ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Núcleos Esportivos reforçam atividades nas escolas de Maricá

Karatê, badminton, capoeira, basquete e vôlei são algumas das modalidades esportivas que são praticadas nas escolas durante o Programa Segundo Tempo


A cidade de Maricá ganhou um reforço importante na área esportiva. Já estão em funcionamento os núcleos esportivos do Programa Segundo Tempo, fruto de uma parceria entre a prefeitura de Maricá e o Governo Federal, através do Ministério do Esporte. Os núcleos atendem cerca de duas mil crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, nas 20 unidades espalhadas por diversos bairros do município, que prestam atendimento em modalidades esportivas, como karate, capoeira, badminton, basquete, futsal, e vôlei, entre outros, além de reforço escolar. As aulas são realizadas três vezes por semana, no contra turno dos alunos, no horário da manhã e à tarde.

Esse programa está sendo executado nas escolas junto com a secretaria de Educação, através do projeto Cidade Educadora, que vem implantando atividades extracurriculares, como oficinas multidisciplinares, atividades esportivas, culturais e ambientais também no contra turno do horário escolar. O Projeto Cidade Educadora faz parte do Plano de Metas estipulado pela administração do prefeito Washington Siqueira, em 2008, como forma inovadora de educar, aprender e de empreender coletivamente, buscando interagir pedagogicamente no espaço escolar, na comunidade e na cidade.

Segundo a secretária de Esportes, Nete Grijó, o Programa Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, principalmente em áreas de vulnerabilidade social. No CAIC Elomir Silva, em São José, por exemplo, 96 crianças estão inscritas em cinco modalidades esportivas: karate, basquete, vôlei, futsal e badminton. As aulas são muito disputadas, inclusive com a presença dos pais.

“Esse reforço na atividade escolar é importante para o desenvolvimento do aluno. Cada núcleo apresenta uma modalidade esportiva diferente, que varia desde a capoeira até basquete”, explica o professor de karate Gilmar de Paula, que é coordenador de núcleo de São José, juntamente com Aline Lobo.

Projeto Navegar - Entre as 19 modalidades esportivas oferecidas pelo Segundo Tempo, estão a vela, o remo e a canoagem, estas ligadas ao Projeto Navegar, que mantém suas atividades na Lagoa do Boqueirão. O convênio com o Ministério do Esporte também contempla uma série de benefícios para os alunos que participarem do programa. Todas as crianças inscritas nos 20 núcleos de atendimentos terão um reforço alimentar. Com essa iniciativa, a Secretaria de Esportes pretende ampliar o tempo das crianças na escola, contribuindo para o desenvolvimento gradativo da educação em tempo integral.