI. E de forma pacífica, conquistar as vitórias. Estarei atuando ao lado do Movimento Estudantil, para conseguirmos juntos mais vitórias para os estudantes e jovens da nossa cidade, pois é essa a nossa meta! “ - concluiu João Henrique.
“Como aluno do Joana, e iniciante no movimento estudantil graças ao convite do Renan, que sempre nos tem dado apoio, e convidado o nosso grêmio para participar das atividades, procuro sempre estar presente dando apoio a essas iniciativas, que tenho certeza que são para para beneficiar nós estudantes” - disse Caio Cezar.
Após essas apresentações, foi dada a palavra aos participantes e o editor do Informativo CulturarTEEN (o informativo oficial da Juventude e da Família maricaense), Eng. José Pery Salgado, falou dos aons da ditadura que viveu como jovem, e das dificuldades que passou nos anos de chumbo da ditadura, quando exatamente neste período foi presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Franco-Brasileiro (Lycée Francais), no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Disse o editor do CulturarTEEN, que apesar das dificuldades, tinha o apoio da diretoria do seu colégio e realizou uma série de eventos esportivos e culturais para seus colegas na época, onde se destacaram campeonatos esportivos, exibições de cinema, teatro e até mesmo Festival de Música (FEME - Festival de Música Estudantil), tudo sob os olhos dos militares. Mesmo assim superou esta fase e disse aos militantes de hoje (que muitas vezes encontram barreiras dentro da própria escola para desenvolver um bom trabalho): "Conquistem primeiro seu colegas. Depois aliem-se à Direção de suas escolas. Cresçam juntos, criem juntos, lutem juntos em benefício da escola e do progresso social dos estudantes de Maricá. Lutem por um vida melhor. Comecem hoje a construir a Maricá que vocês vão querer amanhã" - concluiu Pery Salgado.
O Movimento Estudantil de Maricá, fará novos encontros, buscando a união dos Grêmios Estudantis de todas as escolas de Maricá e estarão organizando um grande encontro cívico no dia do aniversário de Maricá em 26 de maio.