Os primeiros cursos ministrados no município serão direcionados para o setor de construção civil, que registra uma carência de profissionais especializados em toda região
A prefeitura de Maricá deu mais um passo importante para ampliar a formação de mão de obra qualificada na cidade. O prefeito Washington Siqueira e o secretário de Educação, Marcos Ribeiro, inauguram na segunda-feira (02/05), às 13 horas, a sede do Senai de Maricá, que funciona num galpão cedido pela prefeitura localizado na Rua Álvares de Castro, nº 900, no bairro Araçatiba. Neste local serão ministrados cursos técnicos profissionalizantes. Os primeiros alunos serão para os 300 estudantes do curso de Técnico em Edificações, que funciona desde 2009 no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro.
O convênio assinado pela Secretaria de Educação com o Senai tem como objetivo fazer com que os alunos aprendam na prática a teoria da sala de aula. De acordo com o Secretário de Educação, essa é uma excelente oportunidade para quem quer investir na profissão.
”Estamos inovando e trazendo para Maricá uma das melhores escolas de formação técnica do mercado. Com isso, nossos alunos sairão daqui com certificados que comprovarão a absoluta qualificação profissional. Eles terão a oportunidade de concluírem o ensino médio com dois diplomas, um emitido pelo colégio e outro pelo próprio Senai. O governo prometeu e agora está cumprindo. E, no futuro será a certeza de uma colocação no mercado de trabalho,” falou Marcos Ribeiro.
O prefeito Washington Siqueira, que sempre teve a Educação como uma das principais prioridades da sua administração, destaca o compromisso do governo em especializar cada vez mais os jovens num momento de crescimento da cidade, especialmente com a instalação do pólo Petroquímico na região.
“É compromisso nosso investir cada vez mais na Educação oferecendo, sobretudo aos que não têm como pagar um curso técnico, a oportunidade de realizar o sonho do primeiro emprego, com uma formação de qualidade. Além disso, nossos jovens não precisaram se deslocar de Maricá até São Gonçalo ou Niterói para estudar” completou.
Os alunos terão aulas de mecânica dos solos e fundações, topografia, tecnologias das construções, desenho técnico, instalações elétricas e hidráulicas, projetos e desenho arquitetônico, planejamento, orçamento e controle de obras, além de noções de legislação do setor. Os primeiros cursos são direcionados para o setor de construção civil, que registra uma carência de profissionais especializados em toda região, principalmente para trabalhar no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
Texto: Izabel Oliveira e Denilson Santos Foto: Paulo Polônio